1 EducatuX – O projeto. O projeto EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Minha Escola Por Eliana Pigari Baptista. Tecnologias: as da minha escola As tecnologias utilizadas na minha escola são: Livro didático; Retro projetor;
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
Software Livre no Ensino Fundamental: Case da Rede Pública Municipal de Vitória/ES Sandro Brasileiro.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
Educação Híbrida na Escola.
Uso da informática em sala de aula
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Paulo Vinícius Rampinelli
Oficina de Internet na Escola
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Campanha Mundial Pela Leitura Dia 20 de setembro de 2016
Minha terra encanta o mundo inteiro
O ensino de História: teoria e prática
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Metodologia do Ensino de Física I
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
“PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”.
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Transposição Didática
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Prefeitura do Município de Barretos
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEAR -Criativo Coordenadoras: Sónia Figueiredo e Rosário Cadete.
O controle do ensino em suas mãos
A BNCC e a Saúde.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

1 EducatuX – O projeto. O projeto EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre computadores e educação utilizando software livre. O projeto visa a construção de materiais didáticos para professores e alunos do ensino fundamental que auxiliem na integração das aula à tecnologia. Também temos como objetivo a construção de oficinas práticas que serão aplicadas nas escolas tendo como público alvo os professores e pedagogos da escola.

2 EducatuX – Como nasceu? Os altos custos dos softwares educacionais atuais, códigos fontes fechados e até mesmo a falta de uma política pedagógica para o uso de computadores em sala de aula foram os principais motivadores para iniciarmos esse projeto.

3 EducatuX – Motivação. Através de observações nas salas de aulas, percebeu-se que os alunos precisavam de mais motivações, para melhorar sua aprendizagem; algo que despertassem neles mais interesse para aprender algo novo, que os incentivem para a aprendizagem e que ajudasse o professor a recuperar o estimulo dos alunos de forma lúdica e divertida, sem fugir do pedagógico.

4 EducatuX – Salas de aulas digitais. Com o objetivo de transformar o espaço usado pelos alunos para o aprendizado digital, sugerimos uma nova nomenclatura para o que hoje chamamos de laboratório de informática. Sugerimos a adoção do termo “Sala de aula digital” pois é nele que um percentual das aulas tradicionais acontecerão. Sugerimos que pelo menos 10% a 30% das aulas normais dos alunos sejam neste espaço.

5 EducatuX – Salas de aulas digitais. Com o objetivo de transformar o espaço usado pelos alunos para o aprendizado digital, sugerimos uma nova nomenclatura para o que hoje chamamos de laboratório de informática. Sugerimos a adoção do termo “Sala de aula digital” pois é nele que um percentual das aulas tradicionais aconteceram. Sugerimos que pelo menos 10% a 30% das aulas normais dos alunos sejam neste espaço, não com conteúdos alternativos ligados ao uso do computador.

6 EducatuX – Software público. Estamos presente no portal do software público em um modelo inédito, uma comunidade em torno de um método que abre as portas para todos os profissionais de educação do Brasil em busca da elaboração de novas atividades propostas e melhoria das existentes.

7 EducatuX – Como colaborar. Nosso site: Nosso wiki: Software púbico:

8 EducatuX – Software público. Estamos presente no portal do software público em um modelo inédito, uma comunidade em torno de um método que abre as portas para todos os profissionais de educação do Brasil em busca da elaboração de novas atividades propostas e melhoria das existentes.

9 EducatuX – Sheyla Acioli. Professora há 09 (nove) pelo Estado de Alagoas e Município de Maceió. Coordenadora do projeto Educatux. Atualmente, coordeno o Projeto na Escola Nossa Senhora de Fátima em Brasília – DF, e realizo formação para professores no Instituto Fátima.

10 EducatuX – Aderbal Botelho. Trabalha a 14 anos com software livre; Atua como instrutor em perícia forense computacional para o exercito brasileiro; Consultor PNUD a serviço da CONAB;