Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Advertisements

Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP
CEPA – IFUSP Coordenador: Prof. Dr. Gil da Costa Marques Prof. Dr. Marcelo Tassara Prof. Dr. Ewout ter Haar Dr. Marcelo Alves Dr. Ivan Pagnossin Maurício.
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer.
Aprendizagem em grupo funciona (fato, não disputado) → Investigar.
tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Resumo Objetivo e justificativa original plataforma de publicação aberta, inspirada na Web mercado de ideias e revisão por pares filtros e moderação a.
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
Mídia Social Parte 1: Digitalização e Abundância de Informação.
Resumo dos resultados de uma meta-análise de 99 estudos, feito.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
O Moodle do Stoa: a Web moderna na USP Ewout ter Haar CEPA – FEP – Instituto de Física – USP
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
UFRGS-FACED-DEE/PPGEDU
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Tema 3 minecraft JOGO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA E COLABORATIVA (#ecoimooc5,#ecoimooc5t3,#artefacto2) UC Educação Aberta a Distância Elisabete.
Angelita Marçal Flores
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
José Antonio Machado do Nascimento
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
FLASH ! 02 || Seminário Nomads.usp de Pesquisas em Curso
Espaços da Web 2.0.
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
(Ministério da Educação e Cultura)
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Stoa suas idéias em rede
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Capacitação para professores
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Cronograma.
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Leia tudo a respeito Microsoft Notícias do SharePoint
Aula 3.3.
Recolha e análise de dados
Saiba tudo sobre as Notícias do Microsoft SharePoint
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
Centro Universitário Internacional Uninter
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
ENSINO ONLINE DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luciana Góis Barbosa.
A elaboração e implementação dos REA para a BVS-EPS, como um programa educativo, para gestão, mediação, uso e acessibilidade das informações em saúde Autores:
Elisabeth Hafner Facin
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP

Tecnologias de Rede e Mídia Disseminação, formação de grupos e consumidores e comunicação entre pares. As tecnologias antigas só fazem uma coisa. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas

tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso → web

IncunábuloIncunábulo: estamos descobrindo um mundo de novas possibilidades

Uso de tecnologia educacional Uma análise de 99 estudos recentes (nos EUA) mostra que o uso de tecnologia de rede: melhora índices de desempenho educacional sobretudo quando é usado de uma maneira complementar a causa não é a mídia nova, é a ampliação de oportunidades de aprendizagem... … com destaque para tecnologia colaborativa Fonte: Ministério de Eduçao dos EUA, Evaluation of Evidence- Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies, maio

Estrutura Conceitual Como situar (uso de) tecnologia educacional? Espaço 3 dimensional 1. Completamente a distância versus complementar ao ensino presencial 2. Ensino expositivo versus aprendizagem ativa versus colaborativa. 3. Síncrone versus a-síncrone.

Enade Uma prova, faz parte de uma avaliação do ensino superior. Componente conhecimentos gerais e um componente específico. Aplicado aos ingressantes e concluintes. Veja um exemplo (Agronomia 2007) d = 1 d = 0.4

O nosso ensino superior não é eficaz? O Enade não mede o que interessa? De qq maneira, se usar tecnologia educacional mude as distribuições de desempenho escolar 0.35 então isto é equivalente a 1 ou 2 anos de ensino superior?

A Web Moderna

A Web Moderna

A Web Moderna

A web Social Identificar pessoas (com URLs) e fazer ligações entre elas. Perfil online, identidade digital. Por enquanto inovação feito por empresas: Arquitetura centralizada, plataformas fechadas, visando lucro. Facebook, Orkut, Myspace etc. Precisamos decentralizar, “federar”, usar padrões abertos

A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web na Educação?

O que todo educador deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para o ensino.

Stoa: Ambiente de aprendizagem Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Espaço informal virtual Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de sala de aula

Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ou: sistemas de gerenciamento de cursos “AVA é softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.” ( Originalmente para Eduação a Distância, agora também em apoio à Educação tradicional

Componentes de um sistema de aprendizagem online O AVA é um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual ”there are increasing perceptions that LMSs in themselves may be less significant in the system” (Anderson Cap. 5)

Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

Moodle

Stoa – Moodle - Wiki suas ideias em rede Para mais informações: Equipe Desenvolvimento e Suporte: Renato Mendes Coutinho Everton Zanella Alvarenga Luiz Fernando da Silva Armesto Ewout ter Haar (Coord.) Contato e

Ewout ter Haar Instituto de Física – USP

Atribuição Web 2.0: ( Don Quixote: Gimme that Camara: Book Stack: PageRank: Escrivão: Trampolina: Telefone: Televisão: Cinema: Brincando: Internet Errado: Internet cachorro: Peter Steiner e