1 /22 mat.br M³ – Matemática Multimídia para Ensino Médio m3.mat.br m3.ime.unicamp.br UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas M³ - Matemática.

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Transcrição da apresentação:

1 /22 mat.br M³ – Matemática Multimídia para Ensino Médio m3.mat.br m3.ime.unicamp.br UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas M³ - Matemática MultiMídia é uma coleção de recursos educacionais disponíveis para subsidiar o trabalho docente de professores que ensinam Matemática no Ensino Médio. áudios, experimentos, softwares e vídeos Trata-se de recursos em mídias digitais compostos por áudios, experimentos, softwares e vídeos os quais visam ampliar as possibilidades metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem da matemática.

2 /22 mat.br M³ - Matemática MultiMídia é uma coleção de recursos educacionais disponíveis para subsidiar o trabalho docente de professores que ensinam Matemática no Ensino Médio. áudios, experimentos, softwares e vídeos Trata-se de recursos em mídias digitais compostos por áudios, experimentos, softwares e vídeos os quais visam ampliar as possibilidades metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem da matemática.

3 /22 mat.br A coleção está sendo desenvolvida desde 2008 por uma equipe da Unicamp, formada por vários docentes e estudantes, além de pesquisadores e profissionais de outras instituições. Este projeto foi financiado com recursos do FNDE, do MEC e do MCT: R$ 7,662 milhões para o projeto M 3

4 /22 mat.br As mídias ● Vídeos de 10 minutos ● Não pode ser uma aula gravada; Produção com qualidade H.D. ● Áudios de 10 minutos ● Em dois blocos de 5 minutos cada. ● Experimentos ● Atividades para a sala de aula; Pelo menos 30 minutos ● Softwares ● 10 MB, on-line e off-line, sem servidor, multiplataforma

5 /22 mat.br As Quantidades ● Vídeos: 180 ~ 60 por ano letivo ● Áudios: 105 ~ 35 por ano letivo ● Experimentos: 59 ~ 20 por ano letivo ● Softwares: 34 ~ 11 por ano letivo Muitas opções para os professores. Que têm 200 dias letivos por ano!

6 /22 mat.br Equipe ● Profs Drs. da UNICAMP: 25 ● 16 do IMECC; ● Demais do IA, IC, IF, FE. ● Professores Colaboradores de outras instituições (Universidades Particulares e Escolas de Ensino Médio): 8 ● Estudantes ● Graduação: 13 ● Pós-graduação: 9 ● Profissionais: 13 ● Apoio: 3

7 /22 mat.br Temas e assuntos Temas (do edital): ● Números e Funções ● Análise de dados e Probabilidade ● Geometria e Medida 22 assuntos (união de programas estaduais) A distribuição dos recursos educacionais deve ser aproximadamente homogênea nos assuntos.

8 /22 mat.br Distribuição ● Portal do Professor ● Banco Internacional de Objetos Educacionais ● Domínio Público ● Matemática MultiMídia

9 /22 mat.br Em uso por aí ● Paraná, ● São Paulo ● Minas Gerais ● TCC ● REDEFOR ● PECIM ● EXEMPLOS de Software e Experimento ● Navegar no portal m3.ime.unicamp.brm3.ime.unicamp.br

10 /22 mat.br Guia(s) do Professor Cada recurso educacional tem um Guia que o acompanha de acordo com a mídia: ● Áudios e Vídeos: ● Sucinto. Mostra apenas o(s) assunto(s) contemplados no material áudio- visual. ● Roteiro deve acompanhar. ● Experimentos e Softwares: ● Complementos ou aprofundamentos de conteúdo, referências, bibliografias, alternativas.

11 /22 mat.br Licença Creative Commons ● Não-comercializável; ● Permite derivados; ● Distribuição livre; ● Atribuição de autoria.

12 /22 mat.br Características do M 3 ● Não é ensino à distância (~EAD); ● Muitas etapas de revisão de linguagem, de conteúdo e de formatação (áudios e vídeos); ● Independência entre produtos; ● De acordo com a estrutura curricular do Ensino Médio.

13 /22 mat.br Vídeos As séries: ● Matemática e Escola, Matemática e Profissões, Matemática Transversal; Características da série Matemática e Escola: ● Informação, Motivação ● Deve ser Instigante ● Não pretende formalizar o conteúdo ● Linguagem de ficção com “curtas”.

14 /22 mat.br Áudios As séries: O que é?, Problemas e Soluções, Estimativas, Cultura geral Características da série Problemas e Soluções ● Interpretação de texto de problemas ● 5 minutos de radio-novela. ● Intervalo para o professor e a turma. ● Apresentação da solução ● Limitação de 10 minutos e da mídia!

15 /22 mat.br Experimentos ● Compostos por: ● Roteiro, ● Folha do Aluno, ● Guia, ● Anexo. ● Propostas semi-estruturadas. ● Perfil de experimento científico: familiarização, hipóteses, coleta de dados, conclusão.

16 /22 mat.br Experimentos ● Valorização de propostas com apelo manipulativo. ● Planejados para, no máximo, duas aulas. ● Exige pouca preparação prévia. ● Materais acessíveis. ● Cuidados especiais com paginação e tipografia. ● Versões para visualização em tela e para impressão caseira

17 /22 mat.br Experimentos Elaboração: ● Ideias iniciais: conteudistas, ● Roteiro e Folha do Aluno: licenciandos em matemática (sob coordenação de pós-graduandos), ● Guia do Professor: conteudistas, ● Revisões (língua, matemática e pedagógica): especialistas, ● Diagramação: Preface.

18 /22 mat.br Experimentos Por exemplo... ● Caixa de Papel, ● Caminhos e Grafos, ● Jogo dos Divisores, ● Roda Gigante.

19 /22 mat.br Softwares Educacionais Restrições do edital: ● 10 MB, ● on-line e off-line, ● sem possibilidade de servidor, ● multiplataforma.

20 /22 mat.br Softwares Educacionais Nossa escolha: framework AJAX (html, javascript, css, flash, java) ● Motivos: ● possibilidade de incorporar diversas tecnologias, ● ganho de recursos de acessibilidade, ● padrões de usabilidade estabelecidos, ● linguagens acessíveis e em expansão, ● pré-requisitos de softwares relativamente comuns, ● baixas exigências de hardware.

21 /22 mat.br Softwares Educacionais ● Compostos por: ● Ferramenta Interativa + Roteiro de Atividade, ● Guia do Professor. ● Atividades estruturadas, ● Divididos em: Atividades e partes.

22 /22 mat.br Softwares Educacionais ● Utilização direta pelos alunos, ● Professor como mediador, ● Exige pouca preparação prévia (exceto pelo laboratório), ● Concebidos para o tempo hábil de 2 aulas.

23 /22 mat.br Softwares Educacionais Elaboração: ● Idéias iniciais: conteudistas, ● Redação: estudantes de graduação e pós-graduação, ● Implementação: graduandos em ciência da computação (sob coordenação de um programador mais experiente), ● Identidade visual: Preface.

24 /22 mat.br Projeto M³ Samuel Rocha de Oliveira