REUNIÃO DOS PAIS SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS “OS ARAUTOS DA APARECIDA” UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
Advertisements

30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
ÉTICA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ Cícera Siqueira Ed. de Participação Cidadã.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
George Bento Secretaria de Estado da Educação | Pernambuco Faculdade São Miguel FOCCA - Faculdade de Olinda Educação técnica profissional a distância.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
Cultura do estupro Estupro. A palavra é forte. O crime, bárbaro. Pior, a violência sexual é um medo pelo qual praticamente toda mulher já passou em algum.
1 Direito da Infância e Adolescência Aula 09 Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
CÓDIGO DE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Porque um código de ética para os profissionais da saúde?
Art. 8º - É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal. § 1º - A gestante será encaminhada aos diferentes.
ABANDONO AFVETIVO *Henrique Montenegro *Maike Paiva.
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
Panorama e necessidades dos países em relação à saúde materno infantil
Secretário Floriano Pesaro mar/2005
Violência Sexual Infanto-Juvenil: Prevenção e Cuidados
Relações Humanas Proteger e ser protegido Marcelo Luiz 5EF A Manhã Sul
Incidência na Qualidade da Educação Infantil
A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO DE PLANTÃO PSICOLÓGICO NO PROJETO-TALENTO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO IPUSP.
PALETRA TMLDI – 2017 TEMA - RYLA
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
Autoria: Marina B. Menezes
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Administração de serviços 7º período
Direito da Infância e Adolescência
Responsabilidade penal de adolescente
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE
COMISSÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Violência contra a mulher
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Pontos importantes para a discussão
A Intertextualidade ética para além do Código de ética do Psicológo
20 ANOS DO ECA.
Ana Carvalho 10º TIS Leandro Lages 9ºB Alessandra 10º TMF
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Direito da Infância e da Juventude
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
Terceira Parte.
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Programa Eco - Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
Abuso Sexual 12ºCT4.
Violência Violência Urbana Violência Física Violência Psicológica
Comportamento do Consumidor
Programa de Guarda subsidiada para e re- inserção de Crianças nas suas Famílias Extensas (biológicas e afetivas)
FAMÍLIA “um grupo de pessoas com laços de consangüinidade, de aliança, de afinidade, de afetividade e de solidariedade, cujos vínculos circunscrevem obrigações.
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO NA ÁREA INFANTO-JUVENIL
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Lucília Salgado.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Coordenação Noeli Salete Tavares Reback
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Pastoral Estudantil APV - Pr. Duary Domene
Políticas Públicas Qualificação Setorial e Intersetorial da Rede de Proteção do Combate ao Trabalho Infantil Tiago Ranieri de Oliveira Procurador do Trabalho.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Conheça a Defensoria Pública
programa saúde na escola (PSE)
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO DOS PAIS SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS “OS ARAUTOS DA APARECIDA” UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO

O QUE É UM ATO VIOLENTO?

A TOS VIOLENTOS SÃO : P EQUENAS COISAS QUE SE FAZ DE FORMA VIOLENTA, NÓS REALIZAMOS ATOS VIOLENTOS TODAS AS HORAS SEM PERCEBERMOS, COMO : COLOCAR O PÉ NA FRENTE DO AMIGO, DAR UM EMPURRÃO NELE, RESPONDER PARA ALGUÉM DE FORMA ESTÚPIDA ; ESSE TIPO DE COISA PODE SER CONSIDERADO UM A TO V IOLENTO, OU SEJA, AQUELE ATO QUE NÃO CHEGA A SER PREOCUPANTE. É UM PEQUENO DELITO COMETIDO POR ALGUÉM.

P ORQUE SERÁ QUE SURGIU O E STATUTO DA C RIANÇA E DO ADOLESCENTE ?

A NTES DO E STATUTO DA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXISTIA O CÓDIGO DE MENORES (1927 ATÉ 1990). E SSA LEI SE REFERIA AOS “ MENORES ” QUE ESTAVAM NUMA “ SITUAÇÃO IRREGULAR ”, QUER DIZER, PARA OS CARENTES E / OU ABANDONADOS E QUE PRECISAVAM DA VIGILÂNCIA DO E STADO.

O C ÓDIGO DE M ENOR FOI EXTINTO E SURGE O E STATUTO DA C RIANÇA E A DOLESCENTE - ECA L EI N ª 8.069/90. A GORA, COM ESTA NOVA LEI, QUEM ESTÁ EM SITUAÇÃO IRREGULAR É A F AMÍLIA, A S OCIEDADE E O E STADO QUE NÃO CUMPRIR COM SUA RESPONSABILIDADE DE PROTEGER INTEGRALMENTE OS DIREITOS DE TODAS AS C RIANÇAS E A DOLESCENTES BRASILEIRAS.

O ECA NO A RT. 4 º DEFINE QUE : É DEVER DA FAMÍLIA, DA COMUNIDADE, DA SOCIEDADE EM GERAL E DO PODER PÚBLICO ASSEGURAR, COM ABSOLUTA PRIORIDADE, A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS REFERENTES À VIDA, À SAÚDE, À ALIMENTAÇÃO, À EDUCAÇÃO, AO ESPORTE, AO LAZER, À PROFISSIONALIZAÇÃO, À CULTURA, À DIGNIDADE, AO RESPEITO, À LIBERDADE E À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.

A QUESTÃO DOS DIREITOS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A QUESTÃO DA CIDADANIA. Q UANDO SE FALA OU SE ATRIBUI DIREITOS A ALGUÉM ESTÁ SE ADMITINDO QUE ESSE ALGUÉM É CIDADÃO. S Ó TEM DEVERES QUEM É DETENTOR DE ALGUM DIREITO. E XEMPLO : A C RIANÇA E O ADOLESCENTE TEM DEVERES E OBRIGAÇÕES DE ESTUDANTE, A PARTIR DO MOMENTO QUE TENHAM DIREITOS A UMA BOA ESCOLA.

P ORQUE SURGIU O C ONSELHO T UTELAR ? A LGUÉM SABE O QUE É O C ONSELHO T UTELAR ?

O C ONSELHO TUTELAR NASCEU NO DIA 13 DE JULHO DE 1990 JUNTO COM E STATUTO DA C RIANÇA E DO A DOLESCENTE (ECA), INSTITUÍDO PELA L EI N O B RASIL, OS C ONSELHOS T UTELARES SÃO ÓRGÃOS MUNICIPAIS DESTINADOS A ZELAR PELO CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, CONFORME DETERMINADO NO E STATUTO DA C RIANÇA E DO A DOLESCENTE ( ARTIGOS 131 A 140).

C OMO O C ONSELHO T UTELAR É ELEITO ? Q UEM SÃO AS REPRESENTANTES DO N OSSO B AIRRO ? Q UAL O P APEL DO C ONSELHO T UTELAR ?

O S C ONSELHOS T UTELARES (CT S ), QUE SE CONFIGURA COMO UMA DAS PRINCIPAIS PORTAS DE ENTRADA DO S ISTEMA DE G ARANTIA DE D IREITOS POR SEREM OS ÓRGÃOS MUNICIPAIS RESPONSÁVEIS POR ZELAR, EM NOME DA SOCIEDADE, PELO CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES, PROTEGENDO - OS DAS VIOLAÇÕES ÀS QUAIS PODEM ESTAR SUJEITOS (A RTIGO 131, ECA ).

N O A RT. 5 º : DO ECA AFIRMA : “N ENHUMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE SERÁ OBJETO DE QUALQUER FORMA DE NEGLIGÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO, VIOLÊNCIA, CRUELDADE E OPRESSÃO, PUNIDO NA FORMA DA LEI QUALQUER ATENTADO, POR AÇÃO OU OMISSÃO, AOS SEUS DIREITOS FUNDAMENTAIS ”

VIOLÊNCIA FÍSICA A TOS VIOLENTOS COM USO DE FORÇA FÍSICA DE FORMA INTENCIONAL, NÃO ACIDENTAL, PRATICADA POR PAIS, RESPONSÁVEIS, FAMILIARES OU PESSOAS PRÓXIMAS, DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, COMO O OBJETIVO DE FERIR, LESAR OU DESTRUIR A VÍTIMA, DEIXANDO OU NÃO MARCAS EVIDENTES EM SEU CORPO ”.

* N EGLIGÊNCIA : “[...] A NEGLIGENCIA SIGNIFICA A OMISSÃO DE CUIDADOS BÁSICOS COMO PRIVAÇÃO DE MEDICAMENTOS ; A FALTA DE ATENDIMENTO AOS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A SAÚDE ; HIGIENE, ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, A AUSÊNCIA DE PROTEÇÃO CONTRA AS INCLEMÊNCIAS DO MEIO COMO FRIO E O CALOR ; O NÃO PROVIMENTO DE ESTÍMULOS E CONDIÇÕES PARA A FREQUÊNCIA À ESCOLA ”.

* V IOLÊNCIA PSICOLÓGICA C ONSTITUI TODA FORMA DE REJEIÇÃO, DEPRECIAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, DESRESPEITO, COBRANÇAS EXAGERADAS, PUNIÇÕES HUMILHANTES E UTILIZAÇÃO DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES PSÍQUICAS DOS ADULTOS.[...]”

VIOLÊNCIA SEXUAL “C ONSISTE EM TODO ATO OU JOGO SEXUAL, RELAÇÃO HETEROSSEXUAL OU HOMOSSEXUAL CUJO AGRESSOR ESTÁ EM ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL MAIS ADIANTADO QUE A CRIANÇA OU O ADOLESCENTE. T EM POR INTENÇÃO ESTIMULÁ - LA SEXUALMENTE OU UTILIZÁ - LA PARA OBTER SATISFAÇÃO SEXUAL. A PRESENTA - SE SOB A FORMA DE PRÁTICAS ERÓTICAS E SEXUAIS IMPOSTAS À CRIANÇA OU AO ADOLESCENTE PELA VIOLÊNCIA FÍSICA, AMEAÇAS OU INDUÇÃO DE SUA VONTADE.[...]”

* T RABALHO I NFANTIL É TODO O TRABALHO REALIZADO POR PESSOAS QUE TENHAM MENOS DA IDADE MÍNIMA PERMITIDA PARA TRABALHAR. N O B RASIL, O TRABALHO NÃO É PERMITIDO SOB QUALQUER CONDIÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENTRE ZERO E 13 ANOS ; A PARTIR DOS 14 ANOS PODE - SE TRABALHAR COMO APRENDIZ ; JÁ DOS 16 AOS 18, AS ATIVIDADES LABORAIS SÃO PERMITIDAS, DESDE QUE NÃO ACONTEÇAM DAS 22 H ÀS 5 H, NÃO SEJAM INSALUBRES OU PERIGOSAS E NÃO FAÇAM PARTE DA LISTA DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL.

D ESAFIOS A S AÇÕES DO P ODER P ÚBLICO DEVEM PRIORIZAR A EDUCAÇÃO, A OFERTA DE OPORTUNIDADES E SERVIÇOS E A PROTEÇÃO DAS FAMÍLIAS PARA GARANTIR A INTEGRIDADE DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.

AGRADECEMOS PELA ATENÇÃO!!