Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.

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Transcrição da apresentação:

Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom

O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento  Análise do Meio Envolvente - Modelo de Wheelen & Hunger  Análise do Meio Envolvente - Modelo de Samuel Certo  Envolvente PEST  Envolvente da Indústria  Modelo das 5 Forças de Porter  Envolvente de Mercado - “Stakeholders”  Envolvente de “Não-Mercado”  Análise SWOT  Um exemplo da Análise SWOT Tradicional  As limitações da Análise SWOT Tradicional  A aproximação Sistémica à Empresa  SWOT Analysis – Alignement`s approach  Os 4 Alinhamentos Principais na Análise SWOT Sistémica  Um exemplo de Aplicação da Análise SWOT Sistémica  Análise Interna  A Cadeia de Valor de Porter

Luís Todo Bom Análise do Meio Envolvente Modelo de (Wheelen & Hunger) Ambiente Societal Forças Económicas Forças Socioculturais Forças Tecnológicas Forças Político-legais Ambiente Específico (Indústria) AmbienteInterno Fornecedores Empregados Sindicatos Accionistas Governo Grupo de Interesses Específicos Clientes Credores Comunidades Associações Empresariais Concorrentes EstruturaCulturaRecursos

Luís Todo Bom Análise do Meio Envolvente Modelo de Samuel Certo Meio Envolvente Global Componente Social Componente Político/legal Componente Ética Componente Tecnológica Componente Económica Meio Envolvente Operacional A Organização Componente Internacional Fornecedores Competidores Clientes Componente laboral Meio Envolvente Interno Estrutura Organizativa Marketing vs Finanças Recursos Humanos Produção

Luís Todo Bom Envolvente PEST P – Político-Legal E – Económica S – Social T – Tecnológica

Luís Todo Bom Envolvente da Indústria  Concorrentes  Clientes  Fornecedores  Novas Entradas  Produtos Substitutos

Luís Todo Bom Modelo das 5 Forças de Porter Competidores na Indústria Compradores Fornecedores Substitutos Novas entradas potenciais na Indústria

Luís Todo Bom Envolvente de Mercado - “Stakeholders”  Comunidades  Universidades  Sindicatos  Associações Empresariais  Accionistas  Credores/Financiadores

Luís Todo Bom Envolvente de “Não Mercado”  Ambiente  Defesa dos Consumidores  Economia de Energia  Regulação do Mercado

Luís Todo Bom Análise Swot  Metodologia Tradicional  Metodologia Sistémica

Luís Todo Bom Um exemplo da Análise Swot Tradicional  Elevadas taxas de crescimento do mercado interno e externo.  Desenvolvimento permanente de novas soluções e novos negócios.  Grandes empresas no mercado não oferecem serviços personalizados.  As novas soluções tecnológicas alteram condições de competitividade tradicionais.  Grandes investimentos nos sectores a jusante criando novas necessidades no sector.  Concorrentes agressivos e bem posicionados.  Ligação em rede das empresas, oferecendo soluções completas.  Capacidade de conversão das grandes empresas para as novas soluções tecnológicas.  Crescimento anormal dos salários por força da elevada procura de quadros.  Aparecimento de novos competidores nos países asiáticos  Elevada qualidade dos produtos e serviços.  Boa capacidade técnica e localização adequada.  Atendimento personalizado.  Organização eficiente e moderna.  Domínio duma nova tecnologia num mercado em crescimento.  Quadros jovens e motivados.  Ligação estreita às universidades e institutos tecnológicos.  Conhecimento deficiente do mercado  Ausência de tradição e experiência exportadora.  Assistência técnica deficiente face à tecnologia adoptada.  Recursos humanos insuficientes e com elevada rotação.  Excessivo recurso à subcontratação.  Empresa nova e de pequena dimensão. AmeaçasPontos fracosOportunidadesPontos Fortes Análise Externa Análise Interna

Luís Todo Bom As limitações da análise Swot tradicional O modelo tradicional da análise Swot EnvolventeEmpresa OportunidadesAmeaçasFraquezasForças

Luís Todo Bom As limitações da análise Swot tradicional O modelo real da análise Swot Envolvente FraquezasForças Ameaças Oportunidades

Luís Todo Bom A Aproximação Sistémica à Empresa A Empresa e o seu meio envolvente Oportunidades Ameaças Empresa Pontos Fortes Pontos Fracos Meio Envolvente

Luís Todo Bom SWOT ANALYSIS: Alignement’s approach COMPANY ENVIRONMENT

Luís Todo Bom Oportunidades Pontos Fortes Ameaças Pontos Fracos Desafio Alerta Constrangimento Perigo (3)(4) (1)(2) Os 4 alinhamentos princípais na análise SWOT Sistémica

Luís Todo Bom Um exemplo de Aplicação da Análise Swot Sistémica  Um Quadro Técnico jovem competente e motivado permite a continuação do desenvolvimento de soluções que o mercado procura.  A ligação ás Universidades e Institutos Tecnológicos permite que a empresa se mantenha na vanguarda tecnológica respondendo ás novas e mais exigentes solicitações do mercado.  A ausência de tradição e experiência exportadora não permite o aproveitamento dos mercados externos em grande crescimento.  A insuficiência e elevada rotação dos recursos humanos não permite taxas de crescimento da empresa adequadas ao crescimento do mercado.  Um atendimento personalizado permanente pode limitar a concorrência das grandes unidades que operam no sector.  Uma organização eficiente com preocupação de contenção de custos permite resistir melhor ao crescimento das salários no sector.  A pequena dimensão da empresa face à capacidade de adaptação das grandes empresas, pode vir a colocá-la fora do mercado.  O excessivo recurso à sub-contratação pode ser crítico na relação com o cliente face à ligação em rede da concorrência, oferecendo soluções globais. Desafio Perigo Alerta Constrangimento

Luís Todo Bom Análise Interna  Estrutura, Cultura, Recursos  Estrutura Organizativa, Funções Instrumentais  Cadeia de Valor de Porter

Luís Todo Bom “A Cadeia de Valor”de Porter Infraestruturas Recursos humanos Tecnologia Procurement Logística das Compras OperaçõesLogística das Vendas Marketing e Vendas Serviço Margem Actividades Primárias Actividades de Suporte