Multiculturalismo NRE Área Norte – C. E. L. Sebastião Baldo Professora Camila Arantes da Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O RENASCIMENTO CULTURAL CEJA – GETÚLIO DORNELLES VARGAS PLANEJAMENTO : PRIMEIRA FASE E PREVISÃO: 04 AULAS CURSISTA: CELSO ANTONIO RECH.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: CASCAVEL COLÉGIO ESTADUAL: Orlando Luiz Zamprônio. MUNICÍPIO: Santa Lúcia. PROFESSORA:
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. A Formação Étnica do Brasil.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
ENSINO RELIGIOSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS. NÚCLEO: GUARAPUAVA ESTABELECIMENTOS: COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA, MANOEL RIBAS E MOACYR J. SILVESTRI.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Planejamento Anual da Escola Bíblica Dominical Ano 2017
Projeto: Copa do Mundo Tema: União das Nações através da Copa do Mundo. Conteúdos Curriculares Envolvidos: GEOGRAFIA (Conhecendo a cultura, bandeiras dos.
PREPARAR A CATEQUESE.
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: fonte Calibri tamanho 48 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Atender aos requisitos do texto
TÍTULO DO TRABALHO No banner deve ter os campos de: Introdução
Documentos e Propostas legais
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
universidade de são paulo
Plano de Trabalho Docente PTD
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
A utilização do debate como estratégia de ensino/aprendizagem
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Tecnologia aliada à Educação. Projeto: Livro Digital, uma parceria: Laboratório de Informática & Sala de Aula.
Profas.: Sâmia Araújo dos Santos Suelene Silva Oliveira Nascimento
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
24 de Fevereiro de 2018 Vila Velha - ES
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
I Encontro de Licenciaturas da
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Professor Jorge Luís dos Santos.
Filme: Procurando Nemo Grupo “Extraordinários”
MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA -
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
O ensino de Língua Portuguesa com ênfase nos gêneros discursivos, leitura e produção textual Jeice Campregher Fabrício Brandão.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
Teorias do currículo.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

Multiculturalismo NRE Área Norte – C. E. L. Sebastião Baldo Professora Camila Arantes da Silva

 Conteúdo Estruturante: Universo Simbólico;  Conteúdo Básico: Multiculturalismo;  Conteúdo Específico: Sincretismo Religioso;

 O aluno deve entender que a religião também é uma manifestação cultural, que ultrapassa os hinos e músicas gospel e é transposta para a MPB, ou seja, está mais próxima dele do que ele tem consciência;  O aluno deve compreender que a religião, como elemento cultural, é dinâmica e é adaptável ao meio em que se encontra;  O aluno deve respeitar as diversas manifestações religiosas a partir da compreensão do termo “sincretismo religioso”. Objetivos

Procedimento  Festa – Ivete Sangalo;  O que é o sincretismo religioso?  Sincretismo religioso – Martinho da Vila.

“Tem gente de toda cor Tem raça de toda fé Guitarras de rock'n roll Batuque de candomblé Vai lá, prá ver...”

“E o espírito Santo? É Deus! Salve sincretismo religioso! - Salve! Quem é Omulu, gente? - São Lázaro! Iansã? - Santa Bárbara! Ogum? - São Jorge! Xangô? - São Jerônimo! Oxossi? - São Sebastião! Aioká, Inaê, Kianda - Iemanjá! Viva a no Nossa Senhora Aparecida! - Padroeira do Brasil! Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá”

Recursos didáticos  Letra impressa das letras das músicas;  Quadro e giz;  Músicas;  Vídeo: fragmento de “O pagador de promessas” (1962) de Anselmo Duarte;  Pesquisa no laboratório de Informática.

Avaliação  Pesquisa dos termos religiosos utilizados na fonte (música);  Reflexão sobre o fragmento do filme;  Produção de cartazes ou textos que mostrem o que os aluno apreenderam do assunto;  Debate sobre o tema: neste momento os alunos costumam relatar experiência e impressões sobre o que foi abordado

Cena de O pagador de promessas

Referêcias Referência: FERRETI, Sérgio Figueiredo. Repensando o Sincretismo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, São Luís, FAPEMA, Paraná Secretaria de Educação: Diretrizes curriculares dos ensino religioso para Educação Básica. Curitiba, 2006.