1 Direito da Infância e Adolescência Aula 09 Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS Lei 8.069/1990 Fortalecendo sua compreensão Formação Conselhos dos Direitos e Tutelares.
Advertisements

Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
A capacitação dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos Fabiana Gadelha.
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Ministério da Cultura SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Coordenação Geral de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura Secretaria de.
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
Controle Social como Direito da Sociedade - Joelma Brito
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento no Âmbito do Ministério Público Rio de Janeiro, 08 de julho 2016.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
1 Direito da Infância e Adolescência Aula 05 Guarda e Tutela.
1 Direito da Infância e da Adolescência Aula 03 Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Família Natural e Substituta.
Art. 8º - É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal. § 1º - A gestante será encaminhada aos diferentes.
Escola de Conselhos do Pará Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Leis de fomento à cultura de Florianópolis
Direito da Infância e da Adolescência
Direito da Infância e Adolescência
Direito da Infância e Adolescência
Direito da Infância e da Adolescência
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Autoria: Marina B. Menezes
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Direito da Infância e Adolescência
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Direito da Infância e Adolescência
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direito da Infância e Adolescência
Direito da Infância e Adolescência
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Direito da Infância e Adolescência
Politicas públicas e trabalho
Função, competências e responsabilidades de Conselheiros de RPPS
VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE
COMISSÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS
CHEFE DO SETOR DE FISCALIZAÇÃO
A Intertextualidade ética para além do Código de ética do Psicológo
20 ANOS DO ECA.
Direito da Infância e da Juventude
Comissão Intersetorial de Trabalho
A Importância do Trabalho em Equipe na Proteção Social Básica
FAMÍLIA “um grupo de pessoas com laços de consangüinidade, de aliança, de afinidade, de afetividade e de solidariedade, cujos vínculos circunscrevem obrigações.
ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.
Fundo Municipal da Infância e Adolescência X Marco Regulatório
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA Criado por lei / permanente Órgão Autônomo SGD.
SAÚDE E (OU) ASSISTÊNCIA SOCIAL
Direito Processual Constitucional
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO NA ÁREA INFANTO-JUVENIL
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Apuração de irregularidades em entidades de atendimento: (191)
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
LXXIII FÓRUM PERMANENTE DE CONSELHEIROS E EX-CONSELHEIROS TUTELARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
UNINDO FORÇAS - 2 ANOS AVANÇOS E PERSPECTIVAS
Inscrita na Constituição Federal, a Participação da Comunidade na Saúde, importante diretriz do Sistema Único de Saúde -SUS, é preceito defendido e estimulado.
ORIENTAÇÕES SOBRE REQUISITOS MÍNIMOS PARA O LICENCIAMENTO SANITÁRIO
Conheça a Defensoria Pública
Os Conselhos são considerados como espaços públicos para a descentralização administrativa das relações entre Estado e sociedade por permitirem.
3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar Ricardo Morishita Wada
Defensoria Pública do Estado do Tocantins Um Direito seu
Transcrição da apresentação:

1 Direito da Infância e Adolescência Aula 09 Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

2 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Sistemas de Garantias de Direitos Conceito: Art. 1º Resolução nº 113 do CONANDA: “O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.”

3 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Se trata de um conjunto de elementos – órgãos, entidades, programas e serviços – que, sinergicamente, é capaz de tornar efetiva a Doutrina da Proteção Integral, destinados à tutela de direitos específicos ou a atender de forma especial, situações peculiares (adolescentes em conflito com a lei,..).

4 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Três eixos estratégicos de atuação do SGD: Defesa; Promoção; Controle.

5 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Defesa Órgãos responsáveis por garantir a defesa, fiscalização e sanções quando ocorre o descumprimento de leis. Conselho Tutelar – arts. 131 a 140 do ECA Juiz de Direito Ministério Público Inexistência de posição de hierarquia entre os órgãos.

6 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Juiz Integra os órgãos do Sistema de Justiça Ver Arts. 146 a 149 do ECA Juiz da Vara Especializada da Infância e Juventude Art. 147 – regras de competência; Art. 148 – competência da Justiça da Infância e da Juventude – competência hibrida Art. 149 – regulação disciplinar (portarias, alvarás...)

7 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Ministério Público Integra os órgãos do Sistema de Justiça Ver Arts. 200 a 205 do ECA Órgão de relevância inconteste dentro SGD da população infanto-juvenil, exercendo atribuições que, em última instância, tutelam os direitos atrelados à infância e juventude. Inciso V, artigo 201: Inquérito civil e Ação Civil Pública Rol Exemplificativo.

8 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Promoção Responsáveis por transformar em ação os direitos garantidos na CF/88 e ECA. Art. 14, Res. 113 CONANDA: Articulação de políticas públicas: infraestrutura; institucional, econômica e social. Satisfação de necessidades básicas: Saúde (SUS), Segurança Pública, Escolas, Espaços de Lazer, roupa, alimentação; Descentralização administrativa; Políticas Sociais (Ex: Bolsa-Família; PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil...)

9 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Controle Exercido pelos Conselhos de Direitos. Art. 88, II do ECA. CONANDA, CEDECA e CMDCA. Os conselhos são espaço de participação da sociedade civil para a construção democrática de política públicas. São formados por membros da sociedade civil organizada e atuantes nas esferas de governo. Conselhos setoriais de formulação e controle de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes; Possuem caráter deliberativo, normativo ou consultivo.

10 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Os Conselhos de Direitos atuam nas três esferas de governo. Os Conselhos de Direito, além de exercerem controle, também atuam na promoção das políticas públicas. Função de membro – interesse público (art. 89, ECA)

11 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Responsáveis pelas inscrições de programas de atendimento (art. 90, § 1º, ECA) Reavaliações e renovação de programas em execução (art. 90, § 3º, ECA) Acesso ao cadastro dos regimes de acolhimento familiar e institucional (§ 12, art. 101, ECA) Valores de Multa – Art. 214, ECA

12 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência Responsáveis pela gestão dos fundos Art. 260, § 2º - critério de utilização das dotações* * Programas em atenção integral à primeira infância (Lei nº /2016) Regulamentação das doações aos fundos – art. 260-A a 260-L (Lei nº /2012) Ausência de Conselho de Direitos – Art. 261, ECA Registro, inscrições e alteração de programas serão efetuados perante a autoridade judiciária.

13 Aula 09

Textos recomendados: garantia-dca garantia-dca adolescentes/programas/fortalecimento-de- conselhos/garantia-de-direitos-da-crianca-e-do-adolescente adolescentes/programas/fortalecimento-de- conselhos/garantia-de-direitos-da-crianca-e-do-adolescente pdf pdf HO_MUNICIPAL_DOS_DIREITOS_DA_CRIANCA_E_DO_ADO LESCENTE.pdf HO_MUNICIPAL_DOS_DIREITOS_DA_CRIANCA_E_DO_ADO LESCENTE.pdf 14 Aula 09 Direito da Infância e Adolescência

Bibliografia desta aula: NUCCI, Guilherme de Souza. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. Rio de Janeiro: Forense. MACIEL, Katia Regina Ferreira Andrade (coord.).Curso de Direito da Criança e do Adolescente. Aspectos Teóricos e Práticos. São Paulo: Saraiva. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069/1900. Constituição Federal/1988 Código Civil/ Aula 09 Direito da Infância e Adolescência