Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Autoavaliação Institucional
Paulo Vinícius Rampinelli
Introdução a Engenharia de Alimentos
Informações importantes
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Plano de Ensino Plano de aula
Estágio Docência.
Parceria: Universidade de São Paulo e Secretaria de Estado da Educação.
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Documentos e Propostas legais
Questionário Avaliativo Licenciatura em Matemática
Transposição Didática
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Parceria: Universidade de São Paulo e Secretaria de Estado da Educação.
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
DIRETRIZES CURRICULARES
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
1ª Reunião de Pais 9º ano
Profa. Dra. Marta Scarpato
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Plano de Ensino Plano de aula
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
A formação do professor na UFMS
Grau de Satisfação dos Estudantes do Curso de Geografia Noturno
Déficit de professores de Matemática em redes públicas.
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
Vaga de estágio Entre no mercado de trabalho e mostre que você tem TALENTO!! Cursos: Letras, Formação: 1º ao 2º semestre no período noturno. Área de atuação:
Matemática na Prática.
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
A BNCC e a Saúde.
Pesquisa Científica
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Transcrição da apresentação:

Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti Dra. Sonia Palomino Bean Msc. Nereu Estanislau Burin Realizadores: LEMAT e PROCAD

Entender a relação do estudante com o Curso de Licenciatura em Matemática, com o saber matemático e a aprendizagem. 47 questionários

1. Quando estou no Curso de Licenciatura eu me sinto...

2. O que mais gosto no Curso de Licenciatura é...

3. O que menos gosto no Curso de Licenciatura é...

4. O que aprendo de importante no Curso de Licenciatura é...

5. Com o que eu aprendo no Curso de Licenciatura, eu posso...

6. Uma boa aula de Matemática é a que...

7. O bom professor de Matemática deve...

8. É difícil aprender Matemática com o professor que...

9. Para ter sucesso na resolução de um problema de Matemática, na minha cabeça eu devo...

10. Em Matemática, os teoremas servem para...

11. Para lembrar o que eu estudei em uma aula de Matemática, eu preciso de...

12. Eu sei que aprendi um conteúdo de alguma aula de Matemática quando...

13. Em Matemática o que eu mais gosto é...

14. Em Matemática o que eu menos gosto é...

15. Em relação ao Ensino Médio, eu acho que na Licenciatura, o ensino de Matemática... Não estava contemplada em todos os questionários preenchidos em sala de aula; Maioria das respostas equivocadas.

16. Sugestões e considerações: Melhorar a estrutura física ; Que esse questionário seja útil e mude algo; Trabalhar o aluno em sala de aula mostrando as dificuldades diárias na atuação como professor; Oferecer monitoria no horário noturno; Funcionamento da biblioteca no horário noturno; Que os professores tratem o curso como licenciatura; Mais dedicação aluno e professor para tornar o curso mais sólido e forte; Criar mais matérias opcionais; Deixar as disciplinas da educação para o final do curso ou dinamizá-las; Retirar o projeto pedagógico ou melhorá-lo; Correria no ensino de assuntos importantes; Currículo pesado; Melhorar o planejamento das aulas; Bom censo por parte dos professores ao avaliarem os alunos; Algumas disciplinas não são lecionadas de maneira correta.

Questionário diferenciado: ser mais específico nas questões e ter um questionário para cada fase do curso; Estágio nas fases iniciais; Professores mais humildes e com entusiasmo para ensinar; Decepcionado com o curso; Professores tem que pelo menos fazer mestrado em educação ou experiência em ensino básico; Não ter disciplina com pré-requisito; A mesma disciplina ser oferecida por mais de um professor no semestre; Aumento da biblioteca setorial; Aumentar o número de bolsas; Usar o colégio aplicação para treinar os alunos de licenciatura. 16. Sugestões e considerações:

Considerações Finais: Mais da metade dos alunos estão satisfeitos com o curso de Matemática Licenciatura. Entretanto foram apontados alguns problemas, dentre os quais: a dificuldade do curso e o modo de lecionar de alguns professores tanto da área da matemática como da educação. Os alunos estão conscientes que para ter sucesso na matemática a concentração e o estudo são primordiais. Foi destacado a importância do estudo dos teoremas durante o curso. Os graduandos evidencia

Consequências do Questionário: Elaborar um documento contendo os dados dos questionários, onde este será encaminhado aos órgãos competentes ( Direção do centro, Coordenação do curso, Pró-Reitoria de ensino); Elaborar um outro questionário ( geral) e um outro mais específico para as disciplinas da primeira fase.