Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti Dra. Sonia Palomino Bean Msc. Nereu Estanislau Burin Realizadores: LEMAT e PROCAD
Entender a relação do estudante com o Curso de Licenciatura em Matemática, com o saber matemático e a aprendizagem. 47 questionários
1. Quando estou no Curso de Licenciatura eu me sinto...
2. O que mais gosto no Curso de Licenciatura é...
3. O que menos gosto no Curso de Licenciatura é...
4. O que aprendo de importante no Curso de Licenciatura é...
5. Com o que eu aprendo no Curso de Licenciatura, eu posso...
6. Uma boa aula de Matemática é a que...
7. O bom professor de Matemática deve...
8. É difícil aprender Matemática com o professor que...
9. Para ter sucesso na resolução de um problema de Matemática, na minha cabeça eu devo...
10. Em Matemática, os teoremas servem para...
11. Para lembrar o que eu estudei em uma aula de Matemática, eu preciso de...
12. Eu sei que aprendi um conteúdo de alguma aula de Matemática quando...
13. Em Matemática o que eu mais gosto é...
14. Em Matemática o que eu menos gosto é...
15. Em relação ao Ensino Médio, eu acho que na Licenciatura, o ensino de Matemática... Não estava contemplada em todos os questionários preenchidos em sala de aula; Maioria das respostas equivocadas.
16. Sugestões e considerações: Melhorar a estrutura física ; Que esse questionário seja útil e mude algo; Trabalhar o aluno em sala de aula mostrando as dificuldades diárias na atuação como professor; Oferecer monitoria no horário noturno; Funcionamento da biblioteca no horário noturno; Que os professores tratem o curso como licenciatura; Mais dedicação aluno e professor para tornar o curso mais sólido e forte; Criar mais matérias opcionais; Deixar as disciplinas da educação para o final do curso ou dinamizá-las; Retirar o projeto pedagógico ou melhorá-lo; Correria no ensino de assuntos importantes; Currículo pesado; Melhorar o planejamento das aulas; Bom censo por parte dos professores ao avaliarem os alunos; Algumas disciplinas não são lecionadas de maneira correta.
Questionário diferenciado: ser mais específico nas questões e ter um questionário para cada fase do curso; Estágio nas fases iniciais; Professores mais humildes e com entusiasmo para ensinar; Decepcionado com o curso; Professores tem que pelo menos fazer mestrado em educação ou experiência em ensino básico; Não ter disciplina com pré-requisito; A mesma disciplina ser oferecida por mais de um professor no semestre; Aumento da biblioteca setorial; Aumentar o número de bolsas; Usar o colégio aplicação para treinar os alunos de licenciatura. 16. Sugestões e considerações:
Considerações Finais: Mais da metade dos alunos estão satisfeitos com o curso de Matemática Licenciatura. Entretanto foram apontados alguns problemas, dentre os quais: a dificuldade do curso e o modo de lecionar de alguns professores tanto da área da matemática como da educação. Os alunos estão conscientes que para ter sucesso na matemática a concentração e o estudo são primordiais. Foi destacado a importância do estudo dos teoremas durante o curso. Os graduandos evidencia
Consequências do Questionário: Elaborar um documento contendo os dados dos questionários, onde este será encaminhado aos órgãos competentes ( Direção do centro, Coordenação do curso, Pró-Reitoria de ensino); Elaborar um outro questionário ( geral) e um outro mais específico para as disciplinas da primeira fase.