COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Janaina Rodrigues Pitas CEFAPRO Primavera do Leste.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Centro Educacional Unificado
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
CAPÍTULO III – AGIR Créditos: - Acessado em 03/01/2017.
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Fone/fax.: (11)
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
AMARELA E OUTRAS ARBOVIROSES

Articulação Institucional
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
AGIR....
Santas Missões Populares
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
em Educação em Direitos Humanos
Comunicação da Estratégia
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Programa de Desenvolvimento Gerencial
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
Dia 23/02/2019 – Encontro Específico entre Comissões de Justiça e Paz
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM

GRITOS DA REALIDADE EMERGÊNCIA NOS POVOS DA AMAZÔNIA. EMERGÊNCIA NA BIOMASSA AMAZÓNICA, NA MÃE NATUREZA, NA CASA COMUM. A VONTADE DE RENOVAR A NOSSA IGREJA, DE RENOVAR O JEITO DE SER CRISTÃO. A URGÊNCIA DE ATUAR AGORA. O PAPEL FUNDAMENTAL DA COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO EM REDE

“QUE A IMAGEM DO BOM SAMARITANO ENFAIXANDO AS FERIDAS DO HOMEM ESPANCADO, PONDO NELAS AZEITE E VINHO, NOS SIRVA COMO GUIA. A NOSSA COMUNICAÇÃO SEJA AZEITE PERFUMADO PARA A DOR E VINHO BOM PARA A ALEGRIA. A NOSSA LUMINOSIDADE NÃO PROVENHA DE TRUQUES OU EFEITOS ESPECIAIS, MAS DE NÓS FAZERMOS PRÓXIMOS, COM AMOR, COM TERNURA, POR QUEM ENCONTRAMOS FERIDO PELO CAMINHO”. (PAPA FRANCISCO, JANEIRO 2014)

DIVULGAR MENSAGENS NÃO É SUFICIENTE A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DA REPAM ORIENTADA A SABER IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DESTINADAS A MUDAR A REALIDADE, PARTE DA METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO POPULAR QUE SE CONCENTRA NA AÇÃO CIDADÃ: PARTICIPAÇÃO SOCIAL, ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO, COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS DE QUALQUER PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. "CONTINUEM FAZENDO BAGUNÇA... MÁS AJUDEM A ORGANIZAR A BAGUNÇA...” PAPA FRANCISCO, PARA OS JOVENS DO PARAGUAI, 2015

INOVAR NOSSA COMUNICAÇÃO HOJE, A COMUNICAÇÃO PASSA POR UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES: NOVAS LINGUAGENS, NOVAS MÍDIAS, NOVAS TECNOLOGIAS, NOVAS TÉCNICAS, NOVAS NARRATIVAS, NOVOS CONCEITOS E NOVAS METODOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO. NESTE CONTEXTO, OS AGENTES PASTORAIS, JORNALISTAS, COMUNICADORES, LÍDERES COMUNITÁRIOS, EDUCADORES E PROMOTORES TÊM A URGÊNCIA E A OBRIGAÇÃO DE AVALIAR, REPENSAR E MELHORAR AS NOSSAS IDEIAS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO.

O NOSSO PROCESSO DE FORMAÇÃO TEM COMO OBJETIVO QUE OS PARTICIPANTES DESENVOLVEM SUAS HABILIDADES PARA OLHAR COM NOVOS OLHOS. PARA OUVIR AS PESSOAS MAIS DE PERTO, PARA USAR NOVAS ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO PARA COMUNICAR A PARTIR DE VALORES HUMANOS E CRISTÃOS PRESENTES NAS COMUNIDADES, PARA CONSTRUIR NARRATIVAS PÚBLICAS QUE PERMITAM A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA POLÍTICA E SOCIAL. A comunicação não é apenas falar

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL DESENVOLVER ATITUDES E HABILIDADES PARA UMA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA, BASEADA EM VALORES HUMANOS E CRISTÃOS. UMA COMUNICAÇÃO QUE AJUDE A FORTALECER AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E A INCIDÊNCIA PÚBLICA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORTALECER O TRABALHO DAS EQUIPES DE COMUNICAÇÃO, LOCAIS E NACIONAIS, LIGADAS À REPAM. CONSTRUIR ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA PROMOVER UMA CIDADANIA ECOLÓGICA ATIVA. FORMAR EQUIPES NACIONAIS PARA FACILITAR A FORMAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM TEMAS AMAZÔNICOS.

METODOLOGÍA Processo de formação em 2 módulos, desenvolvido em oficinas de cinco dias por cada módulo. Metodologia "aprender fazendo", com base nos princípios da educação popular. Começaremos com um diagnóstico social e comunicacional. Nesta base, faremos a construção de cada estratégia local. A comunicação será abordada nas suas várias dimensões e não apenas a partir de um olhar mediático ou instrumental. Após a conclusão do curso os participantes vão ter construído um plano de trabalho para a Incidência pública. Nos tempos intermédios entre cada oficina, brindaremos apoio na implementação de estratégias de comunicação no território.

MÓDULO 1 DIAGNÓSTICO LOCAL E CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS PARA A MUDANÇA DESEJÁVEL E POSSÍVEL DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE E DA COMUNICAÇÃO. DIAGNÓSTICO DA NOSSA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NARRATIVAS CIDADÃS E MOBILIZADORAS IDENTIFICAÇÃO DOS DESAFIOS QUE EXIGEM UMA MUDANÇA SOCIAL COMUNICAÇÃO DESDE OS VALORES PESSOAIS E OS VALORES COMPARTILHADOS COMUNICAÇÃO DA URGÊNCIA PARA AGIR AGORA

MÓDULO 2 ESTRATÉGIAS PARA MUDAR O FUTURO AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A INCIDÊNCIA PLANO DE COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL ENCÍCLICA LAUDATO SI: DESAFIOS PARA A COMUNICAÇÃO E AÇÃO PASTORAL. COMO IMPLEMENTAR E GERIR A MUDANÇA. GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE INCIDÊNCIA. ESTRATÉGIA COMO ATITUDE E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO.

CONTATO ESTAMOS ATENTOS ÀS SUAS DEMANDAS, SUGESTÕES E PROPOSTAS PANAMAZÓNICAMENTE, PEDRO SÁNCHEZ, DANIELA ANDRADE,