Reunião de Análise Crítica dos Processos Corporativos Data: 20/02/2014 Local: Sala 7 – Subsolo – Bloco A Sistema de Gestão Integrada Processo: Gestão.

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Transcrição da apresentação:

Reunião de Análise Crítica dos Processos Corporativos Data: 20/02/2014 Local: Sala 7 – Subsolo – Bloco A Sistema de Gestão Integrada Processo: Gestão da Informação

1.Avaliação do Desempenho do Processo As metas estabelecidas foram atingidas? As estabelecidas pela GDS sim. As demandas do Ipen não. Falta de políticas e limitação de servidores para atender as demandas do Ipen. Os resultados esperados foram alcançados? Sim.

1.Avaliação do Desempenho do Processo Novos sistemas desenvolvidos: Controle de documentos (S), CADOSE: Sistema de controle de doses, Inventário dos sistema, Chamado de manutenção/desenvolvimento, RH- Complementar, Nova consulta de ramais. Gestão de projetos com Fabrica de Software: -SIGPS: Sistema de Gestão de Produtos e Serviços, módulos: Reator, CTR(Sementes,Fontes), Rejeitos, Calibração; -Ensino: Plano de Trabalho; -SEF: Sistema de Execução Financeira. Manutenção de sistemas legados: -Toda manutenção é realizada pela equipe interna; -Reuniões com as áreas financeira, contábil e comercial para tratar do sistema IPENFAT e outros.

1.Avaliação do Desempenho do Processo ERP Estudo da viabilidade da implantação de um sistema de gestão corporativa (ERP) para substituição dos sistemas legados e unificação dos processos; Internet/Intranet Suporte técnico no projeto de reformulação.

1.Avaliação do Desempenho do Processo Listar dificuldades a serem discutidas com a Alta Direção: Rever a questão orçamentaria para a área de TI para a continuidade da prestação dos serviços no Processo Corporativo Gestão da Informação na estrutura do IPEN. Contratação de Manutenção para os Sistemas Legados, devido a diminuição de servidores na área.

2. Auto avaliações, auditorias internas e externas Em 2013, o processo passou por: Auto avaliação: Não. Auditoria Interna: Não. Auditoria Externa: Não. Foram apontados pontos fracos / de melhoria para o processo: NA. Listar possíveis pontos a serem discutidos com a alta direção. NA.

3 Não-conformidades, incluindo reclamações, e situação das respectivas ações corretivas / preventivas. Em 2013 foram registradas NC ou reclamações para o processo: Não. Existem NC ou reclamações de exercícios anteriores não totalmente tratadas? Não As ações corretivas / preventivas / de melhoria associadas foram totalmente implementadas: NA. Listar possíveis dificuldades na implantação, apontando quais devem ser discutidas com a Alta Direção. NA. Obs. Os resultados devem ser apresentados apenas no Relatório

4. Atendimento a requisitos legais, regulamentares e/ou estatutários Existe algum requisito legal, regulamentar ou estatutário aplicável ao processo? Sim. Qual? IN 04 – Contratações dos Serviços de Tecnologia da Informação. Este(s) requisito(s) estão plenamente atendidos? Sim, sua utilização é obrigatória para compras relacionadas com TI. Listar possíveis dificuldades no atendimento, apontando quais devem ser discutidas com a alta direção NA.

5. Comparação com melhores práticas (benchmarking) Em 2013 foram identificadas melhores práticas para o processo? Não. Listar estas práticas, indicando se foi possível implementá-las, quais as possíveis limitações e quais devem ser discutidas com a Alta Direção NA.

6. Satisfação dos usuários e outras partes interessadas Em 2013 foram realizadas avaliações sobre a satisfação dos usuários do processo: Não. Foram identificadas oportunidades de melhoria: Não. Listar possíveis dificuldades na implantação, apontando quais devem ser discutidas com a alta direção NA. Obs. Os resultados devem ser apresentados apenas no Relatório

7. Possíveis mudanças que possam afetar o processo e/ou sua continua adequação ao SGI Foram identificadas mudanças que possam afetar o processo: Sim. Diminuição do quadro funcional nas áreas de TI. Foram planejadas ações para fazer frente à estas mudanças: Sim. -Terceirização de serviços. (Fabrica de Software contratada para novos desenvolvimentos); -Estudo da viabilidade da implantação de um sistema de gestão corporativa (ERP) para substituição dos sistemas legados e unificação dos processos; -Contratação de Manutenção para os Sistemas Legados, devido a diminuição de servidores na área.

7. Possíveis mudanças que possam afetar o processo e/ou sua continua adequação ao SGI Listar possíveis dificuldades, apontando quais devem ser discutidas com a alta direção Rever a questão orçamentaria para a área de TI para a continuidade da prestação dos serviços no Processo Corporativo Gestão da Informação na estrutura do IPEN.

8. Pendências em relação a RACs anteriores Existem ações de RACs anteriores que continuam pendentes? - Priorizar as demandas de software/aplicativos no IPEN. Concluído - Analisar e distribuir os recursos necessários para a GDS. Concluído - Em análise, um melhor planejamento para área de TI, com a nova diretoria. Concluído - Rever Objetivo, Indicador e Meta da Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (GDS) no Processo Corporativo Gestão da Informação numa nova estrutura de gestão de informação no IPEN. Em andamento. Listar possíveis dificuldades na solução desta pendências, apontando quais devem ser discutidas com a alta direção NA

9. Ações de melhorias para o processo Existem ações de melhoria em implantação para o processo? Sim. -Sistema de inventario dos sistemas e abertura de chamados para manutenção/desenvolvimento; -Terceirização junto a com a Fabrica de Software; -Perfil dos servidores em gestão de projetos, devido terceirização. Foram identificadas ações de melhoria para implantação em próximos exercícios? Sim. - Implantação de abertura de chamados de manutenção / desenvolvimento de sistemas; Listar possíveis dificuldades nesta implantação, apontando quais devem ser discutidas com a alta direção - Maior suporte para a contratação de terceiros; - Um melhor planejamento do orçamento para as demandas de sistemas e gestão da TI do IPEN.

Reunião de Análise Crítica dos Processos Corporativos Obrigado! Sistema de Gestão Integrada Processo: Gestão da Informação