(Re)afirmando, (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática Joseane Pinto de Arruda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
CONTRATO DIDÁTICO. SOBRE UM BARCO HÁ 26 CARNEIROS E 10 CABRAS. QUAL É A IDADE DO CAPITÃO? (78%), Dos 96 alunos, 76 calcularam a idade do capitão (78%),
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Base Nacional Comum Curricular
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Tema e problema de pesquisa
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Elaboração de um projeto de pesquisa
CONTRATO DIDÁTICO.
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Metodologia do Ensino de Física I
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
A escola como formadora do sujeito
Elio Carlos Ricardo FE - USP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
Teorias do currículo.
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Áreas da Filosofia.
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
Transcrição da apresentação:

(Re)afirmando, (re)negociando e (re)criando relações no ambiente escolar: a influência do contrato didático no ensino de matemática Joseane Pinto de Arruda Maricélia Soares ( CA/CED/UFSC) ( Colégio Bom Jesus)

“(...) o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelos alunos e o conjunto de comportamentos dos alunos que são esperados pelo professor. (...) Esse contrato é o conjunto de regras que determinam, uma pequena parte explicitamente, mas sobretudo, implicitamente, o que cada parceiro da relação didática deverá gerir e aquilo que, de uma maneira ou de outra, ele terá que prestar conta perante o outro.” (BROUSSEAU, 1980, p.127)

Situações problemas Aluno Ambiente externo Conhecimento Professor Ambiente interno

“(...) tanto o professor como os alunos constróem uma imagem recíproca do papel que devem desempenhar, dos comportamentos desejáveis, da expectativa de suas respostas e reações, dos lances sucessivos do ‘jogo’ que estão jogando.” (FRANCHI, 1995 apud SILVA, 1999, p.44)

“Eu aprendi que os problemas de Matemática sempre têm respostas...” (nossos alunos)

“ Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?” (Joshua & Dupin, 1993)

O contrato convencional... “Arme e efetue” - modelo perceptível de ensino. Regra implícita do “jogo” Ao mesmo tempo,trata-se da necessidade de institucionalização do conceito (momentos) 6 2 = 12

C ontrato Didático: características Idéia de divisão de responsabilidades: a relação didática não é controlada exclusivamente pelo professor, o aluno deve cumprir com seu papel, envolvendo-se com o aprender; Conscientização do implícito: a relação didática funciona mais sob um conjunto de regras ‘não ditas’, do que aquelas formuladas e explicitadas e o CD se inquieta mais pelas regras implícitas;

Relação com o saber: o que é característico do CD é a consideração da relação de que cada um dos parceiros têm com o saber, deve-se levar em conta, a assimetria das relações com o saber em jogo na relação didática; Construção da comunicação didática: o CD fixa o papel do conhecimento e da aprendizagem, constituindo uma forma de teoria chamada ‘epistemologia escolar’, é mediante o CD que se impede ou favorece o acesso ao conhecimento. C ontrato Didático: características

QUINO (1993, p.16) apud TOMIO (2002, p.132) “(...) se o mestre diz tudo o que ele deseja do aluno, ele não pode mais obter.” (Brousseau, 1986, p.316) “certas coisas são ditas, outras são murmuradas, outras enfim, ficam sob o silêncio, sejam do fato em evidência ou sejam aquelas que não podem ser ditas.” (Sarrazi, 1996, p.101) A necessidade do implícito

Contrato Didático: rupturas Transgressão da relação didática por um dos sujeitos (ex.: avaliação); Necessidade de reafirmar, renegociar ou recriar: Os projetos de trabalho: alternativa no ensino “(...) a aprendizagem repousa não sobre o bom funcionamento do contrato, mas sobre suas rupturas.” (BROUSSEAU, 1986, p.04)

“Toda a vida na classe é relação de um tipo ou de outro: o professor explica, pergunta, responde, informa; comunica-se verbalmente e não verbalmente de muitas maneiras. Os alunos, por sua vez, escutam, perguntam, respondem e também se comunicam não verbalmente de muitas maneiras, dizem algo enquanto aguardam e também estão dizendo algo quando estão distraídos.” (MORALES, 1999, p.10)

Há como fugir de um Contrato Didático em sala de aula? Até que ponto o professor pode propor um Contrato Didático para além do ensino convencional ?

Etapas do processo cognitivo: Sensação Percepção Compreensão Definição Argumentação Discurso Transformação Imagem Idéia Conceito Juízo Raciocínio Disciplina Ciência Símbolos Visão genérica Palavra Proposição Texto Tratado Acervo cultura Ação do sujeitoLinguagemProduto

Sugestões para leitura: [01] HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998; 150p. [02] ______________. Os Projetos de Trabalho e a necessidade de transformar a escola (I e II) In Revista Presença Pedagógica, n. 20 e 21, mar/abr 1998 e mai/jun [03] HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. A organização do currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5 a Edição. Porto Alegre: Artmed, 1998; 199p.

Sugestões de leitura: [04] SILVA, Tomaz Tadeu da: O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, [05] LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos - intervenções no presente. In Revista Presença Pedagógica, n. 8, mar/abr [06]