A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NO PROCESSO DE CURSOS EAD. Mesa Redonda ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE - UNIFOR ANDREA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

SEMINÁRIO: Formação Profissional para os Projetos Estruturantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: Refinaria Siderúrgica Usinas Termoelétricas.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Carlos Bielschowsky, Presidente do Cecierj/Cederj.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Blended Learning e sua Aplicação no Ensino Superior Renato Dutra, D.Sc.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Graduação em Enfermagem - EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Identidade Institucional no IFCE
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
Arménio Correia Currículum Vitae Dados Pessoais Formação Académica
Bacharelado Débora Inácio 3°A.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
PIBID O PIBID Biologia está aqui!! BIOLOGIA E. Estadual Nestor Lima
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Design Instrucional para Disciplina de
Educação a Distância no IFCE
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
Grupos isolados que pesquisam EaD
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Preparação Pedagógica para alunos de pós-graduação em Engenharia
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
A Educação como Instrumento de Controle da Violência
O QUE É O PEDAGOGO.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
Curso de Licenciatura em Letras Modalidade Educação a Distância
A formação do professor na UFMS
MESAS REDONDAS DAS AULAS DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014.
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
Realizar Formação Continuada
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
APRESENTAÇÃO O IFSP é uma instituição de ensino com mais de cem anos, possui natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC),
“Trabalho e Regulação das Profissões em Saúde no Brasil”
Transcrição da apresentação:

A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE NO PROCESSO DE CURSOS EAD. Mesa Redonda ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE - UNIFOR ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA - UNIFOR FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS - CED/ UFC VIRTUAL GEISY LANNE MUNIZ LUNA - UNIFOR JOÃO JOSÉ SARAIVA DA FONSECA – INTA COORDENAÇÃO: LANA PAULA CRIVELARO MONTEIRO DE ALMEIDA – UNIFOR

LANA PAULA CRIVELARO Pós Doutoranda na área de Educação em Saúde Coletiva (UNIFOR); Doutora em Educação, Inovação e Tecnologia pela (UNICAMP). Doutorado Sanduiche na Universidade Politécnica de Valência (UPV - Espanha) financiado pela CAPES. Mestre em Educação pela (UNICAMP); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/ Escola Paulista de Medicina (EPM) com utilização do método PBL/ ABP; Especialista em Design Thinking pela UNIVESP/USP; Especialista em Formação de Professores pelo GRUPO IBMEC; Especialista em Design Instrucional para cursos e-learning pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); Aperfeiçoamento em Avaliação e Processos Metodológicos, no Instituto Piaget de Portugal; Aperfeiçoamento em Gestão de Negócios na Escola Superior Balear em Palma de Maiorca/ Espanha; Graduada em Fonoaudiologia pela (PUC Campinas). Experiência docente há mais de 12 anos em cursos de graduação e pós-graduação presencial e a distância. Atuou como coordenadora de cursos de pós-graduação do Grupo IBMEC na área de gestão educacional e de empresas, oferecidos nas modalidades presenciais e à distância. Desenvolve materiais para cursos a distância. Atualmente é Coordenadora Geral do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE - UNIFOR Doutorando em Ciências da Educação pela UTAD-Portugal. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, na modalidade PBL, pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Especialização em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e do Centro Universitário Estácio do Ceará. Pesquisador das seguintes áreas temáticas: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Sofrimento Difuso e Saúde Coletiva ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA - UNIFOR Graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIFOR e especialista em Gestão de Marketing pelo SENAC. É professora universitária na área de comunicação, redação e demais áreas das ciências humanas. Atua como Designer Instrucional para EaD há 8 anos. É supervisora da área de desenvolvimento de projetos do Núcleo de Educação a Distância da Unifor

GEISY LANNE MUNIZ LUNA - UNIFOR Graduada em Enfermagem, mestre em Saúde Coletiva e aluna do doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do CEARÁ. Atualmente encontra-se na Coordenação dos Cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição da Universidade de Fortaleza. Professora das disciplinas de Enfermagem em Saúde Coletiva I e Estágio Supervisionado Eletivo JOÃO JOSÉ SARAIVA DA FONSECA – INTA Pós-doutor em educação pela Universidade de Aveiro em Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa - Lisboa (1999) (validado no Brasil pela Universidade Federal do Ceará). Especialista em Educação Multicultural pela Universidade Católica Portuguesa - Lisboa (1994). Graduado em Ensino de Matemática e Ciências pela Escola Superior de Educação de Lisboa (validado no Brasil pela Universidade Estadual do Ceará). É pesquisador na área da produção de conteúdo para educação a distância. Pró-Diretor de Inovação Pedagógica das Faculdades INTA - Sobral CE.

FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS - CED/ UFC VIRTUAL Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Instituto Universidade Virtual (Instituto UFC Virtual) na área de Sistemas Tecnológicos Aplicados a Educação, com formação em Telecomunicações (CEFET-CE), Graduação em Física (UFC), Mestrado em Ciência da Computação (UFC) e Doutorado em Engenharia de Teleinformática (UFC), desenvolvendo trabalhos de pesquisa em Educação a Distância, Produção de Material Didático Digital, Ambientes interativos de aprendizagem voltados a simulação computacional no ensino Física, Ciências e Matemática. Desenvolve também pesquisa em Informática Educativa, Modelagem aplicada ao Ensino de Física Assistido por Computador e Avaliação Educacional. Atualmente é Professor Pesquisador de Nível I do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) atuando como Vice-Coordenador do curso de Licenciatura em Física (UAB/UFC), Coordenador Adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC), Coordenador de Cursos da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de Formação Continuada de programas do Ministério da Educação (MEC) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador Geral do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Ceará, Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). É consultor ad hoc da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultor do Ministério da Educação (MEC).

EM MUITOS CASOS ESTES PROFESSORES VIVENCIARAM POR ANOS E ANOS A DOCÊNCIA EM SALA DE AULA E MUITAS VEZES ASSUMIRAM ATIVIDADES NA MODALIDADE EAD SEM NENHUMA ORIENTAÇÃO E NA PRÁTICA APRENDERAM. COM O CRESCIMENTO DA EAD É COMUM ENCONTRARMOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UMA TRANSPOSIÇÃO DO MODELO PRESENCIAL. ABORDAGEM DO TEMA

Discussões para Mesa-Redonda O PAPEL DO PROFESSOR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) QUAL O COMPORTAMENTO DO PROFESSOR FRENTE A UM AMBIENTE VIRTUAL INTERATIVO E COLABORATIVO QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE FORMAR PROFESSORES PARA ATUAR NA MODALIDADE EAD COM A CERTEZA DE GARANTIR A QUALIDADE NO ENSINO OFERTADO ASSEGURANDO O ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS.