Desenho e Implementação de um Sistema de Metas Educacionais para o Brasil Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo.

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Transcrição da apresentação:

Desenho e Implementação de um Sistema de Metas Educacionais para o Brasil Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo

Sumário 1. A criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2. Fixação das Metas do IDEB do Brasil para 2021 tendo como referencia o desempenho dos países da OCDE no PISA 3. Fixação de Metas para estados, municípios e escolas individuais, além de metas intermediárias para fins de monitoramento.

O O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB  Indicador que combina o desempenho na Prova Brasil com as taxas de aprovação.  Introduzido em no início de  O objetivo foi o de reduzir o risco que um programa de accountability, baseado apenas em exames padronizados, venha a contribuir para agravar o já dramático quadro de repetência e evasão escolar no país.

A Prova Brasil  Introduzida em 2005 como expansão do SAEB. Universal (alunos de escolas públicas de 4ª e 8ª série do ensino fundamental) Matemática e Leitura Escala com base na TRI Resultados divulgados por Estados, Municípios e Escolas.  A Prova Brasil tem a accountability como seu principal objetivo

Expectativa de vida escolar (primária e secundária) e proporção de repetentes – 2004

Taxas de transição – Brasil (%)

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB Indicador sintético que combina informações de desempenho e de fluxo escolar N = proficiência média (leitura e matemática) dos alunos na Prova Brasil P = taxa média de aprovação na etapa de ensino 0 10; 0 1 e 0 10

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb  Sob certas hipóteses, a taxa de aprovação em determinada série é igual ao inverso do tempo médio para se concluir a série: T ji = tempo médio para que os alunos da unidade j concluam a série

O IDEB

IDEB – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Rede Pública

O IDEB e a Nota de Corte para a Aprovação  Um aumento da nota de corte eleva a média condicional a aprovação E(N|Nota>a), mas aumenta a repetência. Se a distribuição de notas for normal, o IDEB cai.  Se a reprovação for produtiva, a taxa de reprovação ótima é diferente de zero.  Se a reprovação for produtiva, a taxa de reprovação 12 a Proficiência Nota de corte (a)

Fixação das Metas do IDEB do Brasil para 2021

Meta do IDEB para o Brasil  Objetivo Geral:  Atingir até 2021 os resultados educacionais da OCDE relativos a:  Desempenho em Leitura e Matemática  Taxa de repetência  IDEB e suas projeções procura materializar esse objetivo

Meta do IDEB para o Brasil  Meta do IDEB para 2021:  Taxa de promoção = 96% → Moda dos países das OCDE  E a Proficiência?

Proficiência média na avaliação do PISA MatemáticaLeitura Média OCDE Brasil México Distribuição dos resultados das avaliações

Distribuição de proficiências do Brasil no Pisa 17 Proficiência média OCDE  Se o Desempenho médio da OCDE encontra-se no percentil P de desempenho do Brasil, então a meta do Brasil é ter, em 2021, um desempenho equivalente ao percentil P de 2005.

Fixação de uma META para o BRASIL: IDEB=6 Obs – Na realidade esse procedimento gerou um IDEB ≈ 6,25. Entre 6 e 6,5 optou-se por 6.

Metas do IDEB para Estados, Municípios e Escolas e Metas Intermediárias

Metas Projetadas para o IDEB oO esforço de cada rede deve contribuir para o Brasil atingir a Meta de 2021 (metas individuais diferentes) oAs trajetórias do IDEB, por rede, devem contribuir para reduzir as desigualdade (esforços diferentes) oSupõem-se comportamento de uma função Logística oInformações necessárias para projetar a trajetória do IDEB oIDEB inicial (IDEB2005) oMeta (IDEB2021) oTempo para a Meta, em anos (16 anos) oEsforço necessário

Gráfico ilustrativo da projeção do IDEB IDEB 2005 IDEB 2021 Tempo Esforço necessário

Projeção para o Brasil 4a Série do Ensino Fundamental Esforço:0,056 anos para convergência -IDEB2005 Brasil = 3,8 -Meta Brasil 2021 = 6 -Tempo para a Meta = 16 Esforço = ? =>Tempo de convergência = ?

Projeção para as redes baseada no tempo de convergência do país 4a Série do Ensino Fundamental da Bahia Esforço:0,06161 anos para convergência -IDEB2005 BA = 2,7 -META BA = 9,9 -Tempo para a Meta = Convergência = 91 Esforço = ? =>Meta BA 2021 = ? IDEB 2021: 5.0

Suavização da trajetória considerando o tempo das ações sobre as coortes 1a fase da Rede Estadual da Bahia

Suavização da trajetória considerando o tempo das ações sobre as coortes

Efeito da Taxa de Aprovação Mínima para projeção da trajetória (65%)

Redução da Desigualdade

IDEB 2005 e Projeção para 2021 (*) Dados Saeb 2005  Como a evolução da qualidade está relacionada às gerações, a meta 6 está relacionada à geração que ingressará na escola em 2017, chegará no 5o ano em 2021, no 9o em 2025 e no 3o anos do ensino médio em Por esse motivo as metas de 2021 não são 6 para as duas últimas fases.