Como vender melhor agregando valor ao produto. -O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas.

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Transcrição da apresentação:

Como vender melhor agregando valor ao produto

-O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas para uso residencial e comercial. -Mensalmente, são produzidos mais de 4 bilhões de blocos de vedação e estruturais, e 1,3 bilhões de telhas. -Segundo o IBGE, o setor é constituído por empresas, com faturamento superior a R$ 18 bilhões anuais. -O segmento representa 4,8% da indústria da Construção Civil e gera cerca de 300 mil postos de trabalho diretos e 900 mil indiretos.

Cenários do Setor da Construção Civil Onde estão as Oportunidades?

Indústria de Material de Construção Construtoras Serviços Especializados da Construção Atacado Varejo Cadeia Produtiva do Setor da Construção Civil Construtoras Exportação 27% 41% 19% 6% Composição das Vendas da Ind. Composição das Vendas do Varejo 81% 15% 43% 30% Composição das Vendas do Atacado Indústria da construção Imobiliária Locação de Máquinas e Equipamentos Empreiteiros (Obras e Reformas) Autoconstrução PIB da Construção = 9% PIB Brasil (2014) Obras e Reformas

Unidades Novas Lançadas % % Unidades Novas Comercializadas ,2% Variação das Revendas N/D-5,33% Relação 1º Sem % Relação 1º Tri ,11% -21,38% Variação das Locações N/D+12,15% Relação 1º Sem % Relação 1º Tri ,05% +61,39% (12/02/16) Fat. Bruto Lojas de Material de Construção N/DR$10,1 BiR$11,1 BiR$10,7 Bi -3,3% Fonte : Balanço Anual SECOVI-SP Fonte : Balanço Anual CRECI-SP Fonte: Balanço Anual SINCOMAVI -20% (Medido até Agosto/15) R$7,5 Bi A queda nas vendas foi sentida menos fortemente nas lojas de material de construção de grande porte, que tiveram desempenho de -3% Lojas pequenas, -11% Lojas Médias, -7% Volume de Vendas Fonte: Anamaco Pesquisa Janeiro/ ,6%

forte-retracao-da-construcao-civil aspx Balanço parcial da CBIC- (Câmara brasileira da indústria da construção) mostra forte retração da construção civil em 2015 Fato, segundo a entidade, mobiliza o setor na busca por alternativas que fomentem sua recuperação em 2016 (11/01/2016)

Variação Percentual Acumulada (4 Trimestres) em relação a 2014!!

Varejo Material de Construção UNIDADES NOVAS LANÇADAS 1+2 dormitórios=65% 1+2 dormitórios=69% 1+2 dormitórios=74% Expectativas de Negócios 1+2 dormitórios=82%

Varejo Material de Construção CATEGORIA DE SERVIÇO POR CLASSE SOCIAL Fonte : POPAI Fonte : ANAMACO Construtora Autoconstrução Expectativas de Negócios

Indústria Loja Suprimento  Planejamento da produção  Pontualidade nas Entregas  Qualidade do produto  Padronização do produto  Controle rígido de gastos Diferencial Competitivo Vendas Logística de entrega Pesquisa de satisfação

GESTÃO POR INDICADORES E METAS Não conseguimos melhorar aquilo que não medimos O fabricante deverá: -Adotar indicadores financeiros (faturamento/lucratividade/gastos gerais) -Adotar indicadores operacionais -( produtividade/índices de qualidade/prazos de entrega/eficiência energética)

ADOÇÃO DE CONCEITOS DE MANUFATURA ENXUTA- “LEAN MANUFACTURING” -Analisar o processo com foco em : -Método de trabalho -Materiais utilizados -Mão de obra -Máquinas -Manutenção -Meio Ambiente

Possíveis ações que podem ser tomadas com base no apontamento de indicadores e adoção de manufatura enxuta  Melhorias em eficiência energética, por meio da realização de testes com equipamentos que medem a eficiência de máquinas e transformadores, como também a eficiência energética dos fornos e secadores.  Aplicação de variadores de frequência nas marombas e melhorias no isolamento térmico dos fornos e do sistema de exaustão, evitando perdas térmicas.  Roteirização para entregas dos produtos acabados, gerando menor tempo de entrega e reduzindo custos com combustíveis e manutenções de veículos.  Plano de manutenção preventiva, com paradas planejadas para manutenção geral.

Possíveis ações que podem ser tomadas com base no apontamento de indicadores e adoção de manufatura enxuta  Melhorias em produtividade e índices de qualidade dos produtos fabricados.  Padronização dos produtos e certificação por organismos reconhecidos  Redução de impacto ambiental, com redução da utilização e energias no processo produtivo e transporte.  Consequente aumento das vendas resultante das melhorias gerais em processo e produto e imagem da empresa perante os setores econômicos e sociedade.

OBRIGADO