Capacidades e Habilidades Motoras Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS DOS ESPORTES.

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Capacidades e Habilidades Motoras Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS DOS ESPORTES

Capacidades Motoras  Capacidade é definida como traços inatos, relativamente permanente e estável do individuo, que embasam ou dão suporte a vários tipos de atividades ou agilidades.  São atributos (capacidades) que podem facilitar a aquisição de uma variedade de habilidades.  As capacidades, na sua maior parte, são consideradas geneticamente determinadas e essencialmente não-modificadas pela pratica ou pela experiência. GARGANTA, 1995 BAYER, 1994 XAVIER, 1986

Capacidades Motoras  Elas representam o hardware que os indivíduos trazem com sigo para as situações de performance e aprendizagem.  Identificar as capacidades subjacentes que contribuem para as diferenças na performance habilidosa das pessoas, para isso, deve-se medir e descrever o maior numero de diferentes capacidades possíveis.  Em seguida, deve-se estimar ou predizer o nível de habilidade futuro (ou potencial) de uma pessoa em um esporte especifico, ocupação ou tarefa diária baseada em suas capacidades. Maggil, 1984 Stallings, 1982 Schimidt, 2001

Habilidades Motoras  Habilidades são potencialidades que são sobremaneira desenvolvidas como um resultado da pratica.  Ou, potencialidade para produzir um resultado de performance com máxima certeza, mínimo de energia e/ou tempo, desenvolvida como um resultado da pratica.  Atos ou tarefas que implicam em movimento motor e devem ser aprendidos afim de serem executados corretamente.

Diferenças  Capacidades  Traços hereditários  Estáveis e permanentes  Talvez no. de 50  São básicos a muitas habilidades diferentes  Habilidades  Desenvolvidas com a pratica  Modificadas pela pratica  Incontáveis  Dependem de diversas capacidades

Profissional de EF e as Capacidades das Pessoas  Os indivíduos trazem consigo diferentes padrões de capacidades para situação de performance e aprendizado.  O padrão de capacidades de qualquer individuo facilitara a performance daquela pessoa em algumas tarefas mais do que em outras.  O padrão da capacidade de cada pessoa e somente um dos fatores que contribuem para a performance global do individuo.

Como as Capacidades Contribuem para a Performance de Habilidades  Quando uma pessoa nasce herda uma caixa de ferramentas de capacidades.  Os indivíduos utilizam esta caixa de ferramentas para executar infinitas tarefas que devem enfrentar durante o curso de suas vidas.  As diferentes capacidades na caixa são como diferentes instrumentos que um construtor utiliza para completar varias tarefas (ex.: instalar uma pia).  Qualquer habilidade ou tarefa de movimento especifica (ex.: saltar uma barreira) requer um certo conjunto de capacidades, e as pessoas utilizam diferentes combinações de suas capacidades para distintas tarefas.

Ligação entre as Capacidades e as Habilidades Motoras Capacidades Motoras Tempo de Reação Orientação da Resposta Velocidade de Movimento de Membro Destreza de Dedos Destreza Manual Coordenação Multimembros Proficiência Física Quarto Zagueiro Velocista Mergulhador Atirador de Rifle Jogador de Boliche Lutador de Boxe Ginasta Piloto de Automóvel Jogador de Beisebol Jogador de Basquete Arqueiro

Referencias  BARROS, D.; BRAGA, H. Ginástica e música. Rio de Janeiro: Rhytmus,  BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros,  DIETRICH, Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico,  EGERLAND, E. M. Ginástica rítmica: uma proposta escolar. Blumenau: Odorizzi,  GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto: FCDEF/UP,  MELHEM, A. Brincando e aprendendo handebol. Rio de Janeiro: Sprint,  XAVIER, T. P. Métodos de ensino em educação física. São Paulo: Manole, 1986.