A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância
Advertisements

Iêda Freire de Carvalho. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA COMUNICAÇÃO.
PERCEPÇÃO. EQUIPE: ROSANANARADENISEROSEMEIRESILMARA.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
Princípios da multilateralidade e da especificidade
Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar
Prof Dr. PAULO EDUARDO BENZONI.  Linguagem objetiva.  Ideias fundamentadas.  Respeito a propriedade intelectual.  Caminho dialético:  Tese – Antitese.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011.
O que são doenças não transmissíveis?
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Alfabetização e Letramento
Medições – parte I: Precisão.
Ambiente de trabalho e saúde
A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO DE VYGOTSKY
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Docência do Ensino Superior
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
EPIDEMIOLOGIA.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
O que é Sociologia? Texto o4 - GIDDENS
Curso de Especialização sobre Transtornos Alimentares Coordenação: Jesus Landeira Dirce de Sá Freire Local: Centro Loyola de Fé e Cultura, Estrada.
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A ACÇÃO HUMANA.
Estresse e Doença Crônica
O que é Educação Ambiental?
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Psicologia e psicologia do senso comum
Questões sociais e psíquicas que
Comportamento Organizacional
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
História Natural da Doença
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Como se aprende História?
Desenvolvimento motor
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Psicologia e psicologia do senso comum
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.
Custos para planejamento e controle
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
O que é Educação Ambiental?
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Resultados e Discussão
Planejamento de Recursos Humanos
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Abordagem Biopsicossocial
DISPOSIÇÃO.
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
Psicologia do Desenvolvimento
Teoria Comportamental Maslow e Herzberg
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Transcrição da apresentação:

A P R E N D I Z A G E M

APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).

. De acordo com Noronha, M e Noronha, F. E. Z. aprender é incorporar um novo comportamento. Estes autores referem que o indivíduo é único, logo atribui significado próprio a cada um dos seus comportamentos que diferem do significado atribuído pelos outros indivíduos.

Segundo Gleitman, H., Fridlund, A. e Reisberg, D., alguns teóricos da aprendizagem sugerem que o indivíduo nasce com uma série de reflexos inatos e que estes podem ser e são desenvolvidos pelo processo de aprendizagem.

Neste sentido, Monteiro, M. e Ferreira, P. referem que nem todo comportamento e nem todas as alterações deste, são resultados de aprendizagens, uma vez em que há todo um conjunto de comportamentos que fazem parte de nossa matriz genética, tais como: respirar, fazer a digestão, pestanejar etc.

Os autores referem ainda que, uma alteração num comportamento pode não ser devido à aprendizagem, mas a patologias ou lesões, como por exemplo, uma depressão ou doenças degenerativas.

Contudo, Feldman, S. R., define aprendizagem como sendo um processo pelo qual se altera o comportamento. Alteração essa que é permanente, duradoura e que ocorre pela experiência, treino, exercício ou estudo.

Segundo o mesmo autor, quando é adquirido um comportamento há uma parte que advém da aprendizagem, todavia, o desempenho do comportamento aprendido deriva também da maturidade, isto é, fatores de ordem biológica e social. Por exemplo, uma criança que começa a andar e vai melhorando seu desempenho na medida que os fatores fisiológicos vão ganhando maturação.

Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil faz-se por estágios de desenvolvimento, ou seja, a natureza e a forma das aprendizagens mudam ao longo do tempo, mostrando que cada nova aprendizagem advêm da maturação de uma estrutura anterior e da “abertura” de uma nova estrutura.