PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
INTRODUÇÃO: Na pratica clínica, a principal razão para o encaminhamento de crianças para a avaliação neuropsicológica são as dificuldades de comportamento.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 O recurso audiovisual no ensino da Geografia Francisco Pereira.
 Ainda usamos o famoso método do “bá-bé-bi-bó-bu”?
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP Crithiane Penachio PCNP Márcia Battistini 1.
Carlos Eduardo Rodrigues
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
O texto: construção de sentidos
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Análise e Observação Institucional
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
PROCESSOS DA LEITURA. LER É ASSOCIAR OS SÍMBOLOS IMPRIMIDOS OU ESCRITOS GRAFICAMENTE COM OS SÍMBOLOS AUDITIVOS CONFERINDO-LHES UM SIGNIFICADO. (JONHSON.
LINGUAGEM Elie Cheniaux.
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Disgrafia.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA.
Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Contextualizando dificuldades de aprendizagem. l.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Piaget, Vygotsky e Wallon
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Metodologias diferenciadas
ELENY C.H. MEIBORG BDes, ROSAMELIA P. RIBEIRO PhD
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Distúrbios e Dificuldades Escolares: Disfunções Escolares
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.

O fracasso é do aprendente ou do ensinante

Definições sobre Aprendizagem  Um processo evolutivo e constante, que implica uma seqüência de modificações observáveis e reais no comportamento do indivíduo, de forma global (físico e biológico), e do meio que o rodeia, onde esse processo se traduz pelo aparecimento de formas realmente novas compromissadas com o comportamento.  Processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento

Conceito  Distúrbio de aprendizagem está relacionado a um grupo de dificuldades específicas e pontuais, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica.  Dificuldade de aprendizagem é um termo mais global e abrangente com causas relacionadas ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, ao professor, aos métodos de ensino, ao ambiente físico e social da escola. (Fonseca: 1995)

DUALIDADE Precisa haver dualidade na constituiçao do ser humano: - Cogniçao e emoçao NÃO HÁ APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEM QUE A EMOÇAO PERMEIE O PROCESSO

Áreas do desenvolvimento necessárias à boa aprendizagem Corporal Afetiva Cognitiva

O ato de brincar ajuda a desenvolver na criança diversas potencialidades. Além disso incorpora valores, conceitos e conteúdos.

O dia-a-dia das crianças, cheio de obrigações, não deixa tempo para que inventem, criem, soltem a imaginação.

Manifestações de Distúrbio de Aprendizagem Distúrbios da atenção e concentração que retrata os comportamentos das crianças com e sem hiperatividade e impulsividade; Problemas receptivos e de processamento da informação diz respeito à competência lingüística, como as atividades de escrita, distinção de sons e de estímulos visuais, compreensão e expressão verbal;

Manifestações de Distúrbio de Aprendizagem  Dificuldades de leitura manifestada pela aquisição das competências básicas relacionadas a fase de decodificação, como sendo a compreensão e interpretação de textos, as dificuldades de escrita e presença de erros ortográficos em geral.

Manifestações de Distúrbio de Aprendizagem Dificuldades na matemática, que se revelam na aquisição da noção de números, no lidar com quantidades e relações espaços- temporais e problemas de aquisição e utilização de estratégias para aprender, manifestados na falta de organização e utilização de funções metacognitivas, comprometendo o sucesso na aprendizagem.

Mas o que é Distúrbio de Aprendizagem ? Os distúrbios não é uma deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e métodos de ensino apropriados. Os distúrbios de aprendizagem não devem ser confundidos com deficiência mental.

Considera-se que uma criança tenha distúrbio de aprendizagem quando 1-Não apresenta um desempenho compatível com sua idade quando lhe são fornecidas experiências de aprendizagem apropriadas; 2- Apresenta discrepância entre seu desempenho e sua habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas; expressão oral e escrita, compreensão de ordens orais, habilidades de leitura e compreensão e cálculo e raciocínio matemático

Critérios para diagnóstico de distúrbios de aprendizagem Apresentar problemas de aprendizagem em uma ou mais áreas; Apresentar uma discrepância significativa entre seu potencial e seu desempenho real;

Critérios para diagnóstico de distúrbios de aprendizagem Apresentar um desempenho irregular, isto é, a criança tem desempenho satisfatório e insatisfatório alternadamente, no mesmo tipo de tarefa; O problema de aprendizagem não é devido a deficiências visuais, auditivas, nem a carências ambientais ou culturais, nem problemas emocionais.

Principais Distúrbios de Aprendizagem 1-Afasia É definida como um distúrbio na percepção e expressão da linguagem, é uma alteração fundamental da comunicação e da formulação do pensamento. Uma pessoa afásica, apresenta dificuldades na compreensão e na emissão da fala e da linguagem, adquirida em consequência de uma lesão nas áreas cerebrais responsáveis pela fala ou pela compreensão das palavras faladas.

Principais Distúrbios de Aprendizagem 2- Dislexia Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito. Tipos- periféricas e centrais

Principais Distúrbios de Aprendizagem 3- Disgrafia Falha na aquisição da escrita implicando uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita. 4- Dislalia Dificuldade parcial para falar

Principais Distúrbios de Aprendizagem 5- Discalculia Falha na aquisição da capacidade e na habilidade de lidar com conceitos e símbolos matemáticos.

Principais Distúrbios de Aprendizagem 8- Disartria É a articulação defeituosa dos sons da fala sem comprometimento do processo lingüístico 9- Ecolalia é a repetição da última palavra, som ou frase ouvida

Principais Distúrbios de Aprendizagem TDAH- Transtorno de Déficit de atenção/ hiperatividade Tipos: - Desatento: (mundo da lua); - Hiperativo; - Combinado e; - Não-específico.