A Psicologia Científica e o Senso Comum

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

PLANEJAMENTO. PLANEJAR PRA QUÊ? É um processo que exige a organização, sistematização e previsão dos atos teleológicos (destinados a uma finalidade) “Do.
Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.
ROBERT SARAIVA MATOS. Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Dr. Nilton Formiga Psicólogo Social
Centro de Intérpretes PORTAL MARTIM MONIZ.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: um estudo das revistas da base de dados Scielo – CIÊNCIAS HUMANAS Maria Júlia Búrigo Trento¹ Regina.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Fundamentos das Ciências Sociais
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
Cultura e Clima Organizacional
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Qual a origem e a possibilidade do conhecimento?
Mitos e suas Contribuições
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
1. As pessoas nas organizações
“PRECISAMOS FALAR SOBRE
METODOLOGIA DA PESQUISA
Cultura organizacional
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
SOBRE O PODER DOS MODELOS
Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução
Como construir hipóteses?
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Relação entre a Psicologia e a Justiça:
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Psicologia do Desenvolvimento III
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
A Psicologia Científica e o Senso Comum
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
CLC Unidade 7 Dr2 Processos e métodos científicos
Instruções para ler um artigo de investigação primária
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
O CONHECIMENTO ESCOLAR
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade. Profº Erivaldo Costa Sociologia - 1ª Série - Ensino Médio.
PESQUISA QUALI/QUANTI
E. M. Dr. Leandro Franceschini
O Que é Ciência?.
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Mitos e suas Contribuições
O Significado de Pesquisar
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Realidades humanas A Ter Sempre em Mente Eliezer de Pina.
Transcrição da apresentação:

A Psicologia Científica e o Senso Comum

A relação da psicologia científica com o senso comum é complexa A relação da psicologia científica com o senso comum é complexa. Os detractores da psicologia afirmam que de psicologia todos sabemos um pouco, que a psicologia não passa de um senso comum esclarecido, que tem por objectivo confirmar o óbvio e em redescobrir o que já se sabe. A psicologia científica responde ao senso comum demonstrando as contradições expressas em vários provérbios, aponta a indefinição de fronteiras e das circunstâncias em que se aplica, apresenta resultados de investigações psicológicas contra-intuitivos e ressalta a existência de áreas em relação às quais o senso comum pouco ou nada tem a dizer.

Cada vez mais diariamente somos bombardeados com telenovelas, músicas, canções, programas de TV, conferências e debates, livros, revistas e jornais a tratarem de psicologia, comportamento, dificuldades de relacionamento, sexo, paixão e dinheiro, ódio, ciúme e tragédias, sucesso e felicidade. Por muito desatenta que uma pessoa seja, alguma desta informação irá transitar ou ser absorvida subrepticiamente pela mente das pessoas (e.g., Fletcher, 1995). No que se refere à psicologia, o problema não está no pouco que sabemos, ou no muito que julgamos saber, mas antes em julgar que sabemos o suficiente e de modo preciso e correcto. Estará fundamentado o que julgamos saber? Será que podemos aplicar os conselhos gerais ao nosso caso? Será que também sabemos de outras áreas, como a física ou a química?

PSICOLOGIA CIENTÍFICA “Quem vê cara não vê coração” PSICOLOGIA POPULAR X PSICOLOGIA CIENTÍFICA

O Âmbito do Senso Comum De acordo com Fletcher (1984), o senso comum é um corpo de crenças e conhecimentos culturais partilhados por um grupo ou comunidade acerca do funcionamento das pessoas e do mundo que as rodeia. Segundo Fletcher (1984), o senso comum pode ser analisado segundo as três perspectivas seguintes: • O senso comum é constituído por um conjunto de crenças fundamentais sobre a natureza do mundo físico e social. • O senso comum é constituído por um conjunto de máximas e provérbios que as pessoas partilham sobre o mundo físico e social. • O senso comum é constituído por uma maneira comum de pensar sobre o mundo físico e social.

O Âmbito do Psicologia Científica O que trata afinal a psicologia? Como antes foi dito, a psicologia é o estudo científico do comportamento e da organização mental. O objecto da psicologia é analisado sob diferentes perspectivas com o objectivo de se vir a obter um dia uma perspectiva integradora. Estas perspectivas são a biológica, a comportamental, a cognitiva, a sócio-cultural, a psicanalítica e a fenomenológica

A função da psicologia é constituir um corpo coerente de enunciados, empiricamente fundamentados, de forma a explicar o comportamento e a organização mental das pessoas e proporcionar previsões precisas. Nesta perspectiva, a psicologia científica tem uma especificidade própria e não precisa de se preocupar em servir de contraponto à psicologia popular e ao senso comum.

PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

Formula modelos e teorias consistentes para compreender, explicar e prever os fenómenos humanos Avaliação, modificação, retenção ou abandono tais modelos explicativos se não forem capazes de resistir às provas empíricas Replicação dos resultados e ao escrutínio dos especialistas, ao contrário da psicologia popular e do senso comum que apresenta um corpo de saber praticamente imutável ao longo de gerações.

(Tal artigo se encontra no portal) Referências Artigo: “O QUE É QUE A PSICOLOGIA CIENTÍFICA TEM QUE A PSICOLOGIA POPULAR E O SENSO COMUM NÃO TÊM?” , Amâncio da Costa Pinto. (Tal artigo se encontra no portal)