FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Laura de Oliveira Machado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A certificação se dará a cada encontro presencial após aproximadamente 30 dias do prazo final de postagem das atividades complementares. A certificação.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor
I Reunião de Pais e Mestres
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
E.E. ARACI ZEBRAL TEIXEIRA
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
Repositório de materiais Programa Sala de Leitura
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
Produção Institucional Produções Importadas da
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Administrando seu tempo
Estágio IV.
Planejamento de estratégias:
Ler e Escrever: Desafio de todos
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Auto Escola Santa Elisa
Cálculo e Encerramento
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Parte III – Planejando o Projeto
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Perfil PROPONENTE – diretor (a)
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Matrícula Web
PARCERIA QUE DÁ CERTO!!!.
Sistema de Abertura de Chamados
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Gestão e Desenvolvimento de Projetos
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Meu Pergamum: Acesso Usuário
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Produção Institucional Produções Importadas da
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Produção Institucional Produções Importadas da
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
CONHECENDO A BIBLIOTECA
AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA 2018.
Metodologia da Pesquisa
TÍTULO DO TRABALHO EIXO: XXX RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
Roteiro Histórico sobre Gestão de Projetos
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Tópicos Especiais em TI 2
Menus do Portal - Materiais
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Orientações de estágio
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Laura de Oliveira Machado Graduada em Arte Licenciatura marialaura-1994@hotmail.com (45) 988128280

QUAL A VISÃO DO ENSINO DA ARTE NAS ESCOLAS? Sociedade; Pais; Alunos; Escola; Professores; Eu.

Não se deve confundir a arte com o objeto decorativo, que deixa os ambientes mais bonitos, a escola mais alegre, o Dia das Mães agradável ou a espera do consultório médico menos estressante. A arte pode assumir essas características, mas não apenas essas e nem as tem como prioridade, pois o ser humano não tem apenas manifestações agradáveis ou suaves, e sim uma infinidade de manifestações que mostram realidades, ideias e contextos diversos.

GUERNICA – PABLO PICASSO 1937 – Pintura sobre Tela - 3,49m x 7,77m

O ser humano precisa da arte e a escola não pode deixar de suprir essa necessidade. Arte como expressão, como conhecimento, como forma de ver e expressar-se no mundo. A arte está presente no nosso cotidiano, mas precisamos percebê-la!

O homem é um ser criador que se expressa, conhece e transforma a realidade através da arte. Para isso precisa que seus sentidos sejam formados, isto é, que suas percepções sejam desenvolvidas para que ele possa consumir, fruir e produzir artisticamente (TAVARES; TROJAN, 1998, p. 9-10).

A arte é uma provocação Que mexe e remexe com a cabeça Fala mais alto ao coração Diz ao sonho: cresça e apareça A arte anuncia Em formAções de gesto, imagem, melodia No rádio, no palco, na rua, na galeria Inspira novas ideias Canta, dança e denuncia Momentos de paz, Momentos de Covardia Com dança, música e poesia Põe o mundo em movimento Desafia o ser humano Com sabedoria e conhecimento A olhar de dentro pra fora Ao olhar de fora pra dentro A arte é atrevida A criar e recriar Mil FormAções da... vida. BELLO, Maristher, Sem título. Texto não publicado, Curitiba, 2008.

Os conteúdos estão organizados bimestralmente, porém a flexibilização destes conteúdos permite que se trabalhe em conjunto muitos deles. Devem ser todos trabalhados durante o decorrer do ano letivo. Trabalhar os conteúdos abordados em complexidade crescente de acordo com objetivos propostos para cada ano e também especificidades de cada turma.

PLANEJAMENTO COMPLETO Fundamentação Teórica; Objetivos; Pressupostos Teóricos Metodológicos; Conteúdos; Avaliações; Orientação para o Professor.

PLANEJAR É PRECISO O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.

Planejar consiste em prever e decidir: O que pretendemos realizar; O que vamos fazer; Como vamos fazer; Os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

EM SUA HORA ATIVIDADE É NECESSÁRIO QUE: Teste as atividades; Verifique as possibilidades de aplicabilidade com a turma; Prepare os materiais necessários para trabalhar as atividades com os alunos; Registre em seu diário quais atividades serão trabalhadas semanalmente.

MODELO DE PLANO DE AULA Aula de Arte Turma: Conteúdos: Objetivos: Procedimentos Metodológicos (parte inicial, principal, final): nesta parte você descreve passo a passo as atividades que irá desenvolver. Recursos: quais os materiais que irá precisar, qual o espaço que irá utilizar. Avaliação: após a aplicação das atividades você avalia o desenvolvimento da aula e pontua situações que você terá que trabalhar com cada turma. Isto facilita para que depois você preencha a parte de avaliação no livro de frequência.

REGISTRO DE CLASSE O registro de classe é um documento do professor, mantenha ele sempre em dia. Não deixe de fazer a chamada em todas as aulas, pois qualquer problema com o aluno no momento em que está na sua aula é de sua responsabilidade.

Aproveite sua hora atividade para registrar os conteúdos trabalhados de acordo com o planejamento. O registro deve ser do conteúdo diário e não das atividades desenvolvidas. Caso ocorra outra atividade no dia da aula de Arte, colocar uma observação no livro de chamada (Última página).

COLOCAR APENAS A DATA E O CONTEÚDO NO REGISTRO DE CLASSE!

CERTIFICAÇÃO A certificação estará disponível on-line para os participantes que obtiverem 75% de frequência a cada curso presencial e/ou EAD após aproximadamente 30 dias do prazo final de conclusão das atividades. Curso presencial – carga horária de 4 horas cada. Curso EAD– carga horária a definir.

ORIENTAÇÕES PORTAL NTM Verifique se os dados do seu perfil estão atualizados, principalmente o e-mail que é a comunicação mais rápida entre professores e SMED. Tenha o hábito de abrir o portal NTM, no mínimo uma vez por semana, para estar atento a qualquer informação referente à sua área.

Para acessar a parte de ARTE – acesse Secretaria Municipal da Educação, Diretoria de Ensino Fundamental, ARTE. Para ter acesso as atividades online do curso inscrito, precisa acessar na parte inicial – Formação Continuada – e procurar o curso que esta inscrito. Lá terá acesso aos materiais, às informações, atividades e certificado.

VÍDEO MOTIVACIONAL