Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Iêda Freire de Carvalho. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA COMUNICAÇÃO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
EPISTEMOLOGIA MODERNA
Didática das Ciências Experimentais
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
A estruturação da personalidade
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
GRUPOS OPERATIVOS PICHON-RIVIERE.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Alteridade em Vygotski
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Avaliação da aprendizagem
(Karl Emil Maximilian Weber)
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Ler e Escrever: Desafio de todos
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neurociência a favor da educação
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CFO III – Dragões de Ferro
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Psicologia e psicologia do senso comum
Questões sociais e psíquicas que
CONHECENDO A DIDÁTICA O que é Didática? De que assuntos ela trata?
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Comportamento Organizacional
BIO - 2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
EMPIRISMO X RACIONALISMO
Como se aprende História?
Psicologia e psicologia do senso comum
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Programa de Formação de Professores
O que é Educação Ambiental?
A organização da vida social na visão de Karl Marx
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
FENOMENOLOGIA.
A Fenomenologia de Husserl
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
SINAES Mudança de paradigmas
(Karl Emil Maximilian Weber)
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Estrutura serviço de Estética
A evolução do Conhecimento
Metodologia do Ensino de Física I
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins Epistemologias Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins

Questiona o modo como aprendemos o mundo; Epistemologia Estudo da verdade Questiona o modo como aprendemos o mundo; Indaga como sabemos que aquilo que achamos que é real, efetivamente o é.

Epistemologia Empirista É o modelo, por excelência, do fixismo, da reprodução, da repetição. Nada de novo pode - ou deve - acontecer aqui. O professor, representante do meio social, determina o aluno que é tabula rasa frente a cada novo conteúdo. S O Aluno Professor Epistemologia Empirista O aluno aprende se, e somente se, o professor ensina.

CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS EMPIRISMO – “experiência”: Todo o conhecimento se origina da experiência. A existência como informação proporcionada pelos órgãos dos sentidos; A experiência como vivência, conjunto de sentimentos, afetos, emoções AMBIENTALISMO – “ambiente”: O conhecimento se origina do meio em que se vive, da atmosfera, da ambiência, do conjunto de aspectos de um meio social, natural e histórico

Epistemologia Apriorista Esta epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética. O aluno, pelas suas condições prévias, determina a ação - ou inanição - do professor . S O A P Epistemologia Apriorista “déficit herdado”; impossível, portanto, de ser superado.

CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS APRIORISMO – “a priori”: O conhecimento existente a partir de elementos prévios, independente da experiência. INATISMO – “inato”: O conhecimento nasce com o indivíduo.

Epistemologia Relacional Construtivista Aprendizagem é por excelência, construção; ação e tomada de consciência da coordenação das ações Este processo constitutivo não tem fim, e nem começo absoluto. S O A P Epistemologia Relacional Construtivista Modelo pedagógico relacional

CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS INTERACIONISMO – “interação”: Influência ou ação mútua entre coisas e/ou seres (do indivíduo com a sociedade) CONSTRUTIVISMO – “construção”: Ação de reunir diferentes elementos, formando um todo; organização, estruturação de algo; evolução, consolidação

Para Piaget, mentor por excelência de uma epistemologia relacional, não se pode exagerar a importância da bagagem hereditária nem a importância do meio social. O que ele rejeita, no entanto, é a crença de que a bagagem hereditária já traz, em si, programados os instrumentos (estruturas) do conhecimento e segundo a qual bastaria o processo de maturação para estes instrumentos manifestarem-se em idades previsíveis, segundo estágios cronologicamente fixos (apriorismo). Rejeita, de outro lado, que a simples pressão do meio social sobre o sujeito determinaria nele mecanicamente, as estruturas do conhecer (empirismo). (Becker, 2001)

REFERÊNCIAS CAMPOS, D. M. S. (2005) Psicologia da Aprendizagem. 34 ed. Petrópolis: Vozes. HOUAISS, A. & VILLAR, M. de Salles (2004). Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Objetiva. MORA, J. F. (2001). Dicionário de Filosofia. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes. BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. ...., 2001.