Carreira Florestal ...Como liderar equipes e enfrentar – com eficiência – os desafios da atualidade... Eng. Florestal Fernando Cassimiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Advertisements

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
Componente Específico Recrutament o e Seleção Enade 2009.
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL: ENTENDENDO O CONCEITO. O QUE É CERTIFICAÇÃO FLORESTAL ?  Processo voluntário  Baseado em auditoria de terceira parte  Objetivo:
Somos um grupo que atua há mais de 30 anos no mercado de “Facilites”, os segmentos de empresas, condomínios, comércios, indústrias, escolas e hospitais.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Demanda de Mão de Obra para as fases de Implantação e Operação Junho 2009 Edna de Oliveira Gerente de Recursos Humanos.
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMA DE GOVERNO PROGRAMA MODERNIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS Iquego Relator: Conselheiro Carlos Leopoldo.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Inserção de Pessoas Com Deficiência no mercado de trabalho.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Como vender melhor agregando valor ao produto. -O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas.
L° Treinamento Palestrantes Cleuze Mattos Rosset Diogo Matos Tocantins Fabiano Angelo da silva Larissa Morgana Silva do Nascimento Lo-Ami Maria Dores ERGONOMIA.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
ALUNAS: AMANDA GAETA, CAROLINA RODRIGUES, JULIA SAMOGIM E LETICIA T. ROSSI.
OS na Educação da Paraíba
ABNT NBR – Sistemas de Aquecimento de Água a Gás
Apresentação da Franquia
Indicadores de Gestão.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Avaliação de Desempenho.
Kit de ferramentas de Advocacy
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ Diego.
Conservação da Floresta Engajamento Social Gestão do Território Certificação FSC como ferramenta Nova abordagem Planejamento estratégico Sistema.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
BENCHMARKING.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Treinamento.
GESTÃO DE SUCESSO. GESTÃO DE SUCESSO.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Curso Técnico em Agroecologia
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
“ Planejamento de Investimentos: Estruturando o seu Crescimento de Forma Economicamente Sustentável ” 15º Congraf.
Consultoria Referência RH
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
COMPROMISSO  RESPONSABILIDADE TREINAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL MANUTENÇÕES E SERVIÇOS.
SGI Sistema de Gestão Integrada O que é? É a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas,
Mineração & Siderurgia
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Eng. José Wagner Braidotti Junior
Qualidade através da melhoria da Equipe
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NA “EM BUSCA DA EXCELÊNCIA”
Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
Fórum infraestrutura e desenvolvimento valor econômico
RECURSOS HUMANOS NILTON/CELSO/MARTHA. Recursos Humanos Recrutamento e Seleção Beth Administração de Pessoal Nilton Serviço Social Bete Segurança Do Trabalho.
Sistemas de Informações Gerenciais
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS PRODUTO FINAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESPOTTIVA COORDENADOR ACADEMICO PROF. Me.
Transcrição da apresentação:

Carreira Florestal ...Como liderar equipes e enfrentar – com eficiência – os desafios da atualidade... Eng. Florestal Fernando Cassimiro.

Abrangência da Pesquisa 15 empresas participantes;   5 Diretores/Superintendentes; 5 Gerentes; 5 Coordenadores/Especialistas; 6 Segmentos: C&P, Siderúrgico, Madeireiro, Painéis, TIMO e Prestação de Serviços; 5 Operações: silvicultura, viveiro, colheita, transporte e manutenção; 27.831 trabalhadores de campo (43%).

Análise do Questionário Dados gerais da mão-de-obra operacional Segmento: N° empresas Quantidade de m.o. % de terceiros (média) Celulose&Papel 6 13.122 84 Siderúrgico 2 4.162 75 Madeireiro 1 65 50 Painéis 1.258 13 TIMO 324 55 Serviços 8.900 -

Análise do Questionário Certificação Aplicação Quantidade FSC Manejo socioambiental e COC 8 CERFLOR Manejo socioambiental 3 ISO14.001 Gestão ambiental 6 ISO9.001 Gestão de qualidade 5 OSHAS18.001 Gestão de saúde e segurança 4 SA8.000 Responsabilidade social 1 E1 Diretivas equipamentos de pressão Não certificada  

Análise do Questionário Escassez de mão-de-obra florestal Muito escassa 4 Escassa 11 Disponível 3 Motivos da escassez (concorrência com) Agricultura 4 Construção civil Indústrias e usinas Outras empresas florestais 1

Análise do Questionário Mensuração de perdas ou problemas relacionados à mão-de-obra Quantifica (de forma estruturada ou pontual) 11 Não quantifica 6 Impactos apontados: aumento de custos e piora da qualidade dos serviços. Necessidade de qualificar e entender melhor as causas.

Análise do Questionário Índices de turnover e absenteísmo Muito altos 5 Altos 7 Baixos Impactos apontados: queda de rendimento, perda do conhecimento e não alcance de metas. Presenteísmo: conceito contemporâneo de difícil mensuração.

Abrangência da Pesquisa Primeira liderança em campo São devidamente capacitados 9 Necessitam de melhor capacitação 5 São parcialmente capacitados 4 Desafios: melhorar a compreensão dos valores da empresa, dos sistemas de gestão e de técnicas de liderança.

Abrangência da Pesquisa Qualidade da mão-de-obra em campo - Adequação Necessita de melhorias 15 Está adequada Questão encaminhada apenas às contratantes de serviços (excluídas as fornecedoras de mão-de-obra florestal). Desafios: melhor seleção para recrutamento e fidelização da mão-de-obra

Abrangência da Pesquisa Qualidade da mão-de-obra em campo – Maiores Desafios Retenção de mão-de-obra 11 Capacitação 5 Atratividade 4 Redução da idade média 1 Questão encaminhada apenas às fornecedoras de mão-de-obra florestal. Apontamento das maiores deficiências da mão-de-obra em campo Falta de capacidade e aptidão 11 Baixa frequência 8 Falta de líderes em campo 2 Falta de consciência ambiental 1 Falta de consciência com própria segurança Apontamentos fundamentados em desmotivações e limitações pessoais Questão encaminhada apenas às contratantes de mão-de-obra florestal.

Abrangência da Pesquisa Qualidade da mão-de-obra em campo – Investimento Visão das Contratantes A empresa estimularia ou investiria em capacitação 13 Não estimularia ou investiria em capacitação Questão encaminhada apenas às contratantes de serviços (excluídas a fornecedoras de mão-de-obra florestal). Qualidade da mão-de-obra em campo – Investimento Visão das Empreiteiras A empresa investe em capacitação 2 A empresa não investe em capacitação Questão encaminhada apenas às fornecedoras de mão-de-obra florestal.

Ponto Central da Pesquisa PROBLEMAS SISTEMÁTICOS NA GESTÃO DE MÃO DE OBRA E LÍDERES DE CAMPO M.O. CAMPO LÍDERES DIRETOS

...treinar, treinar, treinar...

Cinco Ferramentas Práticas de Gestão Carta de Contratação Link: Carta_Oferta de Trabalho.docx 2) Descrição de Cargo e Matriz de Resp. e Autoridade Link: RS_Descrição Cargo Coordenador Operações.docx 3) Regulamento Organizacional Link: SGI -R SOLUTIONS_2017.pptx 4) Procedimentos Administrativos Link: Procedimento Administrativo 002_Comunicação_Fluxo Administrativo_07_01_2015.docx 5) Gestão do Desempenho Link: website_desempenhando.com.br.png Link: Relatório_PGD_Demonstração.pdf Link: Apresentação_Resultados_PGD.pptx

Encorajar o crescimento ...atributos da liderança... Pensar positivo Agir como um mentor Ser justo Elogiar e dar crédito Delegar e monitorar Corrige falhas Encorajar o crescimento “Nós”

Resource Solutions: Atuações Globais Locations where we have had “boots-on-the-ground” operating responsibility for plantations and/or manufacturing assets.