PACTO PARA O FORTALECIMENTO Profª Mse. Judith Aparecida de Souza Bedê DO ENSINO MÉDIO Profª Mse. Judith Aparecida de Souza Bedê
PRA COMEÇO DE CONVERSA... Vídeo 1- Maria Bethânia CÂNTIGO NEGRO – José Régio
PRELIMINARES A SEREM CONSIDERADAS Interlocução entre as disciplinas; Compreensão do macromodelo; Mediação de saberes; Delimitação do sujeito professor; Delimitação do sujeito aluno.
HUMANAS, DA NATUREZA, LINGUAGENS? DIMENSÕES DA ATIVIDADE EDUCATIVA. Nossos estudantes estão constantemente necessitando da MEDIAÇÃO DAS LINGUAGENS. Explorar e trabalhar: cultura, ciência, tecnologia, trabalho DIMENSÕES DA ATIVIDADE EDUCATIVA.
ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS ÀS DISCIPLINAS ACADÊMICAS “[...] abordagem de temas abrangentes e contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como na esfera individual”. AS ÁREAS NÃO EQUIVALEM ÀS DISCIPLINAS ACADÊMICAS
Vídeos 1 e 2 https://www.youtube.com/watch?v=_JuVdTqcnT0 https://www.youtube.com/watch?v=dU-EFmvfiFg
Definição sócio-histórica da linguagem; ATENTAR PARA: Definição sócio-histórica da linguagem; - Práticas de linguagem como parte do processo de ensino e aprendizagem; - Experienciação e contraste de práticas diversas, gerando debates, pesquisas, e a reflexão; - As visões de mundo e os valores, manifestos por meio da linguagem.
Quais aspectos considerar? + Organização e uso crítico das diferentes linguagens; + Percepção der ideologias, interesses, o jogo do poder expresso em textos, obras, imagens, reportagens, etc.; + Valorização ou desvalorização dos grupos está ligada à linguagem utilizada por eles; + Conhecimentos sobre o mundo globalizado: seus benefícios, seus dilemas e seus problemas;
+ Relações de poder ou de hegemonia; *Linguagem é matéria-prima; *Linguagem é instrumento; *Linguagem é produto; *Linguagem define o ser humano. + Possibilitar a auto-avaliação da conduta do discente; + Valorizar o conhecimento globalizado, transcultural, digital, tecnológico...; + Conhecimentos sobre a linguagem tecnológica.
Assim, esse conhecimento diz respeito à prática social transversal e globalizadora decorrente do rompimento das fronteiras espaço-temporais que põem em cena as mestiçagens linguísticas, culturais, étnicas, sociais etc. características desse início de século.
O acesso a saberes sobre o mundo digital é fundamental aos estudantes do Ensino Médio, pois: 1) as práticas digitais, direta ou indiretamente, impactam o seu dia-a-dia, 2) certamente já lhe despertam o interesse, o que favorece o ensino significativo, e 3) delas podem melhor se apropriar técnica e criticamente para sua participação social e profissional.
Práticas de linguagem nos componentes curriculares da área Valer-mo-nos da interdisciplinaridade; Considerar as potencialidades e pendências em termos dos conhecimentos Desenvolver sofisticados saberes relacionados à: - leitura e a produção textual; - variação nas/das várias esferas sociais; - a intencionalidade dos discursos;
ENCAMINHAMENTOS: POSSIBILIDADES *formação de rodas de leitura; *compartilhamento de textos produzidos; *instauração de ciclos de debates *produção de eventos aliados às mídias * usar a leitura e produção e textos jornalísticos em língua materna e estrangeira * viabilizar situações de reflexão do indivíduo como agente social e político; *formação de convênios com jornais comunitários
*a construção de fóruns de intercâmbio entre estudantes falantes de línguas diferentes; *a participação em movimentos internacionais de hip-hop, capoeira, leitura... *envolver os alunos na discussão de questões da juventude; *oportunizar a produção audiovisual; *desenvolver projetos culturais (de teatro, dança, música, artes plásticas), *incentivar a participação em movimentos já instaurados (como os cineclubes, os saraus, as exposições),
*Incentivar /valorizar a frequência a aparelhos culturais (teatros, cinemas, museus, feiras etc.); *O mesmo para projetos esportivos, *Promover o agregamento de práticas que valorizam a cultura, a ecologia, a cultura local/regional/nacional.
Palavras finais... QUEM ME LEVA OS MEUS FANTASMAS https://www.youtube.com/watch?v=uH9MLg9XKj0
De que serve a terra à vista Se o barco está parado? “De que vale ter o mapa Se o fim está traçado? De que serve a terra à vista Se o barco está parado? De que serve ter a chave Se a porta está aberta? Pra que servem as palavras Se a casa está deserta?” Pedro Abrunhosa – Quem me leva aos meus fantasmas Obrigada! Até mais.