Auditoria Logística Bruno Albuquerque Douglas Martins Felipe Silva

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Transcrição da apresentação:

Auditoria Logística Bruno Albuquerque Douglas Martins Felipe Silva Marcos F. Pereira Suelen da Graça

O crescimento da competição global; Novas filosofias de produção; As empresas tem passado por profundas alterações, dentre as principais questões relacionam se : O crescimento da competição global; Novas filosofias de produção; Ênfase no uso de tecnologia de informação (TI); Integração das atividades que agregam valor na cadeia de suprimentos. Nesse ambiente competitivo, a logística tem obtido maior visibilidade e importância, assumindo assim um papel estratégico nas organizações.

Auditoria: Tradicionalmente, o exercício da auditoria é a pratica de verificação dos registros contábeis que compreende o exame de documentos, livros e registros. Sob a ótica administrativa, a auditoria contribui para redução da ineficiência, negligência, incapacidade e desonestidade dos fatores de um processo. Pode se entender a auditoria como uma avaliação planejada, independente e documentada para determinar: Conformidade com exigências escritas (acordos planejados). Eficiência daquelas exigências em satisfazer os controles básicos da gerencia. Por tanto, a auditoria é uma função administrativa que exerce a verificação/constatação/validação em cima dos principais níveis empresariais (operacional/tático/estratégico).

Auditoria Logística: Um efetivo sistema de controle logístico requer, dentre outras coisas, um levantamento periódico, preciso e relevante das informações do desempenho das atividades realizadas. Uma avaliação periódica do sistema logístico deve fazer parte da estratégia logística de qualquer organização. Um sistema de controle pode perder sua eficiência se as informações disponíveis não forem perfeitas. As informações passadas pela auditoria são usadas para estabelecer novos pontos de referencia, com os quais os relatórios são gerados, podendo assim corrigir possíveis erros.

Auditoria logística é uma ferramenta útil pois permite: Identificar dados chaves necessários para um efetivo gerenciamento de custos, do serviço ao cliente. Detalhar e melhor entender o ambiente, o que é um primeiro passo essencial no processo de desenvolvimento da estratégica logística. Auditar as funções logísticas para verificar se o sistema logístico esta atingindo os requisitos do mercado, a um custo competitivo, com flexibilidade e, dentro de um custo adequado.

Um programa de auditoria deve ser conduzido rotineiramente, embora o período entre as auditorias possa variar conforme a empresa. Empresas de excelência conduzem auditorias logísticas em uma base regular de pelo menos uma vez ao ano e algumas vezes com uma freqüência maior para garantir um melhor monitoramento e uma capacidade maior de resposta rápida mediante as mudanças no mercado. Uma das razoes da auditoria logística é desenvolver um banco de dados para avaliar os vários componentes do sistema operacional logístico e identificar as melhorias de produtividade. Sendo necessário identificar, coletar, e analisar os dados que melhor descreverão os atuais custos e níveis de serviço ao cliente.

Cada vez mais a guerra comercial se dá no campo do conhecimento e informações , onde uma empresa torna – se competitiva quando ela tem capacidade de coletar e fazer uso de informações relevantes com propriedade, discernimento e inteligência. Satisfazer clientes com produtos e serviços de qualidade, certamente requer um levantamento de informações confiáveis e a tempo . Entretanto, para alcançar tal objetivo, não é suficiente que as empresas saibam o que o cliente quer, mas que saibam também, se seus recursos e praticas operacionais são capazes disso. Vale lembrar: O mercado logístico esta em plena expansão no Brasil e que muitas empresas lideres mundial estão instalando suas bases em território brasileiro. Estas empresas oferecem serviços diferenciados, atacando diretamente clientes altamente potenciais. E isso, por sua vez, acaba por elevar consideravelmente o grau de exigências dos mesmos. Neste contexto, somente as empresas bem planejadas e com solidez de suas estratégias poderão disputar com igualdade de condições a difícil batalha da conquista e fidelização dos clientes

Bibliografia: Administração estratégica em busca do desempenho superior; Chiavenato, Idalberto; 1º edição ; Ed. ISBN Administração da produção; Piero Laugeni, Fernando; 2° edição; Ed. ISBN Auditoria da qualidade; Rabelo, A.R.C ; Ed Qualitymark. (1998)