Profª Ms. Juliana Schivani

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Therezinha Conde
Advertisements

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Jeferson Bugelli – Pedagógico
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
KARL MARX - Marxismo.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
Currículo e planejamento
METODOLOGIA DE PESQUISA
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Estágio IV.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Márcia Figueiredo Consultor EAD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Pedagogia Profa. Lucia Breno
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Leitura dos Resultados EXEMPLO
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Educação no Brasil Tragédia.
Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio:
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Diferentes significados para sinal de igualdade?
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Contextualização: escola e alunos
Prof: Emanuel Domingos dos Santos
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Reflexividade e formação de professores
Metodologia do Ensino de Física I
Orientações para elaborar o portfólio
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Profª Ms. Juliana Schivani profjuliana.matematica@gmail.com LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: potencialidades e desafios para o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Profª Ms. Juliana Schivani profjuliana.matematica@gmail.com

O que veremos? Definição de LEM; Tipos de LEM (público alvo, objetivos e materiais); Potencialidades; Limitações; Atividades.

Cada um no seu espaço

Cada um no seu espaço

Cada um no seu espaço

O espaço do professor O bom desempenho de um profissional também depende do seu ambiente de trabalho e dos materiais que tem disponível. Na atual Educação Matemática, o espaço mais adequado para o professor executar seu trabalho é no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) (LORENZATO, 2012).

Definição de LEM Existem várias concepções de LEM. Para alguns autores, o LEM pode ser construído em um armário, uma caixa... Tudo depende da finalidade, dos objetivos...

Definição de LEM Lorenzato diz que Pode ser um local para guardar materiais essenciais, tornando-os acessíveis as aulas. Nesse caso, seria um deposito ou arquivo de instrumentos tais como livros, materiauis manipuláveis, filmes, matéria-prima para ocnfeccção de materiais didáticos, etc...

Definição de LEM Ampliando essa concepção de LEM, ele é um local para dar aulas, para tirar duvidas, para planejar, produzir, criar.

Definição de LEM “Mais que um depósito de materiais, sala de aula, biblioteca ou museu de matemática, o LEM é o lugar da escola onde os professores estão empenhados em tornar a matemática mais compreensível aos alunos” (LORENZATO, 2012, p.7).

Definição de LEM “(...) ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensar matemático” (LORENZATO, 2012, p.7).

Tipos de LEM Sua construção depende do público o qual o LEM se destina e os objetivos que se deseja alcançar. Há LEM com materiais específicos para a educação infantil, as séries inicias do ensino fundamental, as finais, o ensino médio e até em cursos de formação de professores.

Tipos de LEM EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver os processos mentais básicos; Favorecer a percepção espacial e a noção de distância. Na educação infantil: processo mentais básicos de correspondência, comparação, classificação, sequenciação, inclusão e conservação, essenciais para a formação do conceito de número. Espacial e distancia para formar o conceito de medida.

Tipos de LEM ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL Ampliar conceitos, descobrir propriedades, perceber a necessidade do emprego de símbolos; Compreender algoritmos. Nas 4 primeiras séries do ensino fundamental, o tátil e o visual ainda devem se manter forte, porém, os materiais devem visar mais diretamente aos conceitos matemátricos e suas propriedades.

Tipos de LEM ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL Desafiar o raciocínio lógico-dedutivo nos campos aritmético, geométrico, algébrico, trigonométrico, estatístico.

Tipos de LEM ENSINO MÉDIO Análises e interpretações mais aprofundadas sobre situações-problemas; Desafios ao raciocínio combinatório. Para o ensino médio, além de tudo que possui no do fundamental, deve conter questões de vestibulares, artigos de jornais, situações problemas, etc...

Tipos de LEM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES “(...) mais importante que ter acesso aos materiais é saber utilizá-los corretamente. É inconcebível um bom curso de formação de professores de matemática sem LEM” (LORENZATO, 2012, p.10). Para o ensino médio, além de tudo que possui no do fundamental, deve conter questões de vestibulares, artigos de jornais, situações problemas, etc...

Tipos de LEM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Desenvolve no licenciando a consciência crítica, a atitude de indagação, a busca pelo conhecimento; O torna pesquisador; O torna auto avaliador de suas práticas, identificador de problemas surgidos nas atividades; Ganham autonomia. Para o ensino médio, além de tudo que possui no do fundamental, deve conter questões de vestibulares, artigos de jornais, situações problemas, etc...

Potencialidades do LEM Ambiente agradável e favorável para: o pensamento crítico e reflexivo; a descobertas matemáticas; a formação de conceitos; o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo; a criação e construção de estratégias facilitadoras do ensino e da aprendizagem; transformar professores e alunos em agentes autônomos e investigativos do saber. O professor passa a pensar em que tipo de material fazer para facilitar o aprendizado e assim, se torna pesquisador, relaciona as teorias aprendidas na pedagogia com disciplinas de formação profissional como física e geometria.

Potencialidades do LEM FAZ PENSAR!

Limitações do LEM Se o LEM é tão importante, por que é raro encontrá-lo numa escola pública?

Limitações do LEM Uma proposta de lei de 2013 tramita pela câmara dos deputados ...

Limitações do LEM Uma proposta de lei de 2013 tramita pela câmara dos deputados ...

Limitações do LEM Uma proposta de lei de 2013 tramita pela câmara dos deputados ...

Limitações do LEM Uma proposta de lei de 2013 tramita pela câmara dos deputados ...

Limitações do LEM Uma proposta de lei de 2013 tramita pela câmara dos deputados ...

Limitações do LEM Elevado custo financeiro; Sucata. Exige boa formação docente; “Com professor despreparado, nenhum método produz aprendizagem significativa” (LORENZATO, 2012, p.12). Não pode ser aplicado a todos os assuntos do programa; “Pode disponibilizar uma diversificação de meios” (LORENZATO, 2012, p.13).

Limitações do LEM

Limitações do LEM

Limitações do LEM

Limitações do LEM

Limitações do LEM Elevado custo financeiro; Sucata. Exige boa formação docente; “Com professor despreparado, nenhum método produz aprendizagem significativa” (LORENZATO, 2012, p.12). Não pode ser aplicado a todos os assuntos do programa; “Pode disponibilizar uma diversificação de meios” (LORENZATO, 2012, p.13).

Limitações do LEM Elevado custo financeiro; Sucata. Exige boa formação docente; “Com professor despreparado, nenhum método produz aprendizagem significativa” (LORENZATO, 2012, p.12). Não pode ser aplicado a todos os assuntos do programa; “Pode disponibilizar uma diversificação de meios” (LORENZATO, 2012, p.13).

Limitações do LEM Elevado custo financeiro; Sucata. Exige boa formação docente; “Com professor despreparado, nenhum método produz aprendizagem significativa” (LORENZATO, 2012, p.12). Não pode ser aplicado a todos os assuntos do programa; “Pode disponibilizar uma diversificação de meios” (LORENZATO, 2012, p.13).

Limitações do LEM Não pode ser usado em turmas numerosas; Com até 30 alunos, divide-se em subgrupos. Acima disso, só há observação dos alunos. Demanda tempo; O que perde-se em tempo, ganha-se em significado. Ao facilitar a aprendizagem, o professor ganha tempo. Pode induzir o aluno aceitar como verdadeiras as propriedades matemáticas propiciadas pelo material didático. Até os 13 anos, a aquisição do conhecimento apoia-se nos sentidos da audição, da visão e do tato (LORENZATO, 2012).

Atividades avaliativas Visita técnica aos LEM estadual, privado e federal. Projeto de construção de um LEM sustentável.

Referência LORENZATO, Sergio (org). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2012.

Indicação bibliográfica MENDES, Iran. Matemática e Investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

Próximas aulas Socialização das visita técnicas aos LEM; Estudo da definição do conceito de sustentabilidade, materiais recicláveis e materiais reaproveitáveis; Divisão dos grupos e sorteio dos materiais didáticos a serem explorados.

Profª Ms. Juliana Schivani profjuliana.matematica@gmail.com LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: potencialidades e desafios para o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos Profª Ms. Juliana Schivani profjuliana.matematica@gmail.com