DIREITOS FUNDAMENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 5.
Advertisements

Grupos de Pressão I. INTRODUÇÃO: A realidade social moderna experimenta a vida social através de sociedades, grupos, classes e partidos como substrato.
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Segurança da Posse: a Responsabilidade do Sistema de Justiça no cumprimento e efetivação da legislação nacional e internacional relativa ao Direito à Cidade.
Exercício de revisão para a prova 8º Ano. Questão 01 Qual é a definição de democracia? R.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
TEORIA DOS DIREITOS SUBJETIVOS. NOÇÕES PRELIMINARES DIREITO FACULDADE DIREITO PRERROGATIVA “DIREITO CONSIDERADO NA VIDA REAL, ENVOLVENDO E PENETRANDO.
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
AULA DE 14/09/2006 REVISÃO PARA PROVA DE A3 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
CONCEITO DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO
Liberalismo Econômico
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Atividade 7 - Estado e Governo
BARBOSA, Rosângela Nair de Carvalho
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Projeto de Extensão Comunicação, Saúde e Mídia
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Profa. Nina Ranieri TGE II
Sociologia Política Prof. André Zanetic
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
O que é o Estado? «O Estado corresponde a uma certa forma – historicamente situada e amplamente consolidada – de convivência política, que se caracteriza.
Aprender Hoje, Lembrar Sempre!
Ruwan Subasinghe Responsável Jurídico da ITF
Os desafios da política no novo milênio
O que é Educação Ambiental?
SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: FRANCILEI
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Terceira Parte.
Filosofia Política O Estado.
A Internet ao serviço dos direitos fundamentais da pessoa humana
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Cidadania: Perspectivas do conceito nas Constituições de 1937 e
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
A liberdade guiando o povo
As funções do Estado e da Política TRABALHO COM DIREITOS DE AUTOR
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Direitos Fundamentais
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Ma CAMILA ILÁRIO.
CIDADANIA E CAPITALISMO uma critica a concepção liberal de cidadania
O que é Educação Ambiental?
A organização da vida social na visão de Karl Marx
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
DIREITO À INTIMIDADE DO EMPREGADO E O PODER DIRETIVO DO EMPREGADOR
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Direitos Humanos.
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Roque Antonio Carrazza: RELEMBRANDO O PASSADO Roque Antonio Carrazza: “No passado, a tributação era realizada de modo tirânico: o monarca ‘criava’
Orientações de estágio
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Direitos Humanos e Políticas Públicas
Transcrição da apresentação:

DIREITOS FUNDAMENTAIS Classificação / Tipos Possibilidades

2a Possibilidade Objeto imediato: Liberdade  liberdade de locomoção, de pensamento, de reunião, de associação, de profissão, de ação, liberdade sindical, greve; Segurança  direitos subjetivos em geral, os direitos consagrados em matéria penal, tributária, domicílio...; Propriedade  propriedade em geral, a artística, literária, científica, industrial...

3a Possibilidade Manoel Gonçalves Ferreira Filho A Primeira Geração  a dos direitos individuais, as liberdades proclamadas nas Declarações e nas primeiras constituições. É o que o autor chama de núcleo das liberdades. A Segunda Geração  a dos direitos sociais e coletivos que emergem ao final do século XIX e começo do século XX sob a influência das novas demandas sociais e, notadamente, com o impacto de documentos como a Declaração francesa de 1848, a Constituição mexicana de 1917, a Constituição de Weimar, de 1919, a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado de 1918, o Tratado de Versalhes, de 28 de junho de 1919, por força do qual emerge a OIT (Organização Internacional do Trabalho). A Terceira Geração  os direitos de solidariedade, voltados “à qualidade de vida e à solidariedade entre os seres humanos de todas as raças ou nações,...” São os denominados “direitos de fraternidade”, englobando “o direito à paz, o direito ao desenvolvimento, o direito ao meio ambiente, o direito ao patrimônio comum da humanidade, o direito à autodeterminação dos povos e o direito à comunicação”

4a Possibilidade José Afonso da Silva Direitos Fundamentais do homem - indivíduo  os que reconhecem autonomia aos particulares, garantindo iniciativa e independência aos indivíduos diante dos demais membros da sociedade política e do próprio Estado. Direitos Fundamentais do homem-membro de uma coletividade  que a Constituição adotou como direitos - coletivos... Direitos Fundamentais do homem – social  que constituem os direitos assegurados ao homem em suas relações sociais e culturais; Direitos Fundamentais do homem – nacional  que são os que têm por conteúdo e objeto a definição da nacionalidade e suas faculdades; Direitos Fundamentais do homem – cidadão  que são os direitos políticos..., chamados também direitos democráticos ou direitos de participação política.”

5a Possibilidade Critério – binômio Liberdade Autonomia   Liberdade Participação As liberdades  “poderes de agir ou não agir, independentemente da ingerência do Estado”. Estaria o analista diante da liberdade autonomia, definida por Constant e que inclui ”a liberdade em geral, a segurança, a liberdade de locomoção, a liberdade de opinião, a liberdade de expressão, a propriedade, a presunção de inocência, a legalidade criminal, a legalidade processual, a liberdade de resistir à opressão, que já se aproxima dos direitos do cidadão”   Os direitos do cidadão  “poderes”, consubstanciados em “meios de participação no exercício do Poder Político”. Correspondem ao elenco que Constant inseria no rótulo “liberdade dos antigos”, compreendendo o direito de escolher representantes, de controlar os agentes públicos, de fiscalizar e solicitar prestação de contas dos poderes públicos.

OBS: esta tipologia serve de base para identificar uma 6a Possibilidade Caggiano, Monica Herman e Lembo, Cláudio, “Direitos Políticos”, Capítulo 10 do livro Direito Constitucional, Sônia Yuriko K. Tanaka, Ed. Malheiros. (eletrônico) 6.1.) Direitos civis e Políticos em contraposição a Direitos Econômicos e Sociais 6.2) Direitos Civis  reflete influência jusnaturalista; envolve a ideia da liberdade do ser humano transcendendo o Estado; exige a inação do Estado; situa-se, na concepção de alguns, acima do Direito positivo. 6.3) Direitos Políticos  posiciona o indivíduo em face do Estado; é a figura do cidadão que exsurge; a este cidadão são assegurados direitos de participação política; o direito de sufrágio, bidimensional – ativo e passivo OBS: esta tipologia serve de base para identificar uma Dual consideração do indivíduo Como ser humano, na sua individualidade; Como integrante de uma comunidade social.

Constituição brasileira de 1988 6 G R U P O S Direitos individuais (art. 5o ) Direitos coletivos (art. 5o ) Direitos Sociais (arts. 6o , e 193 e ss) Direitos à Nacionalidade, art. 12 Direitos Políticos, (art. 14 a 17) Direitos Econômicos (art. 5º. art. 6º. + Título √II, Cap. I – Dos Prncípios Gerais da Atividade Econômica, art. 170 e seguintes.)