Escola Acessível – PDDE Estrutura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Advertisements

COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Programa Nacional do Livro Didático
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS UFMS – (67) / 7722.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
1ª Feira de Ciências da Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista - FeCIBRA Data : 31/08/2016 local : Diretoria de Ensino de Bragança Paulista.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Plataforma de Cotação - PME. Principais benefícios: Maior Autonomia Mobilidade 100% Online Seguro Facilidade Treinamento – Plataforma do Corretor O Cotador.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Coordenação de Políticas Educacionais para a Juventude e Adultos Programa Ensino Médio Inovador
GEPLAN Fluxograma 4º - Prazo de Conclusão
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
ENADE 2017: Alunos Regulares (Ciclos Azul)
Programa Novo Mais Educação
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Programa Novo Mais Educação
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Cadastro de Plano de Trabalho Prestadora
Trabalho de conclusão de curso
PDE PRC/PROEMI SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA/MG SETOR PEDAGÓGICO – DIRE.
Estágios Não-Obrigatórios
ASPECTOS OPERACIONAIS
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
1º semestre Plano de Formação
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
1.
Programa Mais Educação (Antigo)
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
IV Conferência Estadual
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
PDDE PDE Qualidade Atleta na Escola PDDE Estrutura Escola Acessível
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
CNPq e o Currículo Lattes
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESTAÇÃO DE CONTAS. Orientações para regularização de pendências de prestação de contas das UEx.
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
Resolução 126/ de fevereiro de 2017
Chamada Forma-Engenharia
Diretoria de Ensino – Região Osasco
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
VIII Fórum Institucional de Ensino
Nivelamento de Componentes Curriculares e
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Escola Acessível – PDDE Estrutura D.E. Região - Osasco Escola Acessível – PDDE Estrutura Objetivo: Garantir que a escola promova algumas ações ligadas à acessibilidade de alunos e comunidade. Pontos Específicos do Recurso: Não houve adesão ao programa, porém o recurso foi depositado na conta de algumas APMs, pois o MEC observa dados do CENSO; Deve ser inserido um plano de atendimento com as ações que a escola irá desenvolver, na plataforma SIMEC (Sistema Integrado do MEC); O recurso só poderá ser gasto após aprovação do Plano de Atendimento inserido na plataforma; O Plano de Atendimento acompanha a prestação de contas do recurso; As escolas que receberam o recurso têm prazo para Prestação de Contas, até dezembro/2015. O recurso não poderá ser reprogramado para 2016. Orientações do Programa Escola Acessível estão em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_progra ma_escola_acessivel.pdf

Atleta na Escola- PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Atleta na Escola- PDDE Qualidade Objetivo: Estimular nas escolas públicas as práticas esportivas considerando três modalidades: judô, atletismo e voleibol. Pontos Específicos do Programa: Funciona por adesão na plataforma pddeinterativo (nova plataforma), levando em conta escolas que já possuem outros programas como o Mais Educação e o PROEMI; Há um questionário de informações na plataforma que deverá ser respondido após o término das atividades; A inserção dos alunos nas modalidades é por faixa etária; O recurso só privilegia ações de custeio e é depositado na mesma conta do PROEMI;

Atleta na Escola- PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Atleta na Escola- PDDE Qualidade Apesar de fazer parte da prestação de contas, os gastos de custeio do Atleta na Escola devem ser realizados de forma separada; Não há um plano que acompanha a prestação de contas e sim o preenchimento de um questionário com informações e avaliação das atividades que foram desenvolvidas; Orientações em http://atletanaescola.mec.gov.br/ e gastos consultar a lista de itens (custeio) disponibilizada como sugestão: http://atletanaescola.mec.gov.br/anexos/ItensFinanciaveisCusteio2014 .pdf

Mais Cultura – PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Objetivo: Desenvolver práticas artísticas e culturais articuladas ao projeto pedagógico da escola, por meio de um Plano de Atividade Cultural inserido na plataforma SIMEC; Pontos específicos do programa: Deve ser feita a adesão pela escola e há uma avaliação do Plano de Atividade Cultural pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério da Cultura ( MINC); O projeto aprovado e com a 1ª parcela depositada em 2014, deve ser realizado no ano de 2015 e prevê uma ação conjunta entre a escola e o artista/entidade cultural que firmou a parceria;

Mais Cultura – PDDE Qualidade D.E. Região - Osasco Mais Cultura – PDDE Qualidade O Plano de Atividade Cultural inserido no SIMEC acompanha a prestação de contas; Os recursos devem ser gastos conforme foram previstos no Plano de Atividade Cultural, quaisquer alterações deverão estar registradas nas atas que acompanham a prestação de contas; O recurso foi depositado na mesma conta do PROEMI, porém os gastos são realizados de forma separada; Antes de efetuar os gastos consultar a situação do prestador de serviços identificado no Termo de Parceria do Plano; Orientações disponíveis em: http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1171222/manualdesenvolvi mento_maisculturanasescolas_periodo+eleitoral_19-08.pdf/ecf78e5c- f9bd-4528-a427-a1c906d12c56

Mais Educação – PDDE Educação Integral D.E. Região - Osasco Mais Educação – PDDE Educação Integral Objetivo: Ampliar, por meio de oficinas atreladas ao projeto pedagógico da unidade escolar a jornada dos alunos do ensino fundamental. Destaques do programa: Período de adesão é divulgado pela SEE ( geralmente no 1º semestre); A escola faz adesão no pddeinterativo e cadastra as oficinas e número de alunos dos 6º ao 9º anos que serão atendidos; O recebimento do recurso pela APM exige que a direção atente para os valores definidos para o pagamento dos monitores, compras dos Kits de custeio e capital e pagamentos de despesas e gastos com a manutenção das oficinas. Verificar o Relatório de Estimativa . Todos os gastos devem ser planejados coletivamente e aprovados pela APM ;

Mais Educação- PDDE Educação Integral D.E. Região - Osasco Mais Educação- PDDE Educação Integral As atas da APM acompanham a prestação de contas e qualquer alteração na compra do material deverá estar registrada e aprovada pelos membros da Unidade Executora. Os pagamentos aos monitores e fornecedores devem ser realizados com cheques nominais; A prestação de contas é composta de todos os documentos do PDDE Básico e também do: Termo de Adesão do Voluntário, Recibo de Ressarcimento Mensal, Relatório Mensal das Atividades do Monitor, Relatório de Estimativa e atas da APM que tratam do repasse programa;

Mais Educação – PDDE Educação Integral D.E. Região - Osasco Mais Educação – PDDE Educação Integral Para o gasto do recurso e aquisição dos Kits sugeridos para as oficinas deverá ser consultado o Manual Operacional da Educação Integral 2014, disponível em http://comitedintegral- saopaulo.blogspot.com.br/2014/06/manual-operacional-de- educacao-integral.html e a Resolução FNDE 14 de 9/6/2014 em https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?aca o=abrirAtoPublico&sgl_tipo=RES&num_ato=00000014&seq_ato=000 &vlr_ano=2014&sgl_orgao=CD/FNDE/MEC

PROEMI- PDDE QUALIDADE D.E. Região - Osasco PROEMI- PDDE QUALIDADE Objetivo: Apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. Pontos Específicos do Programa: A escola deve fazer adesão ao programa no pddeinterativo, preencher um diagnóstico e ao levantar as dificuldades o grupo elabora um plano chamado PRC ( Projeto de Redesenho Curricular); O projeto de redesenho curricular possibilita o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

PROEMI- PDDE QUALIDADE D.E. Região - Osasco Os materiais devem ser adquiridos conforme elencados no PRC; caso necessite comprar material que não consta no PRC, a direção deverá justificar a real necessidade do objeto e ter aprovação da APM e Conselho de Classe, informando inclusive em que Macrocampo será utilizado. O PRC é aprovado pela SEE, pelo MEC e pelo FNDE e não poderá ser alterado futuramente, portanto, as ações devem ser bem pensadas e articuladas para sua execução em dois anos; A mudança da equipe de trabalho definida no PRC não interfere no processo e fluxo do trabalho;

PROEMI- PDDE QUALIDADE D.E. Região - Osasco PROEMI- PDDE QUALIDADE IMPORTANTE: Uma cópia do PRC com as ações previstas para o programa devem acompanhar a prestação de contas para conferência da verba em nível de Diretoria de Ensino. Mais informações sobre o programa: http://www.emdialogo.uff.br/content/programa-ensino-medio- inovador-documento-orientador