Sistema de avaliação de ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
I NICIATIVA - A VALIAÇÃO DA E DUCAÇÃO B ÁSICA Junho 2016 Devolutiva do GT.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
Entrelaçando Ensino Médio e Ensino Superior. “Nós temos olhos que se abrem para dentro, esses que usamos para ver os sonhos” Mia Couto.
Avaliação e a Qualidade na Educação Iº Seminário de Avaliação e Qualidade da educação Municipal de Salvador 05/07/2007.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Desenho e Implementação de um Sistema de Metas Educacionais para o Brasil Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo.
NOVO ENSINO MÉDIO Análise da MP 746/2016. AS MUDANÇAS – JUSTIFICATIVA - IDEB do EM estagnado desde Desempenho de Português e Matemática é menor.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
INDICADORES EDUCACIONAIS
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Total de Escolas: escolas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Comunidade de Aprendizagem
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Universidade Federal de Pelotas
Docência do Ensino Superior
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Relatório de Autoavaliação Institucional
Para onde estão indo nossos alunos?
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Erisson Viana PUC-RIO Alicia Bonamino Tufi Soares UFJF - CAED
Análise de texto Prof. Rógi.
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Planejamento de uma avaliação Projeto de Reforço Escolar
O Programa Brasil Alfabetizado
SINAES ENADE.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
30anos CENPEC.
Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no
FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX
EEEM Profª Salomé Carvalho
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
REDE SESI DE EDUCAÇÃO Escola SESI Jundiaí SIMULADO SOMOS.
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Avaliar desempenho de servidores
MEDALHA PAULO FREIRE.
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Leitura dos Resultados EXEMPLO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ESCOLA: UM AMBIENTE PROMOTOR DA SAÚDE EMOCIONAL DOS PROFESSORES?
Educação no Brasil Tragédia.
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Avaliar desempenho de servidores
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
programa saúde na escola (PSE)
Transcrição da apresentação:

Sistema de avaliação de ensino Plano de Desenvolvimento da Educação

Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos

Em 2009 ,as escolas rurais com mais de 20 alunos nas séries iniciais também farão a prova Brasil

Um instrumento de medida das competências de leitura e matemática aplicado em praticamente todas as crianças e jovens matriculados na quarta e na oitava séries (quinto e nono anos) em 2005 e 2007. Tal Prova ocorre de dois em dois anos e terá novas edições em 2009, 2011, e assim sucessivamente.

Apesar do nome de prova, a Prova Brasil é, na realidade, um teste, composto apenas de itens calibrados e pertencentes a uma escala previamente definida. Este ponto é fundamental e ainda não é completamente entendido.

Se o aprendizado da leitura é um direito, é necessário definir, operacionalmente o que é saber ler para uma criança de 11 anos ou um jovem de 14 .

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), com o objetivo de melhorar substancialmente a educação oferecida às nossas crianças, jovens e adultos.

A fim de mobilizar e impulsionar a sociedade para efetivar o PDE, foi criado o Plano de Metas que estabelece um conjunto de diretrizes, para que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, em regime de colaboração, conjuguem esforços para superar a extrema desigualdade de oportunidades existente em nosso país.

. O Plano tem por objetivo criar condições para que cada brasileiro tenha acesso a uma educação de qualidade e seja capaz de atuar crítica e reflexivamente no contexto em que se insere, como cidadão cônscio de seu papel num mundo cada vez mais globalizado.

o PDE dispõe de um instrumento denominado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb pretende ser o termômetro da qualidade da educação básica em todos os estados, municípios e escolas no Brasil, combinando

dois indicadores: fluxo escolar (passagem dos alunos pelas séries sem repetir, avaliado pelo Programa Educacenso) e desempenho dos estudantes (avaliado pela Prova Brasil nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática).

O Ideb é um dos eixos do PDE que permite realizar uma transparente prestação de contas para a sociedade de como está a educação em nossas escolas. Assim, a avaliação passa a ser a primeira ação concreta para se aderir às metas do Compromisso e receber o apoio técnico / financeiro do MEC, para que a educação brasileira dê um salto de qualidade.

cada escola, em cada município. Prova Brasil que possibilita retratar a realidade de: cada escola, em cada município. Tal como acontece com os testes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os da Prova Brasil avaliam competências construídas e habilidades desenvolvidas e detectam dificuldades de aprendizagem.

Os resultados do Saeb e da Prova Brasil (2005/2007) mostraram, com mais clareza e objetividade, o desempenho dos alunos da educação básica, o que permite uma análise com vistas a possíveis mudanças das políticas públicas sobre educação e de paradigmas utilizados nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio .

Os resultados do Saeb e da Prova Brasil são importantes, pois contribuem para dimensionar os problemas da educação básica brasileira e orientar a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas educacionais que conduzam à formação de uma escola de qualidade.

Evasão,repetência são as grandes preocupações do sistema educacional

Por fim o SAEB constitui a primeiro momento combinação dos resultados da avaliação universal de desempenho escolar (Prova Brasil )com o rendimento escolar real(Educacenso )

O resultado do Enem tem varias finalidade uma delas é servir de critério de avaliação para a entrada na Universidade.

Novo Enem –O ministério Da educação ,apresenta uma proposta de reformular o Enem . A sua utilização como seleção unificada nos processos das universidades publicas Federais

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes .Que integra o SINAES,Sistema Nacional de a Avaliação da Educação Superior.

O ministério da educação divulga a relação dos cursos que participarão em cada ano

A participação no exame constará no histórico escolar do estudante .