INTERDISCIPLINARIDADE E QUALIDADE DE ENSINO NA EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Profª Ms. Juliana Schivani
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
AUTOAVALIAÇÃO.

Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
Currículo e planejamento
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Relatório de Autoavaliação Institucional
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Avaliar desempenho de servidores
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

INTERDISCIPLINARIDADE E QUALIDADE DE ENSINO NA EAD Participantes Prof. Danilo Valentim Prof. Fellipe Zaremba Profa. Josiane Tonelotto Prof. Roberto Neto Coordenação: Prof. Janes Tomelin

METODOLOGIAS ATIVAS Prof. Fellipe Zaremba

POLOS DE APOIO PRESENCIAIS E TEMAS TRANSVERSAIS Prof. Roberto Moraes Neto

Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim WEB CONFERÊNCIA Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim

Profa. Josiane Tonelotto NEUROCIÊNCIAS E EAD Profa. Josiane Tonelotto

METODOLOGIAS ATIVAS Prof. Fellipe Zaremba

METODOLOGIAS ATIVAS “Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.” ― Confúcio

Questões iniciais O que o estudante faz para conectar as disciplinas do seu curso? Integração, interdisciplinaridade, desafios e experiência pela prática. Qual é a importância destas palavras? Porque as aprendizagens alcançadas não parecem duráveis?

1. Apresentação Metodologia pode ser homônima a método? O que é metodologia de ensino / aprendizagem? Metodologias Ativas no EAD: ideologizar ou encantar?

Por que tem se tornado imperioso revisitar o conceito de Metodologia? Você já ouviu falar que “nem tudo gira em torno do conteúdo”? Qual a força motriz da Metodologia? Método compõe-se de metá (atrás, em seguida, através) e de hodós (caminho). Portanto, método significa somente caminho por meio do qual se busca algo. Metodologia pode ser compreendida como tratado, disposição ou ordenamento sobre o caminho por meio do qual se busca um dado objetivo de ensino. (!) Não pode erigir-se somente como finalidade educativa.

IDEOLOGIZAR ENCANTAR

2. Voltando ao paradigma: superando limites As utilizações destas metodologias da “moda” não são recentes e aparecem descritas em diferentes abordagens, no entanto, tem sido reinventada principalmente com a utilização dos recursos de informação e comunicação.

EDUCAÇÃO DA DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ESTUDANTE DO SÉCULO XXI ESTUDANTE QUE DUVIDA E PROBLEMATIZA SALA DO SÉCULO XIX PROFESSOR DO SÉCULO XX SALA VIRTUAL QUE CONVIDA E DESAFIA PROFESSOR QUE ESTIMULA E PROVOCA EDUCAÇÃO DA DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

2. Voltando ao paradigma: superando limites Aprendizagem é um processo ativo e extremamente subjetivo, em que uma pessoa se motiva a enxergar algo. Adquirir conhecimento não é como colocar coisas que alguém nos dá num armazém mental. O aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais; Aprendizagem não é um ato passivo no qual se recebe algo pronto de alguém, nem um ato automático de apenas seguir uma regra. Contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias: o processo dialético.

Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas A necessidade da interdisciplinaridade não provém apenas das deficiências do conhecimento científico mas, sobretudo, da realidade como tal. Aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade. É melhor praticada em grupo, porque busca outros saberes para trabalhar com afinco os limites do conhecimento. Assegurar a interdisciplinaridade verticalizada + Enriquecê-la com seu aporte horizontalizado. Esforço de superar a fragmentação do conhecimento

Protagonistas do processo: o estudante Aprendizagem significativa Protagonismo Aprendizagem permanente Constrói e Compartilha conhecimento Desenvolvimento Pessoal Empreendedorismo Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Criticidade Autoconhecimento

Protagonistas do processo: o docente Avaliação e feedback Formação Inicial e Permanente Planejamento Provoca e investiga Problematiza Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Orienta

Protagonistas do processo: o tutor Apoiar Estudante e Docentes Formação Inicial e Permanente Tirar dúvidas tecnológicas Selecionar materiais complementares Empreendedorismo Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Promover o diálogo

Avaliação Por que avaliar? Como avaliar? Critérios, instrumentos e análises. Qual é a importância destas palavras? Como fazer então para que o docente mude a sua postura profissional e acompanhe essas inovações didático-pedagógicas? Como esperar que o docente seja capaz de atuar na avaliação de maneira ética, eficiente e humana?

Avaliação

Avaliação DIAGNÓSTICA CONTÍNUA FORMATIVA SOMATIVA EFETIVA

Contato: fdzaremba@eadlaureate.com.br Obrigado! NOME: Fellipe Zaremba Contato: fdzaremba@eadlaureate.com.br

POLOS DE APOIO PRESENCIAIS E TEMAS TRANSVERSAIS Prof. Roberto Moraes Neto

Polo de Apoio Presencial

Preparar os estudantes para utilização das ferramentas pedagógicas; Apresentação dos Docentes, Equipe do Polo de Apoio Presencial, Tutor Presencial e seus Colegas; Partilhar e socializar conhecimentos, experiências e integração; Apresentação de novos conteúdos, trabalhos em grupos, avaliações individuais e/ou em grupos, Web conferências e fórum de discussões;

Interdisciplinaridade Temas Transversais Desenvolvimento de Competências Instrumentais, técnicas, acadêmicas e profissionais Boas vidas Integração Apresentação das Ferramentas Contextualização do EAD

Tutores (Web & Presencial) Atores Pedagógicos Tutores (Web & Presencial) Docentes IMAGEM DE EXEMPLO Estudantes

Tutor Presencial Atuar como facilitador do contato entre o estudante, a Instituição e o conteúdo, podendo mediar discussões com os docentes das disciplinas via Web Conferência; Organizar e desenvolver atividades presenciais, mantendo o devido registro via AFA (Ambiente de Formação Acadêmica); Promover interação entre os estudantes do polo de apoio presencial – grupos de estudos; Planejar, desenvolver e orientar ações pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento acadêmico do estudante; Aplicar as avaliações presenciais.

PROPAC Acompanhamento saúde acadêmica estudantes; Programa de Permanência Acadêmica Acompanhamento saúde acadêmica estudantes; Auxiliar os estudantes na organização dos estudos; Datas importantes; Resgatar estudantes inativos; Fomentar Grupos de Estudos e Encontros Presenciais;

PROPAC Cronograma de Atividades

PROPAC Estudantes Ativos

Prof. Roberto Moraes Neto Obrigado! Prof. Roberto Moraes Neto roneto@eadlaureate.com.br

Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim WEB CONFERÊNCIA Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim

Web Conferência - estrutura Desktop or Mobile

1. Ciclo de Aprendizagem Vivencial - CAV Participação e Vivência Relato da Experiência Reflexão Generalização Planejamento e Aplicação

2. Ciclo de Construção da Aprendizagem - CCA Problematização Conhecimentos prévios Conceitos construídos Organização Síntese

Peer instruction - Enquete

1) Já participou de alguma web conferência? Quantas? Nenhuma Até 3 Entre 4 e 7 Entre 4 e 7 12 ou mais

2) De onde você costuma acessar as webs? CASA TRABALHO POLO Lan House MOBILE OUTROS

3) Você considera essencial para aprendizado da disciplina? Discordo totalmente Discordo Indiferente Concordo Concordo totalmente

4) Qualidade da explicação dos docentes, atende as expectativas? Discordo totalmente Discordo Indiferente Concordo Concordo totalmente

5) Qual o melhor horário para as webs? 08 até 10 10 até 12 14 até 16 16 até 18 18 até 20 20 até 22

6) Quais os melhores dias para as Webs? Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado

Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim Obrigado! Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim dsvalentim@eadlaureate.com.br

Profa. Josiane Tonelotto NEUROCIÊNCIAS E EAD Profa. Josiane Tonelotto

Neurociências e EAD

Neurociências e EAD – Aprendizagem é o ponto comum Educação Promover e melhorar a aprendizagem Educação a Distância Modalidade de Educação/Tecnologia/ separação espaço tempo Aprendizagem Neurociências Prover compreensão sobre processos mentais envolvidos na aprendizagem

As diversas teorias de aprendizagem como base do trabalho http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1LGVGJY66-CCD5CZ-12G3/Learning%20Theory.cmap

Importância em definir objetivos de aprendizagem

Hierarquia das habilidades cognitivas - Bloom Domínio cognitivo da aprendizagem

Aplicação da taxionomia de bloom na escolha de atividades

Taxionomia de Bloom e aprendizagem

Modelos de Funcionamento Cerebral e Taxionomia de Bloom Paul MacLean, 1970

Modelos de Funcionamento Cerebral e Taxionomia de Bloom Unidades funcionais Luria Fácil Simples Concreto Difícil Complexo Abstrato Funcionamento como um todo integrado Luria, 1973

Funções cerebrais e sua relação com a aprendizagem http://humanbrainfacts.org/

MATURAÇÃO DE ÁREAS CEREBRAIS – COMPREENSÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Redes neuronais, conexões e aprendizagem

Cérebro, Metodologias ativas e Taxionomia de bloom As Funções cognitivas associadas com os níveis mais baixos de taxonomia de Bloom, tais como a compreensão e recordação , estão associados com o hipocampo (a área do cérebro responsável pela memória e percepção espacial ) . As funções cognitivas de nível superior da taxonomia de Bloom , como a criação , avaliação , análise e aplicação , envolve as áreas corticais responsáveis pela tomada de decisão.. Processos de pensamento mais complexos são mais benéficos para a aprendizagem , porque envolvem um maior número de conexões neurais e maior integração das áreas cerebrais A aprendizagem ativa se aproveita dessa integração decorrente da estimulação ampla das áreas cerebrais

Profa. Dra. Josiane Tonelotto Obrigada! Profa. Dra. Josiane Tonelotto jotonelotto@eadlaureate.com.br

INTERDISCIPLINARIDADE E QUALIDADE DE ENSINO NA EAD Participantes Prof. Danilo Valentim Prof. Fellipe Zaremba Profa.Josiane Tonelotto Prof. Roberto Neto Coordenação: Prof. Janes Tomelin