INTERDISCIPLINARIDADE E QUALIDADE DE ENSINO NA EAD Participantes Prof. Danilo Valentim Prof. Fellipe Zaremba Profa. Josiane Tonelotto Prof. Roberto Neto Coordenação: Prof. Janes Tomelin
METODOLOGIAS ATIVAS Prof. Fellipe Zaremba
POLOS DE APOIO PRESENCIAIS E TEMAS TRANSVERSAIS Prof. Roberto Moraes Neto
Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim WEB CONFERÊNCIA Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
Profa. Josiane Tonelotto NEUROCIÊNCIAS E EAD Profa. Josiane Tonelotto
METODOLOGIAS ATIVAS Prof. Fellipe Zaremba
METODOLOGIAS ATIVAS “Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo.” ― Confúcio
Questões iniciais O que o estudante faz para conectar as disciplinas do seu curso? Integração, interdisciplinaridade, desafios e experiência pela prática. Qual é a importância destas palavras? Porque as aprendizagens alcançadas não parecem duráveis?
1. Apresentação Metodologia pode ser homônima a método? O que é metodologia de ensino / aprendizagem? Metodologias Ativas no EAD: ideologizar ou encantar?
Por que tem se tornado imperioso revisitar o conceito de Metodologia? Você já ouviu falar que “nem tudo gira em torno do conteúdo”? Qual a força motriz da Metodologia? Método compõe-se de metá (atrás, em seguida, através) e de hodós (caminho). Portanto, método significa somente caminho por meio do qual se busca algo. Metodologia pode ser compreendida como tratado, disposição ou ordenamento sobre o caminho por meio do qual se busca um dado objetivo de ensino. (!) Não pode erigir-se somente como finalidade educativa.
IDEOLOGIZAR ENCANTAR
2. Voltando ao paradigma: superando limites As utilizações destas metodologias da “moda” não são recentes e aparecem descritas em diferentes abordagens, no entanto, tem sido reinventada principalmente com a utilização dos recursos de informação e comunicação.
EDUCAÇÃO DA DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ESTUDANTE DO SÉCULO XXI ESTUDANTE QUE DUVIDA E PROBLEMATIZA SALA DO SÉCULO XIX PROFESSOR DO SÉCULO XX SALA VIRTUAL QUE CONVIDA E DESAFIA PROFESSOR QUE ESTIMULA E PROVOCA EDUCAÇÃO DA DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
2. Voltando ao paradigma: superando limites Aprendizagem é um processo ativo e extremamente subjetivo, em que uma pessoa se motiva a enxergar algo. Adquirir conhecimento não é como colocar coisas que alguém nos dá num armazém mental. O aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais; Aprendizagem não é um ato passivo no qual se recebe algo pronto de alguém, nem um ato automático de apenas seguir uma regra. Contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias: o processo dialético.
Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas A necessidade da interdisciplinaridade não provém apenas das deficiências do conhecimento científico mas, sobretudo, da realidade como tal. Aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade. É melhor praticada em grupo, porque busca outros saberes para trabalhar com afinco os limites do conhecimento. Assegurar a interdisciplinaridade verticalizada + Enriquecê-la com seu aporte horizontalizado. Esforço de superar a fragmentação do conhecimento
Protagonistas do processo: o estudante Aprendizagem significativa Protagonismo Aprendizagem permanente Constrói e Compartilha conhecimento Desenvolvimento Pessoal Empreendedorismo Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Criticidade Autoconhecimento
Protagonistas do processo: o docente Avaliação e feedback Formação Inicial e Permanente Planejamento Provoca e investiga Problematiza Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Orienta
Protagonistas do processo: o tutor Apoiar Estudante e Docentes Formação Inicial e Permanente Tirar dúvidas tecnológicas Selecionar materiais complementares Empreendedorismo Inovação e Criatividade Fluência Tecnológica Promover o diálogo
Avaliação Por que avaliar? Como avaliar? Critérios, instrumentos e análises. Qual é a importância destas palavras? Como fazer então para que o docente mude a sua postura profissional e acompanhe essas inovações didático-pedagógicas? Como esperar que o docente seja capaz de atuar na avaliação de maneira ética, eficiente e humana?
Avaliação
Avaliação DIAGNÓSTICA CONTÍNUA FORMATIVA SOMATIVA EFETIVA
Contato: fdzaremba@eadlaureate.com.br Obrigado! NOME: Fellipe Zaremba Contato: fdzaremba@eadlaureate.com.br
POLOS DE APOIO PRESENCIAIS E TEMAS TRANSVERSAIS Prof. Roberto Moraes Neto
Polo de Apoio Presencial
Preparar os estudantes para utilização das ferramentas pedagógicas; Apresentação dos Docentes, Equipe do Polo de Apoio Presencial, Tutor Presencial e seus Colegas; Partilhar e socializar conhecimentos, experiências e integração; Apresentação de novos conteúdos, trabalhos em grupos, avaliações individuais e/ou em grupos, Web conferências e fórum de discussões;
Interdisciplinaridade Temas Transversais Desenvolvimento de Competências Instrumentais, técnicas, acadêmicas e profissionais Boas vidas Integração Apresentação das Ferramentas Contextualização do EAD
Tutores (Web & Presencial) Atores Pedagógicos Tutores (Web & Presencial) Docentes IMAGEM DE EXEMPLO Estudantes
Tutor Presencial Atuar como facilitador do contato entre o estudante, a Instituição e o conteúdo, podendo mediar discussões com os docentes das disciplinas via Web Conferência; Organizar e desenvolver atividades presenciais, mantendo o devido registro via AFA (Ambiente de Formação Acadêmica); Promover interação entre os estudantes do polo de apoio presencial – grupos de estudos; Planejar, desenvolver e orientar ações pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento acadêmico do estudante; Aplicar as avaliações presenciais.
PROPAC Acompanhamento saúde acadêmica estudantes; Programa de Permanência Acadêmica Acompanhamento saúde acadêmica estudantes; Auxiliar os estudantes na organização dos estudos; Datas importantes; Resgatar estudantes inativos; Fomentar Grupos de Estudos e Encontros Presenciais;
PROPAC Cronograma de Atividades
PROPAC Estudantes Ativos
Prof. Roberto Moraes Neto Obrigado! Prof. Roberto Moraes Neto roneto@eadlaureate.com.br
Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim WEB CONFERÊNCIA Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim
Web Conferência - estrutura Desktop or Mobile
1. Ciclo de Aprendizagem Vivencial - CAV Participação e Vivência Relato da Experiência Reflexão Generalização Planejamento e Aplicação
2. Ciclo de Construção da Aprendizagem - CCA Problematização Conhecimentos prévios Conceitos construídos Organização Síntese
Peer instruction - Enquete
1) Já participou de alguma web conferência? Quantas? Nenhuma Até 3 Entre 4 e 7 Entre 4 e 7 12 ou mais
2) De onde você costuma acessar as webs? CASA TRABALHO POLO Lan House MOBILE OUTROS
3) Você considera essencial para aprendizado da disciplina? Discordo totalmente Discordo Indiferente Concordo Concordo totalmente
4) Qualidade da explicação dos docentes, atende as expectativas? Discordo totalmente Discordo Indiferente Concordo Concordo totalmente
5) Qual o melhor horário para as webs? 08 até 10 10 até 12 14 até 16 16 até 18 18 até 20 20 até 22
6) Quais os melhores dias para as Webs? Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim Obrigado! Prof. Danilo Santiago Gomes Valentim dsvalentim@eadlaureate.com.br
Profa. Josiane Tonelotto NEUROCIÊNCIAS E EAD Profa. Josiane Tonelotto
Neurociências e EAD
Neurociências e EAD – Aprendizagem é o ponto comum Educação Promover e melhorar a aprendizagem Educação a Distância Modalidade de Educação/Tecnologia/ separação espaço tempo Aprendizagem Neurociências Prover compreensão sobre processos mentais envolvidos na aprendizagem
As diversas teorias de aprendizagem como base do trabalho http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1LGVGJY66-CCD5CZ-12G3/Learning%20Theory.cmap
Importância em definir objetivos de aprendizagem
Hierarquia das habilidades cognitivas - Bloom Domínio cognitivo da aprendizagem
Aplicação da taxionomia de bloom na escolha de atividades
Taxionomia de Bloom e aprendizagem
Modelos de Funcionamento Cerebral e Taxionomia de Bloom Paul MacLean, 1970
Modelos de Funcionamento Cerebral e Taxionomia de Bloom Unidades funcionais Luria Fácil Simples Concreto Difícil Complexo Abstrato Funcionamento como um todo integrado Luria, 1973
Funções cerebrais e sua relação com a aprendizagem http://humanbrainfacts.org/
MATURAÇÃO DE ÁREAS CEREBRAIS – COMPREENSÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Redes neuronais, conexões e aprendizagem
Cérebro, Metodologias ativas e Taxionomia de bloom As Funções cognitivas associadas com os níveis mais baixos de taxonomia de Bloom, tais como a compreensão e recordação , estão associados com o hipocampo (a área do cérebro responsável pela memória e percepção espacial ) . As funções cognitivas de nível superior da taxonomia de Bloom , como a criação , avaliação , análise e aplicação , envolve as áreas corticais responsáveis pela tomada de decisão.. Processos de pensamento mais complexos são mais benéficos para a aprendizagem , porque envolvem um maior número de conexões neurais e maior integração das áreas cerebrais A aprendizagem ativa se aproveita dessa integração decorrente da estimulação ampla das áreas cerebrais
Profa. Dra. Josiane Tonelotto Obrigada! Profa. Dra. Josiane Tonelotto jotonelotto@eadlaureate.com.br
INTERDISCIPLINARIDADE E QUALIDADE DE ENSINO NA EAD Participantes Prof. Danilo Valentim Prof. Fellipe Zaremba Profa.Josiane Tonelotto Prof. Roberto Neto Coordenação: Prof. Janes Tomelin