Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América

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Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América Princípios norteadores da prática pedagógica na Educação finlandesa: considerações iniciais Ketlen Oliveira Estevam da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil Gilmar Feliciano dos Santos, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 1 INTRODUÇÃO Situado na Europa com a capital chamada Helsinque, a Finlândia é um país reconhecido mundialmente por possuir um Sistema de Educação de qualidade, com posição relevante nas avaliações realizadas anualmente pelo Programme for International Students Assessment (PISA). Isso é fruto de uma reforma na educação implementada em meados dos anos 1970, buscando, assim, oferecer oportunidades iguais e proporcionar um espaço de ensino e aprendizagem para a vida. Dentre vários fatores importantes na implementação bem sucedida nas políticas educacionais apresentamos: o sonho finlandês - boa escola para todos; o princípio finlandês - menos é mais; o privilégio finlandês - os professores; o caminho finlandês - apenas peixes mortos seguem o fluxo. Seguidamente, a educação na Finlândia garante o ensino básico e superior gratuito com qualidade, eficiência, equidade e internacionalização. Os professores possuem mestrado para lecionar nas escolas, têm liberdade para sistematizar o seu próprio currículo, compartilham ideias, materiais, buscando espaços para colaboração e comunicação no ambiente escolar em uma Educação baseada na confiança nos alunos e no processo de ensino aprendizagem. 2 OBJETIVOS -Compreender os princípios norteadores da prática pedagógica da educação finlandesa; -Criar espaços de ensino e aprendizagem de troca de informações e experiências sobre o Sistema de Educação da Finlândia. 3 METODOLOGIA O trabalho segue uma metodologia de natureza descritiva, com o relato de experiência acerca do Programa Gira Mundo Finlândia, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior – DEJ, uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba com a Finlândia. O Programa enviou professores efetivos da Rede Estadual de Ensino na Paraíba para desenvolverem atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme Uiversity of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: a observação, registros fotográficos, uso de portfólios, com informações relevantes para a pesquisa. Figura 1: Competências para o Século XXI 4 RESULTADOS Biggs e Tang (2011) afirmam que o ensino de qualidade possui dois aspectos a serem considerados em uma Educação em que há confiança no trabalho do professor: o que o professor faz quando interage com os alunos, e como o currículo é estruturado e organizado. Moran (2012) comenta que o Brasil que queremos se insere na educação universal e de qualidade. Na FIG 1, a National Research Council apresenta as competências requeridas para o Século XXI, baseado em um ensino efetivo, significativo e que faz a diferença. 5 CONSIDERAÇÕES Temos muito que aprender com o Sistema de Educação da Finlândia, a começar pela valorização dos professores, estes qualificados, comprometidos com a Educação do país. A experiência profissional e a prática pedagógica contam para a formação do corpo docente, que é independente e autônomo nas escolas. O espaço de ensino e aprendizagem são baseados em competências e em responsabilidades, espaços mútuos de confiança e trocas de experiências, e professores vistos como agentes de mudanças na Educação. Em relação à pedagogia de projetos do país, há muito o que agregar à nossa prática pedagógica, a exemplo da abordagem da aprendizagem baseada em problemas, na qual existe participação ativa do estudante, enquanto protagonista do processo do ensino, é priorizada, e projetos são elaborados a partir de problemas presentes na comunidade do estudante. REFERÊNCIAS BIGGS, John; TANG, Catherine. Teaching for quality learning at university. 4th edition Buckingham: Open University Press/ McGraw Hill, 2011. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed.- Campinas, SP: Papirus, 2012. National Research Council. Educação para a vida e para o trabalho: desenvolvendo transferência de conhecimento e habilidades do Século 21, 2012. Disponível em: < http://porvir.org/conheca-competencias-para-seculo-21/ >. Acesso em: 20 out. 2016.