Estratégia de Rede de Suprimentos EAD 0763 Livro Texto – Cap.4
Agenda da aula Aula expositiva: Estratégia de Rede de Suprimentos 1 2 Estudo de caso – Levi Strauss
Capítulo 4- Estratégia de Rede de Suprimentos
Questões a serem discutidas O que é Estratégia de Cadeia de Suprimentos? Comprar ou fazer? Tipos de relacionamento na cadeia Dinâmicas na Cadeia de Suprimento Enfrentado os problemas e riscos associados a Cadeia de Suprimentos
Estratégia de Rede de Suprimentos Quem é a empresa Focal em uma dada cadeia?
Estratégia de Rede de Suprimentos Fatores que influenciam o nível global da capacidade Vamos construir um roadmap para abordar o problema: três níveis de capacidade Economias de Escala Posição do mercado Custos da Transação Riscos do mercado Recursos de operações Requisitos de mercado Estratégia de Rede de Suprimentos Potencial de Aprendizagem Estrutura do mercado Posicionamento dos concorrentes Competências
COMPRAR OU FAZER?
Tipos de Relacionamento Poucos Fornecedores Relacionamento de mercado Op.Virtual Longo Prazo Integração vertical Suprimento Parceria Mercado Tradicional Mercado Spot Muitos Fornecedores Escopo Recursos Fazer Nada Fazer Tudo
Efeito de chicoteamento Comportamento da rede Efeito de chicoteamento Distorção nas informações acerca da demanda levam à elevação dos estoques ao longo da cadeia de suprimento
Comportamento da rede
Comportamento da rede Instabilidade na cadeia de suprimentos Atualização da previsão da demanda Formação do lote de pedido Flutuação do preço O jogo do racionamento e da falta
Comportamento da rede
Estratégias de Operações ESTRATÉGIA COMPETITIVA DA ORGANIZAÇÃO Gerenciamento da rede Estratégias de Operações ESTRATÉGIA COMPETITIVA DA ORGANIZAÇÃO Custo Diferenciação Custo Qualidade Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Diferentes estratégias demandam diferentes esquemas de gestão da cadeia de suprimentos Ex: Serviço de revisão de uma montadora (FIAT) vs. Serviço de reparo emergencial
Gerenciamento da rede