TEORIAS ADMINISTRATIVAS DO SÉCULO XX

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TEORIAS ADMINISTRATIVAS DO SÉCULO XX PARTE 2 Aula 5

ou seja, seu olhar compreendia tanto aspectos ligados aos processos, Teoria Estruturalista A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 1950 nos EUA e procurava combinar os pressupostos da Teoria Burocrática com as propostas da Teoria das Relações Humanas, ou seja, seu olhar compreendia tanto aspectos ligados aos processos, como também às pessoas.

Reflexão importante + Conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam.

Propõe um novo tipo de análise organizacional: Teoria Estruturalista Propõe um novo tipo de análise organizacional: Buscar o equilíbrio entre os aspectos racionais e não racionais. O entendimento tanto da organização formal, organização informal e suas inter-relações. Recompensas materiais e as não materiais. A interação da organização com o ambiente.

Teoria Geral de Sistemas A Teoria Geral dos Sistemas, também conhecida como TGS, surgiu em decorrência dos trabalhos do biólogo australiano Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.

Conceito de Sistema Sistema é um conjunto de partes que se inter-relacionam em prol de um objetivo comum. Essas partes também são chamadas de subsistemas.

Quanto a natureza Sistema fechado Sistema aberto

Funcionamento de um sistema aberto AMBIENTE AMBIENTE ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA FEEDBACK

A empresa é um sistema composto de subsistemas ENTRADAS SAÍDAS FEEDBACK

A empresa é um sistema que relaciona com outros sistemas Fornecedores Distribuidores Clientes Concorrentes Associações de classe

A empresa é um sistema que relaciona com outros sistemas Aspectos tecnológicos Aspectos legais Aspectos econômicos Aspectos demográficos Aspectos naturais Aspectos culturais e sociais

SINERGIA

Visão Sistêmica Consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas.

Teoria Neoclássica A Teoria Neoclássica é resultante do trabalho, publicado a partir de 1954, de diversos pesquisadores, dentre eles podemos destacar: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley e Louis Allen.

Teoria Neoclássica Propõe que o administrador conheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, aspectos relacionados à direção de pessoas dentro das organizações.

Teoria Neoclássica As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes: Ênfase na prática da Administração: através dos aspectos práticos da administração a busca pelos resultados concretos e palpáveis. Reafirmação dos postulados clássicos: é uma retomada das orientações da Teoria Clássica, porém revista e melhorada.

Teoria Neoclássica Ênfase nos princípios gerais de Administração Ênfase nos objetivos e nos resultados Ecletismo dos conceitos Ênfase na departamentalização

Teoria Neoclássica Assim a Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador - planejamento, organização, direção e controle – apresentando um processo administrativo reeditado e que respondia melhor às necessidades das organizações da época.

Administração por Objetivos APO O termo Administração por Objetivos foi abordado por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management (A prática da gerência).

Administração por Objetivos APO O principal elemento que caracteriza esta teoria é o foco nos objetivos organizacionais.

Segundo a APO... O sucesso da organização está associado ao entendimento dos objetivos previamente acertados com todos os colaboradores envolvidos.

O perfil de gestão caracterizado Segundo a APO... O perfil de gestão caracterizado na APO é participativo e democrático. Significa que todas as pessoas sabem o que devem fazer e quais os benefícios resultantes dos objetivos.

Características da APO Estabelecimento do conjunto de objetivos entre o gerente e o superior. Estabelecimento do conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.

Características da APO Interligação dos objetivos departamentais. Elaboração de objetivos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle de resultados.

Características da APO Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos. Participação atuante da gerência e dos subordinados. Apoio intenso do staff.

Teoria Comportamental A Teoria Comportamental foi abordada inicialmente em 1947 por Hebert Alexander Simon no livro O Comportamento Administrativo.

Teoria Comportamental ou Behaviorista A Teoria Comportamental foi abordada inicialmente em 1947 por Hebert Alexander Simon no livro O Comportamento Administrativo.

Teoria Comportamental Aos conceitos propostos por Simon, somam-se vários outros autores. A maioria deles preocupados, principalmente, com o tratamento de problemas ligados à eficiência, buscando novas variáveis, como motivação, tensão e necessidades individuais.

Teoria Comportamental Os principais enfoques são: A ênfase nas pessoas Estudo do comportamento Necessidades Motivação

Teoria Comportamental Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow Maslow apresentou uma teoria da motivação na qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em uma hierarquia.

Teoria Comportamental

Teoria Comportamental Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg Sua teoria alertava para o fato de que o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores independentes chamados de fatores higiênicos e fatores motivacionais.

FATORES MOTIVACIONAIS OU INTRÍNSECOS FATORES HIGIÊNICOS OU EXTRÍNSECOS Teoria Comportamental FATORES MOTIVACIONAIS OU INTRÍNSECOS FATORES HIGIÊNICOS OU EXTRÍNSECOS O trabalho em si As condições de trabalho Realização Administração da empresa Reconhecimento Salário Progresso profissional Relação com superiores Responsabilidade Benefícios

Teoria Comportamental Teoria X e Teoria Y de Douglas MC Gregor São duas formas de ver o indivíduo e representam formas antagônicas, que servem de base para as teorias de liderança em uma organização.

Teoria Comportamental

Desenvolvimento Organizacional - DO Em 1962, trabalhos de vários autores centrados na relação do ser humano, nas organizações e no ambiente serviram de base para a Teoria do Desenvolvimento Organizacional – DO

Desenvolvimento Organizacional - DO A DO acredita que toda organização tem a sua cultura própria, chamada de Cultura Organizacional, que é o modo de vida próprio que cada organização desenvolve em seus participantes.

Desenvolvimento Organizacional - DO A cultura organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização.

Desenvolvimento Organizacional - DO A cultura de uma organização não é estática e permanente, mas sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas.

Desenvolvimento Organizacional - DO Algumas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo a sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com sua cultura amarrada a padrões antigos e ultrapassados.

Teoria da Contingência A Teoria da Contingência resulta da pesquisa realizada a partir de 1967 por Paul R. Laurence e Jay W. Lorsch, sobre o confronto existente entre as organizações e o ambiente.

Teoria da Contingência Para a Teoria da Contingência não há nada de absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos nas organizações.

Teoria da Contingência As organizações apresentam uma interação entre si e com o ambiente; as características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes. O ambiente é um contexto que envolve a organização.

Teoria da Contingência Não se pode afirmar que existe uma teoria melhor que a outra, pois a aplicação delas depende da situação. Pode-se afirmar que o administrador deve ter a capacidade de observar seu ambiente de maneira a analisar e decidir qual teoria, enfoque, escola, modelo, doutrina ou técnica usar.