INTERATIVIDADE ANA PAULA DE ALMEIDA LIMA MARIA CRISTINA MOARA PAIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SALA DE AULA INTERATIVA
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Políticas Públicas de Informação Brasil – Transversalidade do Conhecimento na OPAS/OMS Maputo/Moçambique - 18/11/2009.
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
Apresenta Novidade destinada à Empresas de entretenimento Inventor: Luís Henrique de Albuquerque Maranhão.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
TIC na Educação: ferramenta ou elemento fundante? Maria Helena Bonilla GEC/Faced/Ufba... pode copiar, modificar, distribuir tudo.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Criatividade e Inteligência Competitiva
O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Ana Lucia de Braga e Silva.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Apresentação da Disciplina
Benefícios das Novas Tecnologias em Relações com Investidores
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
As utilizações das cores nas interfaces de Interação Humano-computador
Ambiente Virtual de Aprendizagem
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
AMBIENTE DIGITAL COMO UM ECOSISTEM -Fundamentos
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Arte e Tecnologia II O sujeito interfacetado imerso
Tecnologias da Informação e Comunicação
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Notas em “FREEDOM IN THE COMMONS: TOWARDS A POLITICAL ECONOMY OF INFORMATION”, de Yochai Benkler Daniel Guerrini Mestrando do PPG em Sociologia da UFRGS.
Com base no texto de Rüdiger
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
o paradigma midiológico
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Introdução a Educação a Distância
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
As TIC na Matemática Universidade de Aveiro Departamento de Educação
Conceitos Básicos Capítulo 2
HIPERTEXTO.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Pesquisa Construcionista Social
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
COMUNICAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS.
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
Assessoria de Imprensa História
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
NETWORKING NA GESTÃO DE CARREIRA
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Comunicação da Estratégia
ESTÉTICA 1.
O que é Comunicação?.
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Transcrição da apresentação:

INTERATIVIDADE ANA PAULA DE ALMEIDA LIMA MARIA CRISTINA MOARA PAIVA

Introdução: Marco Silva cita M. Marchand em sua teoria sobre a Interatividade Mudanças Fundamentais no esquema clássico da comunicação: Emissão-Mensagem-Recepção Redefinição de estratégias de organização e funcionamento da mídia de massa e de todo processo de comunicação. Conteúdos manipuláveis. Perspectiva da Interatividade: suporte informacional flexível e disposto para a intervenção do usuário.

Visões diferentes sobre as Novas Tecnologias. Segundo Baudrillard : “ Não há interatividade com as máquinas” Marco Silva: Não compartilha dessa visão simplificadora, mas não deixa de tomar a visão de Baudrillard. P. Levy é totalmente contra Baubrillard: Levy defende a tecnologia como sendo “realização técnica dos ideais da modernidade”.

Falas de Levy: Ciberespaço “a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente se traduz em interconexão mundial”. Ciberespaço as Informações são tratadas, simuladas, criadas e difundidas para a transmissão de conhecimentos.

Marcos Silva : Transita entre os lados oposto da teoria buscando ai dialógica e recursividade.

O social e as tecnologias informáticas: recursividade e interatividade Até hoje tivemos muitos produtos com a estrutura de árvore, o multimídia linear, que reproduz um livro, que apenas conta histórias. Este tipo de estrutura já está ultrapassada. No presente só se pode adquirir (receber) a informação, o saber. A grande evolução é ter a experiência, o que é diferente de ter (receber) a informação. O próximo passo da criação será o conhecimento, a participação na elaboração do conteúdo, em sistemas que são muito abertos, o que dará a oportunidade de o usuário ter sua própria experiência de conteúdo, única. Hoje, você pode escolher um caminho entre os possíveis, mas são sempre os mesmos caminhos. (criador de programas interativo Kapelian )

Relação inicial entre homem / Máquina Remeter a associação de E.Morin entre “causa e efeito de produto e produtor” o simples fato de acionar botões executar comandos está relacionado ao começo da visão da interatividade o autor relata como um ”pensamento mais complexo”

Relação social x interatividade Mudanças de comportamento do receptor (de passivo passa a ser operativo, de mero usuário á criador e seletor ) A escolha dos caminhos interativos se torna pessoal e a demanda permite criar caminhos interativos personalizados (site comercial, TV a cabo...) A cultura é um fator importante no processo de relação social quando a mesma não é resultado da apenas relação entre meio e fins

Recursividade “Casualidade recursiva” –tecnologia e esfera social tem papeis distintos isto é, ambos estão juntos porém cada um tem a sua importância! -------------------------------------------------- “Experiência inovadora de conhecer potenciada no universo infotécnico, como possibilidade libertadora da autoria do usuário sobre sua ação de comunicar, conhecer e criar. “

A participação-intervenção dos públicos J Sinosa - a interatividade é uma potencialidade das novas tecnologias comunicacionais, que possibilita a interação do público junto ao processo da comunidade coletiva. No atual processo comunicacional Sinova vê o público como um intruso. - por meio das novas tecnologias a presença do público será maior, podendo converter-se em gestores dos meios de comunicação. - com as novas tecnologias será possível criar uma nova história da comunicação.

“Fantasma Orwelliano” vem designar apenas interação artificial, compulsória, que operaria como prótese comunicacional."

Fantasma autogestionário - "... Democracia a partir da tecnologia interativa que permite a "inteligência coletiva"."