FREIAVI campo de experiência: Eu, o outro, Nós

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Transcrição da apresentação:

FREIAVI campo de experiência: Eu, o outro, Nós 08/08/2017

É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.

Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio.

é preciso criar oportunidades para as crianças ampliarem o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizarem sua identidade, respeitarem os outros e reconhecerem as diferenças que nos constituem como seres humanos.

Interações Experiências sociais Cuidados pessoais Costumes Oportunidades para ampliar o modo de perceber a si e os outros . Valores, convivência e amorosidade

Em grupos/ materializar a proposta PENSAR EM GRUPOS – experiências interligadas que favoreçam o aprimoramento das experiências de cada faixa etária neste campo de experiência. Registro para entregar Orador/ secretariar

Grupos 4 MESES A 1 ANO / Elis Luciane 1 ANO /Silvania Raide, Tina 2 ANOS/ Sônia 3 ANOS/ Elisandra 4 ANOS/Lilian Lorena 5 ANOS /Glaucia

Socializar duas experiências para cada faixa etária

A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional. Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros. Agir com progressiva autonomia em relação ao próprio corpo e ao espaço que ocupa, apresentando independência e iniciativa. Conhecer, respeitar e cumprir regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro ao lidar com conflitos.

Replicar a atividade nos Municípios Proposta Replicar a atividade nos Municípios