GESTÃO DE PROCESSOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Processo Finalístico Manutenção
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Sistema de Informação Gerencial
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Administração Estratégica
Contabilidade Sistemas de Informação
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Qualidade – ISO 9000.
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Estratégias do agronegócio
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Auditoria da Qualidade
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Repensando a Logística
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Teorias Modernas de Gestão
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Manual da Organização.
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Avalição de Processos Produtivos
Processos Empresariais
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Planejamento Estratégico
Modelagem de Processos de Negócio
Planejamento e estratégia
Práticas de gestão da inovação na empresa
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Estruturas Organizacionais
SISTEMA DE GESTÃO DA QUA- LIDADE ISO9001 E CERTIFICAÇÕES
Repensando a Logística
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
FERRAMENTAS DE MARKETING
Fluxograma Juliana Borges
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
Gestão da Produção e Logística
Planejamento e Estratégia
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Mapeamento e Padronização de Processos
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Princípios de gestão da qualidade
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Teoria dos Sistemas.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROCESSOS

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS Antes de tudo, o que é um processo um processo é uma série de atividades estruturadas para produzir um produto ou serviço a um cliente ou mercado em particular.

PROCESSO o processo seria um fluxo de trabalho, em que existiriam os inputs (materiais, informação, equipamentos etc.) que seriam trabalhados, de forma a agregar valor. Dessa forma, o fluxo resultaria em uma série de outputs (produtos e serviços desejados pelos clientes).

PROCESSO

GESTÃO DE PROCESSOS quando pensamos em processo temos de entender que as atividades estão interligadas e que não adianta uma delas ser muito bem feita se outra for deficiente. Dessa forma, a gestão por processos implica uma ênfase em "como" o produto ou serviço é feito, ao contrario do foco no "que" é feito, característica das organizações tradicionais.

GESTÃO DE PROCESSOS 1 . (FGV/SAD / PE/APOG/2008) Assinale a alternativa que não corresponda a definição de um processo. a) Conjunto definido de passos para a realização de uma tarefa. b) Grupo de atividades realizadas em uma sequência logica. c) Ordenação ad hoc de atividades. d) Qualquer atividade que recebe um input adiciona-se valor e fornece um output. e) Estrutura de ação.

GESTÃO DE PROCESSOS A escolha por uma gestão por processos implica uma nova visão. Dessa maneira, é necessário o foco nas necessidades dos clientes, e quais os processos importantes e que geram valor para ele.

GESTÃO POR PROCESSOS O pressuposto foi de que nessa forma de organização ocorresse uma eliminação de barreiras dentro da empresa, possibilitando a visualizaçãoda organização como um todo e uma maior inter-relação entre os diferentes agentes da cadeia de valor (cliente, fornecedor, executores do processo).

CADEIA DE VALOR Cadeia de valor é o conjunto de atividades tecnológicas e econômicas distintas que uma organização utiliza para entregar produtos e serviços aos seus clientes. Cada uma dessas atividades (produção, distribuição, comercialização etc.) deve entregar algum "valor". Quanto mais valor agregado, mais competitiva fica a empresa. Esse é um conceito relacionado com a vantagem competitiva.

2 . (Cespe/TCDF/ACE/201 2) De acordo com a abordagem por processos, o fato de um auditor procurar reduzir os custos financeiros dos insumos envolvidos no desenvolvimento de suas atividades de fiscalização constitui um exemplo de auditor que busca melhorar a cadeia de valor do seu processo de fiscalização. errada

TIPOS DE PROCESSOS

TIPOS DE PROCESSOS

PROCESSOS Os processos organizacionais e gerenciais são fluxos de informação e decisão. Esses processos também podem ser classificados como horizontais e verticais. 12 Os processos verticais são relacionados com o processo de planejamento, de orçamento e de orientação. Já os processos horizontais se relacionam com o fluxo do trabalho e com a coordenação entre os diversos departamentos e áreas para que as atividades sejam feitas da melhor maneira possível.

PROCESSOS Os processos também podem ser internos ou externos. São internos quando começam e terminam dentro do ambiente da empresa. Portanto, se não existirem dessa forma serão considerados externos.

PROCESSO Outra característica importante dos processos de negócio é a sua característica de "atravessar" diversos setores da empresa, e até de outras empresas parceiras. Dessa forma, são chamados de processos transversais, ou seja, que não são efetuados em uma só área ou setor da empresa, atravessando-a.

Níveis de Detalhamento dos Processos O nível de detalhamento de um processo está relacionado com a complexidade de um processo. Quanto mais complexo (mais atividades, entradas ou produtos resultantes), mais provável que tenhamos de "decompô-lo" em subprocessos para que sejam mais fáceis à análise e o controle.

PROCESSO Macroprocesso - é um processo que envolve, normalmente, mais de uma área da empresa e gera um impacto considerável na organização. Processo - é um conjunto de atividades relacionadas e sequenciais que recebe entradas, agrega valor e produz saídas (produtos e serviços). Subprocesso - é um processo "dentro" de outro processo. Assim, possibilita o bom funcionamento do processo maior. Atividade - são trabalhos executados nos processos ou subprocessos para atingir um resultado desejado. Tarefa - é o menor "elemento" de um processo. Pode ser uma parte específica da atividade ou uma subdivisão de algum trabalho.

MAPEAMENTO DEPROCESSOS O trabalho de "entender" e visualizar um processo de trabalho é chamado de mapeamento de processos. Esse trabalho é executado, normalmente, através de uma ferramenta chamada de fluxograma, que será analisada posteriormente.

Técnicas de Mapeamento, Analise e Melhoria de Processos entrevistas e reuniões; observação das atividades in loco; análise da documentação e dos sistemas existentes; coleta de dados e evidencias. Compreender o impacto que o processo tem para a organização e seus clientes. Entender a relação de dependência entre os setores no processo. Compreender quais são os "atores" envolvidos no processo. Analisar se o processo é necessário e se é bem executado. Propor mudanças no processo. Identificar quais são os fatores críticos no processo.

FLUXOGRAMA

FLUXOGRAMA 3. (Cespe/Ceturb-ES/Administrador/2010) Os fluxogramas da empresa contribuem para uma gestão de processos de qualidade. O fluxograma é uma ferramenta que possibilita ao gestor modelar graficamente (ok, desenhar para falar mais fácil!) um processo qualquer, portanto ajuda na gestão de processos de qualidade. O gabarito é questão correta.

Processos e Certificação ISO 9000:2000 Segundo a ISO 9000,13gestão da qualidade é o conjunto de"atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito a qualidade"

ISO ISO é o nome de uma organização (em inglês: International Organization for Standardization). Essa instituição foi criada em 1947 e, atualmente, conta com mais de 130 países membros. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT.

ISO As normas ISO 9000 foram disponibilizadas em 1987 e tinham como alvo a definição de padrões para a garantia da qualidade nas empresas. Em 2000, foi lançada uma atualização, a ISO 9000:2000. Conforme a norma editada pela ABNT, existem oito princípios de gestão da qualidade que devem ser seguidos pelos gestores para melhorar o desempenho:14 Foco no cliente Liderança Envolvimento de pessoas Abordagem de processo Abordagem sistêmica para a gestão Melhoria continua Abordagem factual para tomada de decisão Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

ISO A versão 2000 trouxe um foco maior nos processos. os itens mais importantes são: satisfação do cliente; melhoria continua; processos.

PROCESSP No enfoque de processos, todos os profissionais e as áreas envolvidas em um processo devem trabalhar juntos e conhecer as demandas e os problemas de cada área. E o que se chama de visão horizontal, ao contrario de uma visão vertical (baseada em departamentos e hierarquias).

ISO 4. (Cespe/TCDF/ACE/2012) A organização que se alinha aos princípios da certificação ISO 9000:2000 deve buscar reduzir os preços de compra, visando negociar de forma que seja mais vantajosa para si do que para seus fornecedores. ERRADO

ISO A ISO 9000:2000 busca auxiliar os gestores na implementação de um sistema de qualidade, indicando os princípios e fundamentos desse sistema. Dentro dessa ideia de gestão da qualidade, a negociação "ganha-perde" com os fornecedores não é incentivada, muito pelo contrário. O que é visto como ideal nesse sistema é um relacionamento "ganha-ganha" com os fornecedores, em que existem urna troca maior de informações e um relacionamento mais harmonioso e de longo prazo.

Reengenharia O repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Portanto, o conceito da reengenharia se relaciona a mudanças drásticas no modo de se fazerem as coisas dentro de uma organização. Muitas teorias e técnicas administrativas se preocupam com a melhoria dos processos e atividades já existentes dentro de uma empresa.

REENGENHARIA Já a reengenharia parte do ponto zero, ou seja, o gestor deve "começar de novo". O problema aqui não é a busca de melhorar o que já existe, mas questionar o que é feito, por quem é feito, por que é feito, para quem etc.

REENGENHARIA

QUESTÃO 9.(Cespe/FUB/Engenheiro/2011) 0 conjunto de normas ISO 9000 representa uma espécie de consenso internacional a respeito das boaspráticas de administração da qualidade. Perfeito As normas ISO 9000 (são consideradas um consenso internacional a respeito das melhores práticas da gestão da qualidade, pois foram geradas através do debate e troca de experiências de técnicos de diversos órgãos que compõem a ISO. O gabarito é mesmo questão correta

QUESTÃO 10. (Cespe/Min. Esporte/Administrador/2008(Uma das principais práticas da reengenharia organizacional é a eliminação das barreiras funcionais, por meio da reorganização das atividades em processos. Reengenharia é um processo de reexaminar todos os processos críticos cia administração desde o ponto zero. Ou seja, pensar sobre: será que esse processo é necessário? Será que a maneira como é feito é a que mais agrega valor à organização? Será que o controle que está sendo feito faz sentido? Desse modo, a organização deixa de ser "pensada" em termos departamentais/ funcionais para ser analisada sob o ponto de vista dos processos. O gabarito é questão correta.