Resumo Guião de observação: Sua importância;

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Transcrição da apresentação:

Guião de observação e sua importância; Roteiro de experiência química Dirigir uma aula experimental

Resumo Guião de observação: Sua importância; Roteiro de experiencia química; Dirigir uma aula experimental.

Guião de observação Guião de observação é vista como um procedimento didáctico que relata todos os detalhes da experiência realizada. Ela contêm todas informações dos factos sentidos pelos órgãos de sentido.

Cont. Este documento por descrever factos observados, requer uma participação do autor na realização da experiência. Para guiões de aulas devem ter: uma estrutura; organização; clima de turma; conteúdo; e atitude do professor.

Tipos de guiões de observação Guião de observação de aulas: Entusiasmo do professor Estratégias de ensino. Clareza da aula; Organização e gestão; Interação na sala;

Cont. Ambiente da sala de aula; Dinamização da aula; Conteúdos da aula; De fim aberto; De fim semi aberto.

Importância de guião de Observação Reflectir sobre cada decisão que foi ou será tomada; Permite aprimorar o trabalho diário e adequá- lo com frequência às necessidades dos alunos; Antecipar o que pretende alcançar em sala e pensar em como trabalhar com o grupo;

Roteiro de experiência química O roteiro, argumento ou guião é a forma escrita de qualquer actividade audiovisual. O roteiro é um documento narrativo, sistemático e ordenado para prever a execução de uma aula experimental.

Cont. Os profissionais que escrevem este tipo de documento são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas). Contêm todas informações da experiência e as soluções de todos os problemas técnicos que se prevê na execução da experiência.

Importância Orienta o executador da experiência; Facilita na preparação da própria aula; Diminui improvisos de uma aula experimental; Organizar as actividades e economizar o tempo;

Dirigir uma aula experimental Para dirigir uma aula experimental é preciso: Ser competente; Saber os riscos da experiência; Ter conhecimento sobre regras de segurança; Ter domineo sobre os conhecimentos da aula; Ser capaz de definir os materiais e as substâncias necessarias para a aula;

Obrigado pela atenção dispensada Elaborado por: António Mandomando; Estrela e Francisco E. Tobiasse Did. de Química, 9° Grupo 2013