O impacto da tics na educação: Professor x educando

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

Trabalhar as questões da segurança na Internet em Área-Projecto Agrupamento de Escolas da Charneca de Caparica.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Educação em Tempos de Comunicação. Adilson Citelli 2º. Semestre 2016 Epistemologia da Educomunicação FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCOMUNICAÇÃO-CCA-0287.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
FACULDADE KURIOS –FAK TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM RAYANNE.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
Uso da informática em sala de aula
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Total de Escolas: escolas
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Tecnologias de Informação e Comunicação
Oficina de Internet na Escola
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
AÇÕES DE MELHORIA 2016/2017 Observação de Aulas.
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Plano Tecnológico.
Internet na educação básica
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
A questão da Formação Profissional.
As TIC na Matemática Universidade de Aveiro Departamento de Educação
Transposição Didática

Prefeitura do Município de Barretos
Evolução do ensino a distância
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Professora Patricia Matsuda
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Ciências e pet
Realizar Formação Continuada
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
NOVAS TECNOLOGIAS NOVAS METODOLOGIAS CHAPECÓ, 08 DE SETEMBRO DE 2010.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
MINHA ESCOLA IDEAL Professora: Larissa Almeida.
Instituições, crianças pequenas e questões relevantes
PROJETO “TEIA DO SABER”
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

O impacto da tics na educação: Professor x educando Novas tecnologias na educação Prof. Flávio Euripedes de Oliveira Profª. Poliana Cássia Soares

TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação Para especialistas em educação, gestores de políticas públicas, representantes da iniciativa privada e de organizações internacionais, e comunidade escolar, avaliar o impacto das Tics nas salas de aula é muito importante, mas a questão-chave é como aproveitá-las de maneira mais efetiva para melhorar a qualidade da educação.

Qual seu papel na educação? Pensar em TIC na Educação é lembrar que somos educadores e que temos que buscar cada vez mais novidades que tragam interações entre nossos alunos.

Impacto das TICs para o Educador Além do tema do impacto ao acesso das TICs, um segundo ponto crítico é o uso das TICs como uma prática padrão na profissão dos educadores. O assunto relaciona-se a inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação na formação inicial e continuada dos educadores.

O Aluno x Educador Devemos lembrar que o uso das TICs na formação inicial de professores devem estar de acordo com o fato de que o uso de tais tecnologias já é uma prática utilizada pela maioria dos jovens do mundo.

Governo x Escola Infelizmente para nossos governantes alguns acreditam que inserir apenas computadores em uma escola representa a inserção das TICs na Educação, sendo que essa discursão vai muito mais além disso, onde fica o questionamento sobre a qualificação e treinamento do professor para domínio dessa tecnologia.

Eu como Educador Como Educador minha visão sobre a inserção das tecnologias no ambiente escolar é que temos que pesquisar muito, onde cada vez mais nossos alunos já trazem um pouco de novidade de casa. Hoje nós passamos a ser um fomentador de ideias com uma maior interação entre nossos alunos, onde aprendemos mais a cada aula que ministramos e não devemos ter medo das novidades do cotidiano.