Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Material Avaliação Sistema de avaliação de desempenho Professor Douglas Pereira da Silva 1Aula 1 Av de Desempenho.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CONSULTORIA EMPRESARIAL
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Elaboração de um projeto de pesquisa
Gestão de processo Dutra 2017.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Psicologia: Ciência e Profissão.
Planejamento de Sistemas Complexos
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Psicologia do Desenvolvimento I
Psicologia: Ciência e Profissão.
A questão da Formação Profissional.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Profa. Mestre Marta Ajej
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Questão para Organizar o trabalho:
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Ferramentas de comunicação
Gestão das Organizações
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O QUE É O PEDAGOGO.
Curso Técnico em Agroecologia
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
Thomas Kuhn: Um novo conceito de Ciência
Oficina de Serviço Social
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
Estagio Supervisionado em Docência
As Organizações Vistas como Culturas
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Qualidade A qualidade está relacionada á cultura, a um produto ou serviço, e a percepção do individuo, suas expectativas e necessidades,
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Fatec Ribeirão Preto Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC

“... os elementos de enfermagem são muito pouco conhecidos.” (Nightingale, 1989)

Um saber não nasce do nada Inquietação pessoal Ambiente positivo: recursos humanos recursos materiais

“...uma disciplina científica nasce como uma nova maneira de considerar o mundo e essa nova maneira se estrutura em ressonância com as condições culturais, econômicas e sociais de uma época.”

A Enfermagem ... É uma ciência em evolução que busca um campo de conhecimentos próprios que seja respaldado no conhecimento científico para oferecer ao beneficiário da sua atuação o melhor cuidado possível. Enfermeiros preocupados em basear suas ações em fundamentos válidos desenvolveram a partir de sua visão específica, experiência, interesse, pesquisas que foram comprovadas cientificamente e se fundamentaram em teorias, as Teorias de Enfermagem.

O que é uma Teoria de Enfermagem? As teorias de enfermagem são à base de prática da Enfermagem. Ao longo dos tempos, os estudos sobre as teorias e suas variações estruturais e funcionais, bem como o estudo do objeto de trabalho a que elas se dirigem, incluindo as mudanças nos modos de cuidar dos clientes, demonstram de várias formas as maneiras como os profissionais Enfermeiros direcionam suas atividades.

Teorias de Enfermagem As teorias de enfermagem tomam destaque devido a um grande desenvolvimento técnico-científico pela necessidade e aprimoramento de pensamentos críticos e reflexivos do Enfermeiro na atuação do cuidado com uma visão holística nesses clientes. São as teorias que aplicadas à prática do cuidado dão origem ao processo de enfermagem. Logo, para se construir o processo de enfermagem, inicialmente deverão ser avaliadas quais as características dos clientes que irão ser prestados a assistência e o cenário em que os mesmos se encontram.

Teorias de Enfermagem As teorias vieram mostrar que se devem direcionar as ações de enfermagem, a fim de os profissionais se responsabilizarem pelos cuidados que irão prestar aos clientes, isto para que os mesmos sejam realizados, não de forma empírica, mais embasados em uma estrutura teórica e científica. Faz-se necessário o uso da teoria, uma vez que ajuda no processo da sistematização e organização das observações realizadas na prática e na construção das ações, visando assim alcançar as metas determinadas na elaboração do cuidado prestado para cada indivíduo.

Teorias de Enfermagem A Enfermagem dispõe de várias teorias que podem ser aplicadas de acordo com um cliente específico ou setor com determinadas características, bem como no geral, para qualquer pessoa. A teoria de enfermagem possui três peças fundamentais: Contexto: cenário onde é realizada a assistência de enfermagem; Conteúdo: sobre o que fala a teoria; Processo: método utilizado pela enfermagem.

Teóricas da Enfermagem Até os dias atuais são desenvolvidas teorias de enfermagem, com cada autora construindo e fundamentando sua teoria de acordo com sua ideia e visão particular do cuidado, independente de qual fase do processo saúde-doença o cliente esteja inserido. Processo saúde-doença Promoção da saúde, prevenção da doença, tratamento da doença e reabilitação da saúde

Teóricas da Enfermagem Grande parte das teóricas é de nacionalidade norte-americana devido a sua formação acadêmica baseada nos moldes nightingaleanos que prioriza o cuidado com embasamento científico desde que o curso de Enfermagem foi fundado. No Brasil, a primeira teorista é Wanda de Aguiar Horta, uma enfermeira paraibana que construiu sua Teoria das Necessidades Humanas a partir de estudos na Teoria de Maslow.

Principais Teóricas da Enfermagem

Principais Teóricas da Enfermagem

A profissão de Enfermagem A profissão de enfermagem tem como foco a excelência de atendimento em saúde e buscar o bem estar do cliente/paciente. A profissão exige do profissional de um perfil que agregue competência técnica e científica e características/valores que o capacite para exercer sua profissão da melhor forma possível: Agilidade; Decisão assertiva; Criatividade; Responsabilidade; Ética.

Concluindo... O mundo de hoje e, consequentemente o mercado de trabalho, está consciente dos seus direitos e exige os melhores serviços prestados ao público. Uma Enfermagem excelente só pode ser oferecida quando todo o seu conhecimento é aplicado, o cuidado realizado a partir de uma conclusão pautada no conhecimento científico. Este processo inicia-se com a escolha de uma teoria de Enfermagem.

“Não existe saber acabado, definitivo, o que torna impossível elaborar teorias perenes, pois a capacidade humana tem limites, e a realidade é processual, um vir a ser constante.”