História do Marketing EUA técnicas de comercialização = mercadologia;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento de 79% no total de empregos.
Advertisements

O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
Projeto - Plano de Negócios
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Gerenciando o marketing
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII
Marketing Conceitos Básicos.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Comportamento do Consumidor
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Administração de Marketing Aula 4
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Introdução ao Composto de Marketing
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Objetivos do Comportamento do Consumidor
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Administração de Marketing I
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
Disciplina: Marketing Aula 1
Profª. Selma Maria da Silva
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
conhecimentos em resultados
O processo de decisão de compra
Definição de marketing para o século XXI
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Natureza e características
Administração de Marketing
Comportamento do consumidor
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PRAÇA – PONTO DISTRIBUIÇÃO
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
Consultoria Empresarial
Professora: Andréa Trierweiller
Administração Mercadológica PLT
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Planejamento Estratégico de MKT
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
MARKETEIROS Qual o mercado para o profissional de Marketing.
Programa Soluções Tecnológicas
Estratégias de Ponto Aula 10.
Universidade Corporativa Procenge
Canais de Distribuição
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Pedro Alessandro Calaça1 Marketing Unidade V – Marketing mix e comportamento do consumidor.
Disciplina de marketing
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor.
Transcrição da apresentação:

Estratégia, inovação e marketing: ferramentas necessárias ao nutricionista

História do Marketing EUA técnicas de comercialização = mercadologia; Na teoria econômica clássica não era levado em consideração o consumidor e a demanda por produtos, mas por produção; Até o século 19 a preocupação era vender e MKT = VENDAS; No século 20 crescimento populacional e MKT = PROPAGANDA.

História do Marketing Mudanças profundas com a Crise de 1929 e no Pós Guerra; Em 1936 Keynes identificou os fatores que afetam o comportamento do consumidor ( como impulsos e motivações psicológicas); necessidade de uma compreensão mais profunda e perfeita do mercado; buscar as necessidades e desejos dos consumidores.

Evolução do conceito de MKT 1a Fase:Visão de Commodity produtos agrícolas, minerais, bens de manufatura e serviços.

Evolução do conceito de MKT 2ª Fase: Visão Institucional – ênfase nas empresas e grandes corporações produtores, atacadistas, varejistas e agentes.

Evolução do conceito de MKT 3ª Fase:MKT com visão Funcional: Preocupação com os processos de compra, venda,promoção, transporte, armazenagem, preços) Visão das grandes lojas de departamentos e a propaganda como arma de venda; Marketing ligado ao departamento de vendas das empresas

Evolução do conceito de MKT 4ª fase : Visão Administrativa Preocupação em gerenciar os processos integrados à organização( análise, planejamento, controle, organização) Década de 80 Theodore Levitt, autor clássico da área, tem uma definição de marketing, muito utilizada e divulgada: "Marketing é obter e manter clientes.“ MKT de guerrilha!!!!

Década de 90 – Consumerismo se espalha pelo mundo Consumidor crítico e seletivo No Brasil a abertura de mercado impõe o CDC ( 1991) Philip Kotler propõe: 1. “O marketing procura o equilíbrio entre a oferta e a demanda”; 2. “Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido. Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.”

Década de 90 – Consumerismo se espalha pelo mundo Philip Kotler propõe ainda: 3. Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."

MKT como Gestão Integrada A Gestão é vista sob o aspecto prático e aplicativo da Ciência em qualquer sistema organizacional; o nutricionista deve compreender a organização onde atua para conseguir aplicar a ciência; o profissional mesmo em saúde, gerencia projetos, equipes e orçamentos; Deve Inovar e propor estratégias ( ações)

MKT como Gestão Integrada Para todos os especialistas , a gestão aborda todas as áreas de uma organização e não apenas setores ou departamentos. Sendo assim, o marketing nas suas diferentes facetas está dentro de gestão (como Marketing de Serviços e Nutricional).

MKT como Gestão Integrada O mundo atual é caracterizado pela mudança que impõe um novo paradigma educativo, valorizando a iniciativa , a liderança e a orientação para o mercado e para a gestão da mudança.(TACHIZAWA,T;CRUZ JUNIOR,J.B.;ROCHA,J.A.O, 2001).

Princípios para o século 21 Visão social do MKT: eficiência de mercado, qualidade do produto e impacto social

Marketing é área de atuação do nutricionista???

Marketing em Nutrição e Alimentação Os 7 pilares ou 7 Ps: Elementos do Produto Preço e outros desembolsos do usuário Praça ( local e hora ) Promoção e Educação ( comunicação) Ambiente físico ( P de physical) Processos ( internos e externos) Pessoas

Marketing em Nutrição e Alimentação Exemplo de Marketing em um Consultório ou Clínica de Nutrição

Objetivo do serviço: oferecer qualidade de vida Elementos do Produto Dieta ou orientação alimentar, Preço e outros desembolsos do usuário Valor a ser pago pelo cliente de acordo com região, Classe de Consumo (Critério Brasil) , pacotes de serviços, Praça ( local e hora ) Bairro, horários alternativos , personal, home, office, Propaganda e Educação ( comunicação) Divulgação dos serviços ( site,revistas, flyers, boca-boca, material impresso entregue ao cliente),telefonia. Ambiente físico ( P de physical) Sala, decoração , estacionamento,recepção ,banheiro, revistas, aromas, Processos ( internos e externos) Sistema de marcação de consulta, registros dos serviços em softwares, impressos, Pessoas Recursos Humanos, treinamentos, recrutamento, seleção, atendimento.

Marketing em Nutrição e Alimentação Exemplo de Marketing na Alimentação Escolar pública ou privada

Objetivo do serviço: oferecer qualidade de vida Elementos do Produto Alimentação escolar ( lanche ou outro tipo de refeição), Preço e outros desembolsos do usuário Valor a ser pago pelo cliente de acordo com região, Classe de Consumo (Critério Brasil) , pacotes de serviços, escola,contrato, necessidades nutricionais. Praça ( local e hora ) Bairro, horários alternativos , público ou privado, mensal ou por produto, Propaganda e Educação ( comunicação) Divulgação dos serviços (material impresso entregue ao cliente – escola/pais), programas de educação alimentar, Ambiente físico ( P de physical) refeitório, decoração , apresentação do prato, porção, características do acesso a cantina , Processos ( internos e externos) Sistema de controle da refeição, registros dos serviços em softwares, impressos, Pessoas Recursos Humanos, treinamentos, recrutamento, seleção, atendimento.

MKT como ferramenta de gestão Marketing é ferramenta indispensável à gestão de qualquer serviço que apresente a ciência da Nutrição . O nutricionista que aplica as ferramentas de gestão ( marketing) estará se mantendo adequado a um mercado competitivo e dinâmico. A inovação vai acontecer como processo contínuo em busca da satisfação dos desejos e necessidades dos clientes. Não é diferencial é Necessidade!!!!!

Obrigada!!! Sílvia Martinez seconsult@ig.com.br CRN8- 2009