Observação de Aulas - Reflexão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Advertisements

Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A grupamento de E scolas de S ão G onçalo.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Plano de Ação Estratégica
Diretoria de Ensino de Piracicaba
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Paulo Vinícius Rampinelli
Resumo Guião de observação: Sua importância;
Receção ao aluno ##.º ## Ano Letivo Diretor de Turma: #######
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Minha terra encanta o mundo inteiro
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALTO DOS MOINHOS
COORDENAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA II
AÇÕES DE MELHORIA 2016/2017 Observação de Aulas.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Pré Escolar 1º Ciclo Terminar
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Plano de Ação Estratégica
Organização Projeto Turma Mais.
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
Provas de Aferição Ano Letivo 2016 / 2017
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
REUNIÃO DE PAIS 11/10/2017 REUNIÃO DE PAIS – 11/10/2017.
Plano de Ação Estratégica
Quadro 1 – Resultado - TCT das turmas A e B – 8º ano
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
“Supervisão Pedagógica”
FORMAÇÃO EM SERVIÇO A OBSERVAÇÃO DE AULA.
Observatório de Ensino e Aprendizagem
LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
UP Inter ParES Apresentação dos resultados da 1ª edição do programa
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE III REUNIÃO PEDAGÓGICA 2018 ELISON DAVI CRISPIM RAMOS GESTOR Ipojuca, 24/07/2018.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Maria José Lobato Azevedo)
Prezados Pais;   Segue o quadro com as datas e horários da Reunião de Pais e período da Recuperação da 1ª Etapa. Contamos com o auxílio de vocês para.
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
Plano curricular de turma
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Estagio Supervisionado em Docência
Ciências Inglês Física
Fatores associados PAEBES/PAEBES ALFA.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Superintendência Regional de Ensino Coronel Fabriciano DIVEP Reunião com Professores de Salas de Recursos.
Transcrição da apresentação:

Observação de Aulas - Reflexão AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas - Reflexão

Observação de Aulas - Reflexão 1ª Experiência Observação de Aulas: Interpares - Intervisão Escolheram-se como domínios a observar: Estratégias Relação pedagógica

Observação de Aulas - Reflexão Caracterização do grupo que realizou a experiência 14 Professores – 7 pares Disciplina Anos de escolaridade Tipo de turma Português 2º ciclo (5ºF/6ºB) Português 3º ciclo (7ºC/8ºB) Matemática 2º ciclo (6ºB/6ºA) Matemática 3º ciclo (8ºA/7ºF) Físico-Química 3º ciclo (9ºB/9ºD) Inglês 3º ciclo (7ºC/7ºD) Educação Física 2º ciclo (5ºB/5ºD) Médio-baixo Médio Elevado

Observação de Aulas - Reflexão Observações Estratégias Diversificadas e adaptadas à turma e ao tipo de trabalho que se pretendia realizar. Relação pedagógica Bom relacionamento Bom/satisfatório clima de trabalho. Reconhecimento da autoridade do professor (globalmente).

Observação de Aulas - Reflexão Reflexões Enriquecedor conhecer outras formas de lidar com turmas difíceis. A partilha feita nas reuniões de grupo ou o trabalho colaborativo de coadjuvação são diferentes da observação de aulas, pois este implica uma outra visão da aula. Falta de tempos para a observação de aulas e para a reflexão conjunta. Incompatibilidade de horários.

Observação de Aulas - Reflexão Reflexões (…) a experiência correu bastante bem, sem que, no entanto, dela tenham resultado especiais contributos para a prática letiva quotidiana de cada uma de nós. (…) possibilitou evidenciar uma aula “real”. Este tipo de abordagem é mais proveitoso do que o relato de uma estratégia ou prática pedagógica.

Observação de Aulas - Reflexão Reflexões A observação de aulas revelou-se positiva, permitiu observar e refletir sobre o trabalho na sala de aula. Consideramos que a observação deve ser alargada e realizada com alguma frequência. (…) relevância da prática de observação de aulas, enquanto processo de desenvolvimento profissional.

Observação de Aulas - Reflexão Reflexões Penso que como forma de mudar práticas, a observação de aulas não é eficaz e não traz qualquer vantagem pedagógica nem para alunos nem para professores. (…) a existência de um colega da mesma disciplina a observar a aula permite receber feedback sobre os comportamentos de ensino e sobre a possível discrepância entre a intenção das intervenções e a forma como estas são recebidas por quem as escuta.

Observação de Aulas - Reflexão Reflexões De facto, a aula observada é sempre uma aula diferente em que a relação professor aluno se altera e em que a tónica do professor observado é posta no desempenho e no comportamento dos alunos. (…) Pensamos que esta experiência de “observação de aulas” não vai alterar a nossa prática letiva, uma vez que ela foi ajustada em função do público-alvo e das suas necessidades, não tendo sido adaptada, em ponto algum, ao facto de se tratar de uma aula “observada”.

Observação de Aulas - Reflexão CONCLUSÃO FINAL Se foi diferente? Foi … e até . engraçado