Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
Advertisements

PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor
Introdução à prática da
Trata-se da relevância, o motivo pelo qual tal pesquisa deve ser realizada. Aqui vai a escolha do tema, a delimitação feita e a relação que o pesquisador.
Introdução ao Comportamento Organizacional
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
Relatório de Dados Prêmio 2009.
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Extraído de Richardson, Gil.
Administração de serviços 7º período
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Teleconferência sobre a metodologia para a seleção dos usuários
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Pesquisa em Psicologia
Pesquisa Mercadológica
METODOLOGIA DE PESQUISA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
GRÁFICOS DE CONTROLE.
Metodologia Científica
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
Estatística Descritiva
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Metodologia Científica
Descrição e Análise dos cargos
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
levantamento epidemiológico
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Tipos de estudos epidemiológicos
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
Pesquisa Mercadológica
A PESQUISA QUALITATIVA
Pesquisa Mercadológica
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Aula 3.2.
Método experimental.
Subtítulo do trabalho (se houver)
UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM PROFESSORES EAD
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Capítulo 8 Seleção da amostra. Capítulo 8 Seleção da amostra.
Teoria e Método de Pesquisa Social
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
DELINEAMENTO DA PESQUISA
Prof. Elisson de Andrade
EMPREENDEDORISMO.
PROJETO DE PESQUISA.
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento, atitudes, crenças, estilos de vida e expectativas dos consumidores e/ou organizações. Para descrever fenômenos, os pesquisadores devem ler dados. Os dados são coletados por meio de uma ou mais das seguintes formas: observação, entrevistas e/ou questionários. Depois de obtidos, os dados são analisados e tomam-se a base para a decisão informada, que por sua vez, ajuda a reduzir o risco de erros com consequências onerosas. A coleta de dados exige considerável conhecimento e habilidades em todos os aspectos dos métodos de survey e da criação de questionários.

Métodos de Coleta de Dados O tipo e a quantidade de dados a serem coletados dependem da natureza do estudo e dos objetivos da pesquisa. Se o estudo é exploratório, é provável que o pesquisador colete dados narrativos através do uso de grupos de foco, entrevistas pessoais ou observação de comportamentos ou eventos. Esse tipo de dado também pode ser chamado de qualitativo. Se o estudo for de natureza descritiva ou causal, o pesquisador provavelmente exigirá uma quantidade relativamente grande de dados obtidos através de surveys de grande escala ou pelo acesso a bancos de dados existentes. Os dados quantitativos são tradicionalmente obtidos por meio de várias escalas numéricas.

Métodos de Coleta de Dados Até pouco tempo, as surveys por telefone, fax ou correio, as abordagens em shoppings e as entrevistas eram os principais métodos de coleta de dados. A tecnologia de informação está revolucionando a coleta de dados, pois grandes quantidades de dados, tanto quantitativos quanto qualitativos, podem ser obtido e integrados a bancos de dados de modo relativamente rápido e com custo muito baixo se comparado com os métodos mais tradicionais. Esses novos métodos incluem questionários computadorizados administrados pela Internet, captação eletrônica de dados no ponto de vendas e conversas ou discussões eletrônicas pela Internet ou internamente pela Intranet. De fato, só as surveys baseadas na Internet são agora responsáveis por quase 10% de todas as coletas de dados.

Método de Survey Survey é um procedimento para coleta de dados primários a partir de indivíduos. Os dados podem variar entre crenças, opiniões, atitudes e estilos de vida até informações gerais sobre a experiência do indivíduo, tais como gênero, idade, educação e renda, bem como as características de uma empresa, como lucro e número de funcionários. As surveys são usadas quando o projeto de pesquisa envolve a coleta de informações de uma grande amostra de indivíduos. A principal diferença entre a observação e a survey é que com esta o participante sabe claramente que estão sendo coletadas informações sobre seu comportamento e/ou atitudes. Desta forma, sempre existe a possibilidade de que isso influencie suas respostas e crie tendenciosidade.

Método de Survey Os métodos de coleta de dados de survey recaem em duas categorias amplas: administração de questionários para que o próprio respondente responda e entrevista. O primeiro método inclui as surveys pelo correio e as surveys eletrônicas. Já o método de entrevista envolve o contato direto com o respondente, que é entrevistado pessoalmente, com a pessoa presente ou meios remotos. As entrevistas pessoais, estruturadas ou não, são tradicionalmente usadas para obter informações qualitativas detalhadas a partir de um número relativamente pequeno de indivíduos. Essa abordagem às vezes é chamada de survey em profundidade.

Questionários Um questionário é um conjunto predeterminado de perguntas criadas para coletar dados dos respondentes. É um instrumento cientificamente desenvolvido para medir características importantes de indivíduos, empresas, eventos e outros fenômenos. Uma boa survey exige bons questionários para garantir a precisão dos dados. Em um estudo baseado em questionários, há uma série de atividades inter-relacionadas que devem ser levadas em consideração. Estas incluem: o desenvolvimento geral do questionário, sua validação através de teste e determinação do método pelo qual o questionário será administrado.