Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
Advertisements

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Mobilização para a participação cidadã através dos Conselhos Consultivos Locais, Chefes de Quarteirões e Outros Líderes.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
REUTILIZAÇÃO SOLIDARIA NOS ECOPONTOS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Centro Educacional Unificado
OUVIDORIA PROATIVA: Projeto “A AGIR quer ouvir você!”.
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
REUNIÃO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
COMISSÃO DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL 27 a 30 de junho de 2010 Brasília - DF Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde 206ª Reunião.
SEJAM BEM-VINDOS E BEM-VINDAS!
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
“Há projetos e ideias que podem mudar os nossos países e a nossa comunidade e é por isso devem ser compartilhadas”.
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Orçamento Participativo das Escolas
Orçamento Participativo das Escolas
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
projeto de Vida e protagonismo juvenil Programa Ensino Integral / EMTI
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
NO SANEAMENTO MUNICIPAL POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
EMPRESA PUBLICA DE ÁGUAS E SANEAMENTO DO NAMIBE
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Toninho Evangelista - ENAC
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

CONSELHEIROS MIRINS: PROTAGONISTAS EM PROL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Eduardo Dias Rueda Tatiane Silva

CONSELHEIROS MIRINS O presente trabalho quer demonstrar como a participação ativa da juventude nas ações de educação ambiental, nesse caso, regularizada nos moldes do Conselho Gestor do Departamento de Água e Esgoto de Penápolis, beneficia o Sistema de Saneamento Básico e Meio ambiente e também toda a comunidade que ganha com o desenvolvimento de jovens conscientes de seu papel na sociedade e futuros adultos que estarão comprometidos com o desenvolvimento social como um todo, sem deixar de lado a Natureza e toda sua importância para o bem do homem.

PENÁPOLIS Situada na Alta Noroeste Paulista e distante 490 Km da capital do Estado de São Paulo. População: 60.000 habitantes.

DAEP

CRIADO EM 1994 (SALA NA SEDE DO DAEP) 1ª Sala do Centro de Educação Ambiental CRIADO EM 1994 (SALA NA SEDE DO DAEP)

CEA – Centro de Educação ambiental 13/08/1999 Inauguração do Novo Espaço Físico (ATUAL)

Fórum Municipal de Saneamento e Meio Ambiente. Com a realização dos trabalhos do CEA, ficou claro a necessidade de um maior envolvimento da população nas questões de saneamento e questões ambientais então, em 1994, o DAEP idealizou e realizou o 1º Fórum Municipal de Saneamento e Meio Ambiente. Esta primeira experiência atingiu seu objetivo e desencadeou na contínua realização do evento, sendo que de 1994 até 2016 já foram realizados 12 fóruns.

Conselho Gestor de Saneamento 20 membros: 6 da comunidade (Eleitos no Fórum de Saneamento e Meio Ambiente) 3 representantes do DAEP (área operacional, área técnica e área administrativa) 1 representante do executivo municipal 1 da vigilância sanitária 1 representante de entidades assistenciais 1 da Ordem dos Advogados do Brasil 1 da Policia Ambiental 1 do Consórcio Ribeirão Lajeado 1 da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente 1 da Secretaria Municipal de Educação 1 da Secretaria Municipal de Obras 1 da Associação dos Engenheiros de Penápolis 1 da Associação Comercial Empresarial

Conselho Gestor de Saneamento

Conselho Gestor de Saneamento O Conselho Deliberativo tem a função de deliberar todas as decisões a serem tomadas pelo DAEP, ou seja: implantar as propostas aprovadas no Fórum de Saneamento e Meio Ambiente, exercer a supervisão de todas as atividades da Autarquia; aprovar os planos gerais e programas de atividades do DAEP e fiscalizar a sua execução; aprovar as tarifas e taxas propostas pelo Diretor Executivo do DAEP com base nas planilhas de custos dos serviços; estabelecer medidas que visam à melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgoto, coleta de lixo e limpeza pública; decidir sobre isenção ou redução de tarifas estabelecendo os critérios de sua concessão.

Fórum Infanto-juvenil Para incentivar os adolescentes a participarem das discussões ambientais do município, em 2014 foi realizado, junto com a 11ª edição do Fórum de Saneamento e Meio Ambiente, o 1º Fórum Infanto-juvenil. Nesse Fórum, foi criado o Conselho Mirim do DAEP e eleitos os seis primeiros conselheiros mirins.

Cartazes de Divulgação

Atividades durante o Fórum Infantojuvenil

Atividades durante o Fórum Infanto-juvenil

Eleição dos Conselheiros Mirins

Posse no Fórum de Saneamento e Meio Ambiente

Participação em reunião do Conselho Gestor

Participação nas Atividades e eventos promovidos pelo CEA

Participação nas Atividades e eventos promovidos pelo CEA

Produção de Documentário: Vivenciando a Sustentabilidade na Escola

A prática apresentada traduz, claramente, o potencial de transformação que há na juventude se essa for bem conduzida e formada para a consciência do cuidado pela vida em toda a sua variedade e potencialidade. Os conselheiros mirins, espelhando-se nos demais conselheiros, vão aprendendo seu papel de cidadão e entendendo que a participação de cada um é fundamental para a transformação do todo. Por meio do comprometimento com as ações do CEA, da escola que frequentam e do Conselho Gestor de Saneamento, vão criando responsabilidade social e tornando-se cidadãos melhores.

A possibilidade de exporem suas ideias e opiniões, discutirem, verem aprovadas essas mesmas ideias e depois, colocadas em prática, propicia a esses jovens a experiência real de que sua voz, seus gestos e sua existência podem fazer a diferença e transformar, a partir de sua comunidade, a Terra, nossa “casa comum”, em um lugar muito melhor para se viver.

Há nos jovens uma energia inesgotável, capaz de provocar as maiores mudanças. Obrigada!!!