CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Advertisements

PROJETO: DIA DAS MÃES.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues.
1.IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: Crescei e Multiplicai Por Toda Santarém 2. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE: IGREJA DA PAZ SEDE REGIONAL Pr. Presidente: Geraldo.
OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA. OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA.
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
NA ERA DOS EMOJIS. NA ERA DOS EMOJIS Na era dos Emojis Escola: Escola de Educação Infantil e Fundamental Bê a Bá / Colégio Interligado Cidade: Dois.
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
Conhecendo o meu corpinho
“Meu pequeno cidadão” Escola: Colégio Novomundo Cidade: Praia Grande
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Resgatando heranças e transformando gerações
Projeto: De onde vem o alface?
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
EXPLOSÃO DE SONS NA NATUREZA E NA RECICLAGEM
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Escola: Colégio Santo Antônio de Jesus Cidade: Santo Antônio de Jesus (BA) Categoria: Cidadania Professor responsável: Marcelo de Sousa Costa.
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Informações importantes
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Encena livro.. Encena livro. Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz Escola: Escola de Educação Infantil e fundamental Willy Janz.
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Projeto Empreendedorismo
DE UM PINGO D’ÁGUA SE CHEGA AO MAR
DIA DO TRABALHADOR. DIA DO TRABALHADOR Dia do Trabalhador Escola: COC Semeador Cidade: Foz do Iguaçu (PR) Categoria: Cidadania Professor responsável:
Informações importantes
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Projeto: O Bichinho da Corrupção
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Informações importantes
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Informações importantes
Confabulando com Fábulas.
Jovens Empreendedores
Projeto Multiplicadores
PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR. PROJETO PEQUENO EMPREENDEDOR.
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
DIVULGANDO BOAS PRÁTICAS...
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
BNCC e Educação Infantil
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Relatório A3 Resumo do Projeto
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
MULTIPLICAÇÃO DAS ATIVIDADES
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

CADERNO DE RELATOS

CADERNO DE RELATOS

CADERNO DE RELATOS Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Linguagens e Matemática Professor responsável: Gislaine de Assis

CADERNO DE RELATOS Natureza do projeto O projeto caderno de relatos tem por finalidade estimular e desenvolver a linguagem oral nas crianças. Para isso é importante que registrem o final de semana atual, desta forma irão desenvolver a capacidade de expressão oral, estimulando a fala e favorecendo a ampliação do vocabulário. Além de fomentar as conversas, estimula as crianças a falarem e promover o respeito pela fala de cada aluno.

CADERNO DE RELATOS Justificativa É importante o professor conversar com as crianças, ajudando‐as a se expressar, apresentando‐lhes diversas formas de comunicar o que desejam, sentem e necessitam. Nessas interações, é importante que os adultos tenham cuidado com a própria fala e a utilize de forma clara, sem infantilizações e sem imitar o jeito da criança falar, com a consciência de que são modelos de falantes para elas. Considera‐se que o contato com o maior número possível de situações comunicativas e expressivas resulta no desenvolvimento das capacidades linguísticas das crianças. De acordo com o Referencial Curricular Nacional, uma das tarefas da educação infantil é ampliar, integrar e ser continente da fala das crianças em contextos comunicativos para que ela se torne competente como falante. Isso significa que o professor deve escutar a fala da criança, deixando‐se envolver por ela, ressignificando‐a e resgatando‐a sempre que necessário (1998, vol. 3, p. 135).

CADERNO DE RELATOS Objetivos A linguagem oral é um instrumento fundamental para que as crianças possam ampliar suas possibilidades de inserção e participação nas diversas práticas sociais.

CADERNO DE RELATOS Desenvolvimento Sentar com os alunos em roda e colocar uma cadeira no centro da roda, para que o aluno que for relatar sinta-se importante para falar do seu final de semana. A professora vai indagar o aluno, ajudando-o a se expressar e contar aos amiguinhos. Também poderá ler a história que o pais descreveram sobre aquele final de semana.

Resultados esperados do projeto CADERNO DE RELATOS Resultados esperados do projeto Desenvolver a linguagem oral; Ampliar o vocabulário; Estimular o diálogo; Controlar a inibição; Desenvolver o espirito de liderança; Estabelecer as relações sociais.

Fases de Implementação CADERNO DE RELATOS Fases de Implementação Divulgação: Na primeira reunião de pais o projeto foi divulgado orientando os pais a estimular e enriquecer os relatos. O mesmo será feito com os alunos que irão se estimulando a medida em que o caderno retornar para escola contando um final de semana; Execução das ações: Cada final de semana o caderno seguirá para um aluno que deverá através de fotos e relatos escritos pelos pais contar os acontecimentos; Checagem dos resultados: Toda segunda feira fazer uma roda para ouvir um aluno contar e mostrar seu final de semana; Resultado: Ampliar o vocabulário e estabelecer uma linguagem mais efetiva.

CADERNO DE RELATOS Cronograma básico 1.Divulgação: Fevereiro: Reunião de apresentação (público-alvo: Alunos e famílias). 2. Execução das ações: Fevereiro à Junho: Execução (Cada final de semana o caderno era enviado para um aluno). 3. Checagem dos resultados: Fevereiro à Junho: (Cada segunda-feira era avaliado o desempenho individual de aluno relatando seu final de semana). 4. Ação e Entrega dos Resultados: Junho: Resultados obtidos (Crianças mais felizes, capazes e desinibidas).

Especificação do gasto CADERNO DE RELATOS Custo previsto Especificação do gasto Valor Materiais (caderno) 3,00 E. V. A. (decoração do caderno) 5,00 TOTAL 8,00

CADERNO DE RELATOS

CADERNO DE RELATOS

CADERNO DE RELATOS

CADERNO DE RELATOS

CADERNO DE RELATOS

Obrigado! Obrigado!