MARIA DE LOURDES SPAZZIANI JOSÉ BRÁS BARRETO DE OLIVEIRA

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Transcrição da apresentação:

MARIA DE LOURDES SPAZZIANI JOSÉ BRÁS BARRETO DE OLIVEIRA CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICA E SOCIOCULTURAL DOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA DA UNESP PERÍODO DE 2006 A 2015 MARIA DE LOURDES SPAZZIANI JOSÉ BRÁS BARRETO DE OLIVEIRA SHEILA ZAMBELLO DE PINHO PROGRAD E VUNESP – 2016 1 1

Introdução Estudos sobre o perfil de ingressantes nos cursos de graduação têm sido relevantes por possibilitar a compreensão das características pessoais, socioeconômicas, socioculturais e procedência dos estudantes que frequentam o ensino superior e as necessidades que daí emergem. 2 2

Introdução A UNESP comprometida com a democratização do acesso a seus cursos de graduação, se mostra altamente sensibilizada e consciente da necessidade da investigação das características dos ingressantes considerando, em especial, sua característica multicâmpus e sua inserção em diferentes regiões do Estado de São Paulo. 3 3

Objetivo   O presente trabalho tem por objetivo apresentar as tendências recentes quanto às características pessoais, socioculturais, socioeconômicas e a trajetória escolar de ingressantes dos cursos de Graduação de Licenciatura da UNESP, a fim de subsidiar os Conselhos de Curso nas diretrizes políticas, institucional e curricular que proporcionem o aprimoramento da qualidade de formação e da inserção desses profissionais. 4 4

Material e Método Utilizou-se o banco de dados sobre o perfil dos ingressantes dos anos de 2006 a 2015, fornecidos pela VUNESP, que anualmente aplica um questionário a todos os inscritos no exame vestibular. 5 5

A Unesp oferece 31 possibilidades de ingresso em cursos de Licenciatura, aqui definidos como aqueles cuja entrada pelo vestibular possibilita exclusivamente a formação como professores da educação básica. Arte-Teatro, Ciências Biológicas, Educação Musical, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Em 2015 foram oferecidas 1303 vagas sendo 969 no período noturno, 195 no matutino, 104 no diurno e 35 no vespertino. . 6 6

Os dados foram agrupados em quatro categorias: Características pessoais e procedência Trajetória escolar Características socioculturais Características socioeconômicas 7 7

Características pessoais e procedência Sexo Idade Cor da pele declarada pelo candidato Local de residência da família 8 8

Tipo de instituição de ensino onde realizaram o Ensino Fundamental Trajetória escolar Tipo de instituição de ensino onde realizaram o Ensino Fundamental Onde realizaram o Ensino Médio Frequência a cursinho pré-vestibular 9 9

Características socioculturais Nível de instrução do pai Nível de instrução da mãe Profissão do pai Profissão da mãe 10 10

Características socioeconômicas Exercício de atividade remunerada Como pretendem se manter durante o curso Renda total mensal da família Fator Socioeconômico (FSE). 11 11

Resultados Os resultados foram obtidos para cada variável considerada na definição do perfil dos ingressantes da Unesp e para cada curso de Licenciatura. Destacamos os cursos com a maior porcentagem de cada característica estudada. 12 12

Relação candidato/vaga 13 13

Características pessoais e procedência VARIÁVEL UNESP CURSO COM MAIOR OU MENOR PORCENTAGEM Sexo Masculino 47,6% Física, Geografia, História, Matemática e Educação Musical (51 a 78%) Sexo Feminino 52,4% Pedagogia (86 a 94%), Letras (65 a 76%), Ciências Biológicas e Arte-Teatro (> 63%) Idade até 18 anos 55,5% 10 cursos Idade acima de 20 anos 17,3% Educação Musical (52,7%), Arte-Teatro (46,3%), Geografia (46,7%), Matemática de Guaratinguetá (36,3%) , Pedagogia (33% a 42%) Cor da pele branca 77,8% 71% dos cursos tem porcentagem de brancos menor do que à da Universidade Cor da pele parda 14,0% Ciências Biológicas de Bauru (11,5%) e de Botucatu (12,7%) com porcentagens menores Local de residência da família (Interior) 75,1% Educação Musical (18,2%), Arte-Teatro (14,1%) 14 14

Trajetória escolar EF escola Pública 45,6% Todos ( - Arte-Teatro) VARIÁVEL UNESP CURSO COM MAIOR PORCENTAGEM EF escola Pública 45,6% Todos ( - Arte-Teatro) EF escola Particular 54,4% Arte-Teatro (61,3%) EM escola Pública 37,7% Todos EM escola Particular 62,3% Nenhum Sem cursinho 36,3% 5 cursos com porcentagem menor 15 15

Características socioculturais VARIÁVEL UNESP CURSO COM MAIOR OU MENOR PORCENTAGEM Pai com nível superior 38,6% Educação Musical (53,7%), Arte-Teatro (43,4%) Pai com EF incompleto 13,0% Educação Musical (6,9%), Letras SJRP (10,1%), Arte-Teatro (12,7%) Mãe com nível superior 41,9% Educação Musical (56,2%), Arte-Teatro (49,1%) Mãe com EF incompleto 11,0% Educação Musical (8,4%), Letras SJRP (8,8%), Arte-Teatro (8,7%) Pai PLPTNS 34,4% Educação Musical (50,2%), Letras SJRP (38,4%), Arte-Teatro (48,7%) Pai OPQ 17,9% Educação Musical (11,9%), Letras SJRP (15,2%), Arte-Teatro (14,0%) Mãe PLPTNS 36,3% Educação Musical (48,5%), Letras SJRP (36,3%), Arte-Teatro (45,8%) Mãe sem atividade remunerada 29,5% Educação Musical (29,2%), Letras SJRP (27,4%), Arte-Teatro (25,6%) PLPTNS = Profissional Liberal, Professor(a) ou Técnico(a) de Nível Superior OPQ = Operário com Pouca Qualificação 16 16

Características socioeconômicas VARIÁVEL UNESP CURSO COM MAIOR PORCENTAGEM Não exerce atividade remunerada 79,9% Letras SJRP (83,3%), Pedagogia Ar (80,8%) – ambos diurnos Pretende se manter com recursos dos pais 50,6% Letras diurno SJRP (57,4%) Pretende se manter trabalhando 26,8% 24 cursos com maior porcentagem Pretende se manter com bolsa de estudos 18,7% 23 cursos com maior porcentagem Renda familiar menor do que 2 SM 33,8% 29 cursos com maior porcentagem Renda familiar de 2 a 4,9 SM 29,8% Educação Musical (25,6%), Arte-Teatro ( 31,9%) Renda familiar de 5 a 9,9 SM 5 cursos com maior porcentagem Fator Socioeconômico 5,7 Em 2015, todos com FSE menor 17 17

Algumas Considerações Cada curso de graduação apresenta ingressantes com características próprias justificando a realização do estudo de forma individualizada, permitindo a comparação entre eles; 18 18

Algumas Considerações Cada curso de graduação apresenta ingressantes com características próprias justificando a realização do estudo de forma individualizada, permitindo a comparação entre eles; Os cursos de Educação Musical e de Arte-Teatro, ambos de São Paulo, e o de Letras diurno de SJRP se diferenciam dos demais; 19 19

Algumas Considerações Cada curso de graduação apresenta ingressantes com características próprias justificando a realização do estudo de forma individualizada, permitindo a comparação entre eles; Os cursos de Educação Musical e de Arte-Teatro, ambos de São Paulo, e o de Letras diurno de SJRP se diferenciam dos demais; Os resultados evidenciam que o perfil dos ingressantes se mostra menos elitizado, com tendência crescente da entrada de jovens da rede pública de ensino. Por outro lado, há significativa e preocupante diminuição da procura por estes cursos, com queda na relação candidato/vaga. 20 20

Obrigada!