Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Amaral Rodrigues APRENDIZAGEM EM INGLÊS. Introdução e Justificativa Este projeto tem por objetivo descrever e desenvolver uma ferramenta que auxilie.
Advertisements

4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
ENCONTRO DOS DIRETORES DE ENSINO DO IFPA
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação

POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
II. Seminário Nacional de Avaliação e Qualidade
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Relatório de Autoavaliação Institucional
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
TIC Aplicadas às Necessidades Educativas Especiais -2016
SINAES ENADE.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
I Encontro de Licenciaturas da
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI OBJETIVOS ESPECIFICOS
Cartografia: ciência ou arte?
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A APROPRIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA PELOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Consolidando....
Perfil socioeconômico de ingressantes
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
1º Período 2º Período 3º Período 4º Período 5º Período 6º Período
Transcrição da apresentação:

Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato

Objetivos e Metodologia Investigar o perfil profissional subjacente a documentos oficiais curso de português habilitação português-inglês da UFRJ Análise de 32 ementas Critérios de análise: Contraste com os objetivos prescritos no Projeto Político Pedagógico (PPP) e dimensões do trabalho (Placco, 2005) 02/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.

Documentos Oficiais “ Documentos oficiais são aqueles produzidos por uma instância governamental que geralmente impacta sobre a organização das classes profissionais, a distribuição do tempo disponível, os objetivos do ensino, as rotinas da interação, as ações a serem desenvolvidas pelo profissional, entre outros”. (MACHADO, BRONCKART, apud QUEVEDO-CAMARGO, 2007) 03/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.

Múltiplas vozes: O efeito dominó “Para Bakhtin, cada ato de enunciação é composto por diversas “vozes”. Assim, cada ato de fala é repleto de assimilações e reestruturações destas diversas vozes, ou seja, cada discurso é composto de vários discursos.” (BAKHTIN, 2003 apud Rita Signor 2008) 04/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.

Dimensões de Placco (2005) Durante o processo de formação “é provocado o desenvolvimento do sujeito em múltiplas dimensões, que são definidas como um conjunto de componentes que estariam em contínuo processo de co-ocorrência. (PLACCO, apud DAHMER, 2014, p.7) 05/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.

Metodologia 06/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.

Metodologia: Os objetivos do PPP

Metodologia As dimensões do Trabalho (Placco,2003): (1) Dimensão ética e política; (2) Dimensão Técnico-científica; (3) Dimensão crítico-reflexiva; (4) Dimensão avaliativa; (5) Dimensão cultural e estética; (6) Dimensão da formação continuada; (7) Dimensão dos saberes para ensinar; (8) Dimensão do trabalho coletivo. 08/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.

Análise de Dados: 1º a 4º períodos Resultados: Total de 21 ementas. Média de 5 ementas por período. Predominância do aspecto 1: Enfoque mais conteudista e teórico: Dimensão técnico-científica.

Análise de dados: 5º e 6º períodos Resultados: 6 ementas analisadas, 3 em cada período, resultados equivalentes. Predominância dos aspectos 2 e 4. Aspectos relacionados à formação docente (5, 6 e 7) não são abordados.Dimensão Técnico-científica e dimensão crítico-reflexiva.

Análise de dados: 7º e 8º períodos Resultados: Total de 3 disciplinas analisadas, 2 do 7º período e 1 do 8º. O 7º período foi único período que abarcou todos os aspectos. 8º período somente os aspectos 4 a 7 são contemplados. Dimensão dos saberes para ensinar e Dimensão crítico-reflexiva

Considerações Finais Todas as 32 disciplinas analisadas são eletivas o que vai de encontro com a proposta do PPP de flexibilização curricular; Currículo extenso e estanque; Reduzido enfoque na prática docente, ainda praticamente a cargo da faculdade de Educação; Currículo em processo de revisão novamente. 12/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.

Referências BEATO-CANATO, A. P. M. Projeto : Concepções subjacentes a documentos prescritivos de instituições de ensino do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada/ UFRJ, 2012-2014. PLACCO, V. M. N. de S. Os saberes necessários ao trabalhodo professor. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho:Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais,2005, Aveiro. Anais... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS UFRJ – 2008 QUEVEDO-CAMARGO, G. Análise linguístico-discursiva das competências em um texto institucional. Revista X, v.2, 2007, p.2-18. RIOS-REGISTRO, E.S.; STUTZ, L., As prescrições no curso de formação de professores. Revista Intercâmbio, volume XXI: 17-37,2010. São Paulo: LAEL/PUC-SP SIGNOR, RITA., Bakhtin, M. Os gêneros do discurso, In: BAKHTIN, M: Estética da criação verbal. Resenha para revista Gatilho Universidade Federal de Juiz de Fora. Ano 2008. .

Obrigada!