MODELO DE GESTÃO
VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR
Novo modelo de Gestão de Pessoas da UNEMAT FOCO Novo Modelo Desenvolvimento Individual Organizacional
Gestão de Pessoas Competência Papel da Pessoa Papel da Instituição Ativa Ativa Gestão do seu desenvolvimento, de sua carreira Suporte do desenvolvimento da Pessoa Pessoas Competência
Programa de Valorização do Servidor da Unemat OBJETIVO Promover a consciência sobre a necessidade da administração pública ágil e eficaz valorizando o servidor público como agente promotor de formulações e implementação de políticas públicas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1 – Humanizar o trabalho, valorizando a pessoa como um Ser Integral. 2 – Propiciar competitividade à organização. 3 – Contribuir para que a organização possa alcançar os objetivos e realizar sua missão: Produção, Difusão do Ensino,Pesquisa e Extensão para o desenvolvimento Sustentável do Estado
Dimensões do Ser Integral Intelectual PESSOA Espiritual Emocional Social Física
Dimensão Física Projetos Promover a saúde física dos servidores, bem como conscientizar e incentivar a promoção e a gestão da saúde. Projetos Medicina Preventiva Saúde Bucal Dançar é viver Atividade Física e Postural
Dimensão Social Projetos Estimular a construção de novos padrões de sociabilidade no trabalho, no momento de lazer e na comunidade. Projetos Coral Voluntariado INSTRUTOR CONSULTOR INSTITUCIONAL Socialização de Talentos Instrumental
Dimensão Cultural Projetos Fortalecer o espírito de equipe, de união e cooperação dos servidores Públicos em todo os níveis de atuação. Projetos Eventos Esportivos Eventos Culturais Campanha de Sensibilização Capacitação de Liderança
Dimensão Política Projetos Consolidar a imagem institucional do elemento Unemat, qualificado como Gestão Universitária, junto aos servidores. Projetos Divulgação das Ações da Gestão Revisão da estrutura Organizacional e funcional Priorizar Plano de carreira servidores Adequar lotacionograma e Cargos aos Processos
Dimensão Administrativa Estimular o servidor a buscar informações sobre os programas, projetos e atividades, para ser um disseminador da execução orçamentária da administração pública. Projetos Transparência dos Gastos Servidor em Audiência Pública
PESSOAS COMO RECURSOS PESSOAS COMO PARCEIRAS Servidores isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Preocupação com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Colaboradores agrupados em equipes Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e visão Interdependência entre colegas e chefia
PESSOAS COMO RECURSOS PESSOAS COMO PARCEIRAS Alienação em relação à organização Ênfase na especialização Executoras de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividades Ênfase no conhecimento Inteligência e talento
MISSÃO DA UNEMAT MISSÃO DA PRAF MISSÃO DO GOVERNO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO “Garantir a produção e a difusão do conhecimento através do ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento sustentado.`` Administrar e viabilizar a integração nas áreas de RH, Materiais, Financeira, Infra-estrutura, Tecnologia da informação e comunicação, buscando facilitar o desenvolvimento das atividades fim da universidade. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO ATENDIMENTO A SOCIEDADE
Qualidade de vida ganha destaque na Administração da Unemat Investir em qualidade de vida é investir nas pessoas, no diferencial da instituição. PILARES DA QUALIDADE DE VIDA I N D V U A L F A M I L R I N S T U C O A L Saúde física mental e emocional Relacionamento Sinônimo de equilíbrio e harmonia do ser humano Atividades físicas, Alimentação e Mudanças de hábitos
Qualidade de vida ganha destaque na Administração da Unemat Atividades Culturais Segurança no trabalho (forma de ingresso) Desenvolvimento/Carreira ´´Mais importante que acrescentar dias em sua vida é acrescentar vida em seus dias.``
Clima organizacional Fator determinante da qualidade Feliz no trabalho Satisfação com o trabalho Qualidade de vida Fator determinante da qualidade do ambiente organizacional saudável e produtivo.
Orgulho relação entre funcionários e seu trabalho. Clima organizacional Confiança relação entre lideranças e colaboradores credibilidade como o funcionário vê o seu superior. respeito como o funcionário se sente tratado pelo seu superior. imparcialidade como o funcionário percebe as regras da organização. Orgulho relação entre funcionários e seu trabalho. Camaradagem relação entre os funcionários sem levar em conta a hierarquia.
Algumas ações da Unemat que valorizam o Servidor Implantação do Modelo de Gestão de Pessoas Realização de Políticas de Recrutamento,alocação, acompanhamento,qualificação e Avaliação; Parceria com a Escola de Governo- Promoção de cursos de Formação Técnica; Realização de Concurso Público Adequação de espaço físico e de equipamentos nos locais de trabalho Estabelecimento de Comissão Técnica para revisão e alteração do plano de Carreira ; Destinação de Recursos no PTA para a execução do Plano de Gestão de Pessoas.
WILBUM DE ANDRADE CARDOSO ROSÂNGELA CABRAL ROSA LAZARIN Universidade do Estado de Mato Grosso Pró-reitoria de Administração e Finanças Modelo de Gestão WILBUM DE ANDRADE CARDOSO Pró-reitor ROSÂNGELA CABRAL ROSA LAZARIN Assessora da Área de Gestão de Pessoas JOANE SANTOS CUNHA Coordenadora de Recursos Humanos da Unemat DOUGLAS EHLE NODARI Secretário Universidade do Estado de Mato Grosso Av. Tancredo Neves, 1095 – Cavalhada – CEP 78200-000 Cáceres – MT – Fone (65)3221-0000 Ramal 00500071 E-mail: praf@unemat.br