Gestão de processo Dutra 2017.

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Gestão de processo Dutra 2017

MAPEAMENTO DE PROCESSO (MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UMA ESTRATÉGIA VENCEDORA Jorge de Paiva Campos) Funcionamento dos processos nas organizações que utilizam tal conceito para obter resultados reais, adicionando valor a cada etapa Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem a ocorrência de um processo; logo, toda empresa dispões de inúmeros processos que são executados todos os dias Resta saber se eles são conhecidos e documentados (ou mapeados) em detalhes

Conceito de Processo: Conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Todo processo tem, em sua essência, uma hierarquia funcional Nota: Os recursos podem incluir pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas. Exemplo: Função Marketing • Processo: Desenvolvimento de novos produtos • Sub-processo: Pesquisas de mercado • Atividade: Análise de Oportunidades • Tarefa: Levantamento de Dados

Atividade É um termo genérico para o trabalho que uma companhia ou organização executa via um processo de negócio. Pode ser atômica (pouca abrangência) ou não atômica Tarefa (Task) A tarefa é a atividade de trabalho atômica. Ela representa uma ação no processo que pode ser executada por uma pessoa ou um sistema. Exemplos de atividades que podem ser representadas através de tarefas são: Avaliar documentos Calcular impostos Elaborar parecer técnico Elaborar proposta comercial Cadastrar operação

Gerência do processo A Gerência de Processo é uma metodologia que nos permite maximizar a habilidade de satisfazer e exceder os requisitos dos Clientes, alcançar o resultado esperado de maneira mais simples e pelo menor custo, aumentar a capacidade do processo de atender as mudanças das necessidades dos Clientes e do negócio, sem reduzir a efetividade e a eficiência do processo. Observe que a gerência de processos é o método pelo qual se podem alcançar as metas de qualidade. Toda empresa tem como objetivo fim, um determinado mercado de atuação para onde direciona seus produtos e serviços e para onde canaliza seus esforços de venda. Para alcançar seus objetivos, organiza determinados processos que conduzem aos pontos desejados. Visão tradicional x visão por processos;

Abordagem Horizontal Nas organizações tradicionais, com estrutura piramidal e diversos níveis hierárquicos, os gerentes são orientados para resultados da sua área de atuação. Assim, o departamento de produção quando persegue suas metas sem a visão macro da organização, coloca em risco o próprio negócio, uma vez que pode criar competição ao invés de cooperação dentro da empresa, já que todos competem pelos mesmos recursos. A gerência de processos busca eliminar essas deficiências através da aplicação de uma metodologia sistêmica, privilegiando e focando o processo e onde a estrutura hierárquica tem papel unicamente organizacional. Os organogramas são estruturados na vertical e o atendimento ao cliente é horizontal.

Foco no Processo Atendimento às necessidades do cliente Uma visão mais ampla e horizontal do negócio Método disciplinado de análise Implementação mais fácil de mudanças Balanceamento de recursos entre as funções Maior envolvimento dos funcionários de todos os níveis

Princípios do Processo

Principais etapas

Parte Prática BIZAGI BPMN (Business Process Model and Notation) Normalmente, o nome que encabeça cada raia é o papel funcional que executará as atividades nela contida

Pagamento de auxílio transporte

Emitir Histórico Final e Declaração de Conclusão de Curso