Metodologia da pesquisa científica FGV 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
Como escrever um bom business plan
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O que é gestão financeira
CURSO DE AVALIAÇÃO SOCIAL DE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
LASTIME.COM.
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
Análise do Meio Ambiente
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento de Campanha – A4
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Sumário executivo Apresentação da Empresa
Módulo de Gestão Aplicada à TIC
Universidade Federal Fluminense
PLANO DE NEGÓCIOS.
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
BUSINESS PLAN Como montar um Business Plan Profs. Luiz C. Di Serio
MBA de Gestão Estratégica da TI Projeto integrado de negócios
UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-EEITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS-INCUBES CURSO DE NIVELAMENTO (MÓDULO V)
Como estabelecer e organizar
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
PLANO DE NEGÓCIOS – 1ª PARTE
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
Plano de Marketing.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Planejamento Estratégico
SUMÁRIO EXECUTIVO Enunciado do projeto Competência dos responsáveis
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
Apresentação a Potenciais Investidores
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
Técnicas de Empreendedorismo
Plano de Negócios Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Plano de negócio.
Profª. Mestranda Elaine Araújo
Plano de Negócio Exercício.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
CONCORRÊNCIA.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Plano de Negócios)
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Como a água de Côco Sococo pode penetrar no mercado australiano ?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Abertura e Estruturação Organizacional
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANO DE NEGÓCIO: Equipe: Prof. Orientador: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da pesquisa científica FGV 2011 PLANO DE NEGÓCIOS Metodologia da pesquisa científica FGV 2011

ESTRUTURA Referencial teórico Sumário executivo Conceito do negócio Mercado e competidores Equipe de gestão Produtos e serviços Estrutura e operações Marketing e vendas Estratégia de crescimento Finanças Anexos conclusão

Referencial teórico Fundamentação sobre plano de negócios: Importância Necessidade

Sumário executivo Idéia geral do conteúdo do documento Área do negócio Produto ou serviço Mercado Investimento necessário Tempo de recuperação do investimento

Conceito do negócio Apresentação da empresa Visão e missão Oportunidade Produtos e serviços (resumo conceitual) Aspectos legais e composição societária Certificações, licenças, regulamentações Localização e abrangência Terceiros e parceiros

Mercado e competidores Análise setorial Mercado alvo-nicho de mercado Necessidades dos clientes Análise dos competidores Vantagens competitivas

Equipe de gestão Descrição dos principais executivos (pontos fortes, experiência, adequação ao negócio)

Produtos e serviços Descrição dos produtos e serviços Benefícios e diferenciais Utilidade e apelo Tecnologia Ciclo de vida

Estrutura e operações Organograma funcional Máquinas e equipamentos necessários Processos de negócio Processos de produção e manufatura Política de recursos humanos Fornecedores de serviços (e matéria prima) Infraestrutura e planta Infraestrutura tecnológica

Marketing e vendas Posicionamento do produto/ negócio Praça/canais Promoção Preço Projeção de vendas e market share parcerias

Estratégia de crescimento Análise estratégica SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) Objetivos e metas Cronograma Riscos críticos do negócio (e mitigação dos riscos/plano de contingência)

Finanças investimento (usos e fonte) Composição de custos e despesas Principais premissas (base para projeções financeiras) Evolução dos resultados financeiros e econômicos (projeção para cinco anos, mensal no ano 1 e semestral/trimestral nos demais) Demosntração de resultados Fluxo de caixa Balanço

Anexos Currículo da equipe de gestão/sócios Dados complementares sobre o mercado Detalhamento das pesquisas de mercado Detalhamento das projeções financeiras

Créditos Hélia de Miranda Glória Faria heliafaria@terra.com.br FGV-Minas