CanSat Açores 2016: Estudo de caso de projeto de sucesso José António Contente |Projeto orientado pela Profª Dra Cecília Galvão Doutoramento em Educação.

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Transcrição da apresentação:

CanSat Açores 2016: Estudo de caso de projeto de sucesso José António Contente |Projeto orientado pela Profª Dra Cecília Galvão Doutoramento em Educação | Área de Especialidade: Didática das Ciências O problema do estudo Como se processa a resolução de problemas em alunos de nível secundário, no projeto CanSat de tecnologia espacial, num ambiente colaborativo e não formal? Opções metodológicas Investigação qualitativa: estudo de caso com quatro alunos e Professor Coordenador, participantes no projeto educativo CanSat 2016.Questionários, entrevistas e observação não participante. Estudo com duas fases: i) no decurso do desenvolvimento do projeto; ii) após a conclusão do projeto/competição. Resultados Forte motivação dos alunos, do professor, da escola participante e dos pais no desenvolvimento do CanSat. Vantagens do contexto cooperativo/competitivo e não formal. A resolução de problemas revela diversas dimensões para além da tradicional “tentativa erro”, sugerindo um modelo específico de heurísticas, onde os processos de ordem cognitiva superior e metacognitivos dos alunos se aprofundam no desenvolvimento do projeto. Pensamento computacional, lateral, divergente/convergente foram detetados como tipos de pensamento dos alunos associados e mobilizados no decurso da resolução de problemas. Estes aspetos são comparáveis ao pensamento complexo presente nas investigações científicas. Tratando-se de um projeto de e com sucesso podem inferir-se algumas implicações didáticas para o ensino das ciências em contexto colaborativo.