Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj

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Transcrição da apresentação:

Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj O processo de aprendizagem em uma perspectiva sócio-interacionista: ensinar é necessário, avaliar é possível Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj Cláudia Capello – Uerj Marta Lima Rego – Uerj Raquel Villardi - Uerj

Abordagem sócio-interacionista Aprendizagem realizada na interação Dimensão coletiva Vigotsky: aprendizagem deflagradora de processos internos de desenvolvimento mental Dois níveis de conhecimento: real e potencial Zona de desenvolvimento proximal: distância entre o conhecimento real e o potencial Segundo o sócio-interacionismo, interação significa afetação mútua

Sócio-interacionismo na Educação à Distância Interação tutorial Indivíduo como sujeito do processo de aprendizagem EADi: estrutura-se sobre 3 elementos: Material didático Ambientes virtuais de aprendizagem Tutoria

Ambientes virtuais de aprendizagem Incentivo da reflexão crítica e da possibilidade de escolhas Etapas da construção desses ambientes: 1a: opção por uma matriz epistemológica educacional 2a: escolha da tecnologia adequada à realidade dos atores envolvidos no processo 3a: trabalho de equipes multidisciplinares

As comunidades virtuais e as ferramentas dos ambientes virtuais de aprendizagem Comunidade virtual: articulação de um grupo que possui os mesmos interesses e se une em busca de objetivos comuns. Ambientes virtuais: WebCT, AulaNet e TelEduc. Ferramentas de comunicação síncrona: sala de aula virtual, sala de trabalho em grupo, ICQ interno, tutor on line, café virtual. Ferramentas de comunicação assíncrona: lista de discussão, mural, fórum de discussões, debate virtual, prova virtual, e-mail, perfil, portfólio, biblioteca virtual e tira-teima.

Avaliar é possível Avaliação com nível de abrangência compatível com a abordagem proposta, envolvendo: O aprendente, com suas funções cognitivas e níveis de conhecimento O ensinante, com sua visão do processo e suas expectativas A interação entre ambos O processo ensino-aprendizagem como um todo

Estratégias de avaliação na EADi Estratégias de aprendizagem Processos cognitivo-emocionais sensibilização Motivação, formação de atitudes, controle emocional, auto-estima atenção Atenção global ou seletiva e fixada ou meta atenção aquisição Compreensão, retenção, transformação personalização Criatividade, pensamento crítico, auto-regulação recuperação Primárias(relação entre o aluno e o material) e secundárias (aluno e ambiente)

Atributos da avaliação sócio-interacionista Enfoque pedagógico consistente e coerente com a proposta de curso Explicitação de metas, critérios e padrões Proposição de atividades autênticas e holísticas Grau facilitador da estrutura avaliativa Característica formativa conjugada com as características diagnóstica e formativa Consciência do contexto de aprendizagem, em interação com as características do aprendente

Proposta de avaliação Estratégias de aprendizagem Situações avaliativas aplicáveis à Educação à Distância sensibilização Exercícios diagnósticos, atividades auto-avaliativas, debates virtuais atenção Atividades que exijam percepção de detalhes, auto-correção, consultas aquisição Avaliações presenciais e a distância, utilizando ferramentas de interação personalização Atividades propostas pelos alunos, participação em listas e fóruns recuperação Atividades de revisão dos conteúdos, trabalhos em grupo