INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS CONCEITOS Marcos Bruno
INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Marcos Bruno Questão central: Por que uma empresa constrói diferencial competitivo de uma oportunidade em inovação e outra não?
PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Marcos Bruno Missão, Visão e Objetivos Informação Estratégica Informação Estratégica Análise Externa SWOT Análise Interna Estratégias no Nível Funcional Estratégias no Nível de Negócios Estratégias no Nível Corporativo Implementação/Controle da Estratégia Competitividade (retornos acima da média) (adaptado de Hitt et al., 2002)
Por Quê da Cooperação compartilhamento de custos Marcos Bruno compartilhamento de custos compartilhamento de riscos acesso a conhecimento acesso a recursos melhorar padrão de desempenho dos resultados (eficácia) organizações nações
Por que Cooperação cresce? Marcos Bruno Constatação: Cooperação melhora desempenho Formas de cooperação: Parcerias privadas (empresariais: ex. E-E concorrentes; cadeias produtivas;...) Parcerias públicas (não-empresariais: culturais; esportes; acadêmicas;...) Parcerias público-privadas (empresariais: ex. E/ICTs/Gov (energia); Gov/Clubes/Organizadores (eventos esportivos)...) Aspecto comum: internacionais
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Relevância em todos os setores M. Bruno & E. Vasconcellos
MODELO DE NEGÓCIOS alianças tipo rede PROJETO CENTROS DE EXCELÊNCIA PETROBRAS Petrobras, 1999 Governo Núcleo (Petrobras) Exterior Empresas Nacionais Universidade Âncora Rede de Universidades
COOPERAÇÃO X COMPETIÇÃO Marcos Bruno ANTAGONISMO. Permanente COOPERAÇÃO COMPETIÇÃO . Coletiva . Conjugada . Rivalidade . Conflito EQUILÍBRIO. Instável
MERCADO diz: INOVAR É PRECISO Marcos Bruno . Rivalidade . Conflito Competição Inovação VITAL Inovação Cooperação . Coletiva . Conjugada
AMBIENTE SÓCIO-ECONÔMICO Perfil característico Marcos Bruno necessidade de acesso ágil a novos mercados (dispersos e distantes) formação de blocos econômicos tendência marcante de concentração econômica em alguns setores maior rapidez de obsolescência de produtos mudança critérios de concorrência (maior peso para fatores “extra-preço”: qualidade, prazo de entrega, serviços, etc.) aumento da demanda por: produtos de usos específicos proteção ao meio ambiente forte estreitamento da comunicação (aumento da velocidade e do contingente de acesso à informação)
IMPLICAÇÕES PARA INOVAÇÃO Desenvolvimento e Comercialização Marcos Bruno inovação = atividade econômica de incerteza mais elevada aumento do impacto na competitividade (mudança “enfoque custo” para “enfoque estratégico) fronteiras tecnologia e ciência mais próximas aumento complexidade tecnológica (“barreira natural” ao domínio efetivo) elevação custos de desenvolvimento aumento de especialização técnica das equipes aumento da regulamentação para comercialização (restrição à apropriação) banalização de tecnologias periféricas
Inovação organizacional TIPOS DE INOVAÇÃO Marcos Bruno Inovação tecnológica Inovação organizacional Ambas importantes e não excludentes
ALIANÇA ESTRATÉGICA Meio para interação em inovação Marcos Bruno COMPETITIVIDADE = f (interação meio externo) TRINÔMIO DE INTERAÇÃO COMPETITIVIDADE ALIANÇA ESTRATÉGICA INOVAÇÃO
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Definição de Harrigan (ampliada) Marcos Bruno “Alianças estratégicas são parcerias estabelecidas por empresas para que trabalhem em conjunto, visando objetivos estratégicos comuns.” (Harrigan, 1988)
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Definição: abrangência Marcos Bruno dimensão estratégica ou desempenho futuro dos parceiros escopo amplo, para envolvimento de diferentes objetivos, concomitantes ou não arranjos institucionais variados (empresa comum – com ou sem identidade jurídica – consórcio, acordo informal, etc.)
GESTÃO DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS Marcos Bruno QUADRO DE REFERÊNCIA Motivação: Empresarial; Longo Prazo Objeto: Tecnologia = f (relevante) Enfoque: Gestão Eficácia e Estabilidade